DESAFIOS E PLANEJAMENTOS: EMPRESAS E CANDIDATOS




EMPREGADOR:

O mercado de trabalho hoje está muito mais competitivo e exigente, em ambos os lados: empregador e empregados. Ocorre que por existir inúmeras pessoas desempregadas, fica difícil para o empregador fazer contratações; pois, se depara com a real situação: muitos desempregados, porém sem qualificações necessárias para o cargo exigido, ficando para trás, sem oportunidade de emprego. As empresas querem demonstrar um diferencial no seu ramo de atuação, com atendimentos impecáveis, respostas imediatas ao cliente com qualidade, onde o cliente sinta-se totalmente satisfeito, principalmente porque existem clientes extremamente exigentes.
Tudo isso, tem um peso enorme para a empresa, porque a partir disso precisa contratar pessoas com o perfil desejado e com experiências, pois o objetivo é crescer em qualidade, quantidade, fazendo acontecer; visualizando um futuro próspero, com metas cada dia mais clara, rápida, atualizada e inovada. A empresa deve repensar como encontrar no mercado de trabalho alguém pronto, ou se arriscando a contratar uma pessoa que será treinada dentro da empresa; por outro lado pode ter uma vantagem,ser " moldada" conforme a dinâmica dessa empresa.Pois as vezes o candidato possui o perfil completo,porém vem com os " vícios" da outra empresa.
Existe também a questão de que cada empresa possuindo uma dinâmica diferente, algumas não aceitam candidatos com restrições no CPF. È qualificado corresponde ao perfil desejado, porém, fica na restrição. Cada caso é diferente do outro, é necessário procurar saber o porquê dessa restrição, nem todos agem de má fé. Para isso é necessário ?a empresa planejar primeiro tudo sobre a vaga e qual perfil quer, enfim, precisa estar tudo organizado antes de anunciar a vaga; pois, contratando esse candidato que quer realmente crescer, vai se esforçar para realizar seu trabalho da melhor maneira possível. Desafios e planejamentos precisam existir em ambas as partes: empresa e empregado, pois só enfrenta desafios quem tem coragem suficiente para deparar com imensos obstáculos, porém, sem desistir. Realmente, uma contratação hoje exige muito da visão ampla do empregador, e do candidato para verificarem se realmente estão preparados para enfrentar desafios e planejar o melhor para sua empresa; e carreira profissional.


EMPREGADO (candidato a vaga)

O candidato à vaga, não tem qualificações, pois atuava em outro ramo. Claro que, nem todos, porém alguns não têm como fazer cursos para atualizar-se, e sendo assim vai ficando para trás, sem oportunidade de emprego. O candidato sai no prejuízo, pois, o mesmo não está preparado para assumir determinado cargo. Claro que cada um sonha em crescer pessoal e profissionalmente, porém, nem todos estão preparados para um cargo de tamanha responsabilidade.
Pode dar certo ou errado, é um risco. Se não tentar, não tem como saber o resultado. E também como ele irá adquirir experiências, sem ter alguém que acredite no seu potencial? O candidato sem emprego, conseqüentemente sem dinheiro, fica mais complicado para se atualizar, fazer cursos. E assim, sem emprego também.




DILEMA ? EMPREGADOR/EMPREGADO

Dúvida entre empresa e candidato: admitir sem as qualificações necessárias? Correr o risco da contratação talvez errada ou quem saiba certa? Fica muito complicado e até preocupante. Mas se é uma empresa que gosta de enfrentar desafios, por que não contratar?Investir no candidato? Pode dar certo, como pode dar errado, é um risco. Se não tentar, não tem como saber o resultado. E também como ele irá adquirir experiências, sem alguém que acredite no seu potencial? Depois tem a questão de que cada empresa possuindo uma dinâmica diferente, algumas não aceitam candidatos com restrições no CPF. È qualificado corresponde ao perfil desejado, porém, fica na restrição. Cada caso é diferente do outro, é necessário procurar saber o porquê dessa restrição, pois, contratando esse candidato que quer realmente crescer, vai se esforçar para realizar seu trabalho da melhor maneira possível. Desafios e planejamentos precisam existir em ambas as partes: empregador e empregado, pois só enfrenta desafios quem tem coragem suficiente para deparar com imensos obstáculos, porém, sem desistir. Realmente, uma contratação hoje exige muito da visão ampla do empregador, e do candidato para verificarem se realmente estão preparados para enfrentar desafios e planejar o melhor para sua empresa; e carreira profissional.

Kris Aglae
*Direitos Autorais Reservados

Autor: Maria Madalena Francisca Da Silva


Artigos Relacionados


A Falta Do Feedback Na Hora Do Recrutamento E SeleÇÃo

Recrutamento E Seleção De Pessoal

Recrutamento E Seleção De Pessoal

Perdi O Emprego Porque Não Sabia Voar!

A Difícil Arte De Contratar No Nível Operacional

O Desempenho De Trabalho E A Necessidade De Supervisão Dos Recém-contratados

Como Detectar Mentiras Em Um Currículo