05 DE AGOSTO DIA NACIONAL DA SAÚDE



O organismo humano precisa de cuidados para manter-se bem equilibrado, e a base desse equilíbrio é o que conquistamos no nosso dia-a-dia; através de boa alimentação baseada em frutas, verduras, proteínas, carboidratos, pouca gordura e muita água. Descanso, lazer, atividades físicas, cuidado com a higiene pessoal. Nossa saúde em perfeito estado precisa também de um ambiente limpo com saneamento básico, coleta de lixo e depósito em aterros sanitários adequados, ar puro, áreas verdes, combate as doenças através de busca de informações, não apenas esperar, mas ir atrás do que é melhor para si próprio e sua família. É de fundamental importância a reflexão sobre o que é melhor para sua vida, sua saúde, informações sobre a saúde é direito do cidadão, e a partir daí cuidar isso é um dever de cada cidadão.
Também se refere à saúde física, mental, psíquica, saúde em geral.
O DIA 05 DE Agosto foi estabelecido pela Lei N. 5352 em 08/11/1967 como o Dia Nacional da Saúde. Homenagem também ao médico Oswaldo Gonçalves Cruz que nasceu em 08/1872 atuou na saúde pública de 1903 a 1907, sofreu durante quatro anos de insuficiência renal e faleceu jovem aos 44 anos no Rio de Janeiro.
É necessário cuidar da saúde, consultando periodicamente o médico. Existem atendimentos nos Postos de Saúde, SUS, e rede particular de saúde.
Muitos profissionais da saúde fizeram história em nosso país, um dos que marcou deixando muita tristeza para a medicina esportiva para pessoas portadoras de deficiências físicas, foi o médico canadense Dr. Robert Wilson Jackson, em 06/01/2010 aos 77 anos de idade, foi o pioneiro ocidental no campo da artroscopia e foi o patrono da Sociedade Brasileira de Artroscopia.
O Ministério da Saúde sempre preocupado no bem-estar da população realiza campanhas de combate a doenças transmissíveis ou não, e o Ministro da Saúde se pronuncia via TVs, rádios, jornais todos os meios de comunicação sobre as devidas campanhas e cuidados que cada pessoa (cidadão) deve ter com sua saúde. Quanto maior o número de informação, menor o número de doenças, e óbitos de em função de doenças.
Kris Aglae
*Direitos Autorais Reservados
A saúde física é importante na vida de todo ser humano. Quando se refere ao idoso(a) mais ainda; pois já viveu uma vida toda, honrou compromissos, trabalhou,trabalha, e contribuiu com o crescimento do nosso País, por isso são dignos de descanso. Porém, vale lembrar sempre que cada organismo reage de uma forma diferente em relação ao envelhecimento. Não se pode comparar uma pessoa idosa com outra, porque cada uma teve um histórico de vida, família, amigos, trabalho, alimentação, cuidados com a saúde entre outros. "Nem por isso os idosos(as) devem deixar de terem uma "velhice " rejuvenescida". Para conservar esse rejuvescimento, é importante ocupar o seu tempo com exercícios físicos.
Sendo assim para realizar qualquer tipo de atividade física, o correto é primeiramente passar por uma avaliação médica detalhada e com maiores cuidados, principalmente em função dos anos vividos e porque também alguns fazem uso de medicamentos, então existe essa necessidade de estar atento a tudo o que for fazer. Praticando qualquer atividade física, o idoso(a) sentirá mais disposição, mais útil, com mais vontade de viver, melhorando assim sua auto-estima, e com coragem; isso fará com que se sinta mais saudável, sociável e feliz. O ambiente familiar, os amigos e a alimentação saudável também são fundamentais para melhorar sua qualidade de vida.
Com a Lei n. 10.741, de Primeiro de Outubro de 2003, onde foi criado o Estatuto do Idoso com várias informações sobre seus direitos, essa Lei reforçou aos idosos(as) descontos nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos, lazer; foram beneficiados com 3% na reserva das unidades residenciais nos programas de habitação; vagas nos estacionamentos públicos e privados; benefícios sociais. Saúde, bem-estar, enfim muitos direitos que até são desconhecidos por muitos idosos(as). Quando não tem total conhecimento dos seus direitos, devem procurar informações na Associação de idosos(as). Caso o Estatuto do Idoso(a) não seja cumprido deve-se procurar Conselhos Nacionais, Estaduais e Municipais. Toda fonte de informação é bem-vinda, porém, observar se realmente está sendo cumprido os seus direitos pelo Estatuto do Idoso. É direito garantido por Lei e está aí para que o idoso(a) usufrua desse direito. Tudo que foi citado em relação às atividades físicas também são direitos que constam no Estatuto. É muito importante fazer valer esses direitos, tirando-os do papel e colocando na prática.
Conforme a tabela mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o País é composto por um total de 189953000 habitantes (cento e oitenta e nove milhões, novecentos e cinquenta e três mil habitantes) sendo que 21039000 habitantes (vinte e um milhões e trinta e nove mil habitantes) são idosos(as), totalizando um percentual de 11,1% da população total. Portanto de 60 a 64 anos (3,4%), 65 a 69 anos (2,7%), 70 a 74 anos (2,0%), 75 a 79 anos (1,4%) e de 80 anos ou mais (1,5%).
Enfim pode-se afirmar que a vida saudável através de exercícios físicos, alimentação, cuidados com a saúde depende de cada um, e também da família proporcionando um ambiente agradável ao idoso(a) para que se sinta bem acolhido e feliz. E a família, amigos procurar estar sempre bem informado.
Kris Aglae
*Direitos Autorais Reservados

Autor: Maria Madalena Francisca Da Silva


Artigos Relacionados


Envelhecimento SaudÁvel É O Prato Do Dia

Depressão Em Idosos

Pensamentos

Estatuto Do Idoso E Seus Reflexos

O Abandono E A Violência Contra O Idoso

O Exercício Na Prevenção Da Incapacidade Física Do Idoso

O Papel Do Enfermeiro Enquanto Educador Nos Programas De SaÚde Do Idoso