O MESTRE FOGE DA EDUCAÇÃO



O MESTRE FOGE DA EDUCAÇÃO
Luzirene Paiva de Sena*

Sabe-se da insatisfação de muitos professores em relação à profissão. A desvalorização financeira, a sobrecarga de trabalhos extraclasse e a indisciplina dos alunos estão causando a revolta desses profissionais da educação. Muitos chegam a desistir de suas carreiras, apesar de ter-se identificado bastante quando cursavam sua graduação. Ao se deparar com a prática, encontram uma realidade bem diferente.

O professor se sente desmotivado em seguir adiante em sua carreira, muitas vezes por razões sociais. Há quem veja o professor como um simples "profissionalzinho" do mercado baixo. Há questionamentos de alguns que se encontram na graduação, perguntando: "você quer ser professor?" Poucos realmente assumem a posição de dizer que gostam da profissão. Há os que respondem que, ao terminar, seguirão outro rumo.

Da mesma forma, a desmotivação do professor acontece diante de situações extremamente constrangedoras, quando em um determinado instante na sala de aula, vê-se desrespeitado por diferentes alunos que não tem a consciência do valor do conhecimento.

Assim, o que se pode observar são essas preciosidades: professores qualificados, procurando outro meio de vida, saindo de suas profissões para embarcar em uma menos "conturbada", e que lhes rendam estabilidade financeira.
Desta forma, a educação no Brasil está se tornando longe de um futuro promissor, e quando esses profissionais se distanciam do mercado para o qual foram preparados, a sociedade, como um todo, sofre o impacto, pois deixa de adquirir conhecimentos por meio de um profissional competente. È um filho que deixa de aprender e de apreciar metodologias adequadas, conteúdos desenvolvidos, enfim, uma educação bem transmitida.

A consciência de que o progresso de uma nação se desenvolve a partir de uma educação de qualidade tem que partir de posicionamentos da sociedade e dos seus representantes políticos. Esta necessidade de mudança no campo educacional está, sendo necessária. O que se pode evidenciar é a tamanha importância dada ao discurso da professora Amanda Gurgel, professora do Rio Grande do Norte. A divulgação de seu discurso está sendo amplamente discutida na atualidade. Visto que,em suas palavras, a professora falou da falta de investimentos na educação. Ao mencionar que a esta nunca foi prioridade, demonstra que a falta de investimento é muito visível na classe docente, fazendo,assim,uma ironia ao seu próprio salário.

Dessa forma são vistos os obstáculos que a educação terá que superar para que se possa chegar a um bom desenvolvimento intelectual da nação. E, assim, é quase impossível chegar a uma situação boa se não tiverem os devidos cuidados e o correto investimento nesta área tão importante para o crescimento de um país. E, também é necessária a valorização do docente por parte da sociedade, pois terão que ter consciência de que nenhuma profissão é constituída sem passar pelo crivo deste profissional: o professor.


(*) De Pires Ferreira, Aluna do curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA




Autor: Luzirene Paiva De Sena


Artigos Relacionados


“como Capacitar Alunos A Serem Cidadãos Formadores De Opiniões?”

Salários X Professores

Ser Educador

A Educação E O Professor

Educação No Brasil

A FormaÇÃo De Professores E O Ensino Como Atividade CrÍtico-reflexiva

Desabafo De Um Professor