Valença-Bahia : dados históricos da sua fundação



Valença á decidida, no dia 10 de Novembro de 2011 Valença completará 162 anos como cidade.
Como emancipação de vila ocorreu em 1799, sendo que neste ano de 2011 , completará 212 anos.
Tempo de fundação 451anos, fundada pelo Fidalgo português Sebastião de Pontes quando recebe de Men de Sá a sesmaria.
Valença era habitada pelos índios aimorés e os tupinambás , dois povos arquiinimigos. Os índios aimorés mostraram muitas resistências com a dominação dos colonizadores, forçando eles a abandonarem a região. Valença (então povoamento do Una) fazia parte da capitania de São Jorge dos Ilhéus, sesmaria pertencente a Pontes, quando por volta de 1560, este recebeu de Men de Sá, quando esta terra veio habitar e montar seu engenho de cana.
Sebastião de Pontes, reconhecido como primeiro colonizador das terras do Una conseguiu durante seu período manter uma relação bastante amistosa com os habitantes desta região. O fidalgo possuía uma fazenda de gado conhecida como ponta do curral, primeira localidade das terras brasileira a receber gado vacum. Por volta de 1574 Sebastião de Pontes foi preso e enviado a Portugal onde morreu em Limoeiro, fato que causou uma revolta aos índios locais que voltaram a atacar e destruir as povoações que aqui existia fazendo com que os moradores se refugiassem em ilhas próximas.
Uma grande campanha contra os índios aimorés se formou, porém não conseguiram conter a fúria dos indios. Por conta dos ataques que a cidade sofria o governador Diogo Luiz viu a necessidade de criar um forte situado no Morro de São Paulo. A farinha era o produto mais importante para a economia valenciana, fato que fez com que os cidadãos fornecem o produto para Salvador.
Nessa mesma época os povos indígenas voltaram ameaça a segurança dos valencianos, porém dessa vez foram os gueréns, que dominaram a cidade por trinta e cinco anos que ficou conhecida como "guerra dos gueréns", motivo que fez com que Valença atrasasse o seu desenvolvimento.
Somente em 1651 conseguiram controla a fúria dos gueréns, só as ilhas que eram protegidas não sofreram nenhum dano com a fúria dos selvagens que dominaram a região. Apesar de ter sido controlado os indios não pararam por aí fizeram novos ataques.
Entre 1779 e 1783 no governo do Marquês de Valença foram tomadas medidas para o desenvolvimento da cidade como, abrir estradas entre o litoral e o sertão, eram estradas que ligava o litoral de Valença ao sertão da região de Areia , atual cidade de Ubaira, tendo por finalidade o transporte de boi para a alimentação dos Valencianos que até então se alimentavam apenas de peixes, mariscos e mandioca.
Em Janeiro de 1799, Valença fora elevada á categoria de vila, por indicação do Ouvidor Baltazar da Silva Lisboa, tendo o nome de Vila de Nova Valença do Sagrado Coração de Jesus e somente em 1801 inaugurado a Matriz do Sagrado Coração de Jesus . Em 10 Novembro de 1849, foi assinado documento que promovia a vila de Valença á cidade de Valença, nome em homenagem ao 4° Marquês de Valença, D. Afonso Miquel.
Fonte: Memorial da Câmara Municipal de Valença / Acervo do poder Legislativo
Autoria : Janete Vomeri ( Coordenadora do Memória da Câmara)

________________________________________
[1] Oliveira, Waldir Freitas Centro de Estudos da Baianos, publicação da Universidade Federal da Bahia.



Autor: Janete Pereira De Sousa Vomeri


Artigos Relacionados


IndustrializaÇÃo Em ValenÇa

Cidade De ValenÇa

Aspectos TurÍsticos De ValenÇa-bahia

Polícia Do Sonho

Festa De Nossa Senhora Do Amparo: Manifestação De Cultura, História E Religiosidade

A História De Alceu Valença

Cronologia HistÓrica Da EducaÇÃo No TerritÓrio De ValenÇa ?bahia