UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS



O público assistido é constituído por pessoas que não alcançaram a aprendizagem esperada durante as series iniciais do ensino fundamental, que interromperam seus estudos em virtude das circunstancias apresentadas pela vida e que não tiveram acesso aos espaços escolares por residirem em localidades situadas no campo.
Os programas evidenciam a baixa freqüência dos alunos nas aulas que ocorrem no período noturno exatamente por compreender que esta faixa etária geralmente possui suas ocupações durante o dia, seja no serviço doméstico ou nos estabelecimentos comerciais. Então, o que seria necessário fazer para evitar o baixo índice de assiduidade dos alunos? Tornar o ensino mais interessante e mostrar a importância que a alfabetização representa na vida deles.
Muitos acreditam que não levam jeito para estudo e, ao manter esta concepção enraizada, terminam perdendo um grande número de oportunidades profissionais ou de melhoria de vida que o destino lhes oferece. Dentre os obstáculos que impediram a alfabetização dos alunos quando se encontravam na faixa etária adequada estão a ausência de escolas na zona rural, a educação familiar de caráter patriarcal que limitava a mulher ao serviço doméstico e os estudos não eram considerados necessários, a interrupção destes devido a freqüente situação de repetência do aluno numa mesma série, o desinteresse pelos estudos e a gravidez precoce ou não planejada.
O mercado de trabalho cada vez mais vem exigindo a qualificação de seus profissionais e isso é perceptível através dos critérios e requisitos solicitados pelas seleções apresentadas pela atualidade. Como não podem atender a tais exigências, essas pessoas buscam a alfabetização. Além deste, há outros motivos que as levam a estudar como os constrangimentos a que são submetidas por não dominarem as habilidades da leitura e da escrita. Por exemplo, a assinatura solicitada em documentos é feita a partir da impressão do polegar sujo com tinta de carimbo no papel e tal situação inferioriza e chega a inibir muitas pessoas marginalizadas do processo de alfabetização.
No serviço de empregada doméstica, esta deve efetuar a leitura de bilhetes e de receitas deixadas pelos patrões e anotar os recados anunciados pelo telefone. Os outros motivos configuram o desemprego, a busca pela melhoria de vida, a leitura de anúncios, placas das ruas e dos ônibus e de documentos, a televisão, as viagens, a produção de uma carta e a chance de oferecer uma vida melhor aos filhos. Frente a essa realidade, os programas voltados à educação de jovens e adultos precisam considerar o contexto em que tais estudantes se inserem para desenvolver propostas pedagógicas capazes de despertar o interesse e manter as turmas até a conclusão do seu processo de alfabetização.
Nesse sentido, o desenvolvimento de formações para os professores que atuam neste segmento serão sempre válidas, pois tais profissionais precisam estar em constante atualização. O desinteresse do aluno gera a falta de perspectivas, impedindo seu progresso e o conduzindo a trilhar caminhos adversos que podem ser prejudiciais a sua vida como a criminalidade, o envolvimento aos vícios e o tráfico de entorpecentes. A auto-estima dele precisa ser frequentemente elevada pelo professor por consistir num incentivo para que o aluno avance, alcance a aprendizagem e se torne alfabetizado. O otimismo também deve estar sempre apresentado no discurso do professor e nas aulas para que o aluno se sinta acolhido num ambiente agradável, perceba sua capacidade de aprender e de superar desafios. O aluno precisa perceber a instrução como essencial e importante em sua vida, pois lhe garante benefícios e sucesso.



Autor: Aline Garcia


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