INTRODUÇÃO À UNIVERSIDADE



1 - INTRODUÇÃO

É do entendimento de todos que cursar uma universidade é abrir portas pra um futuro promissor na vida de qualquer pessoa. Um profissional bem formado tem a garantia de trabalho e a possibilidade de ascensão na vida profissional. A universidade é a porta do futuro de um estudante, este que, se bem formado, terá um mundo de possibilidades para crescer profissionalmente.
Este relatório tem por objetivo mostrar o histórico da Universidade Vale do Acaraú e a função de cada pró-reitoria que a compõe; e também explicar, na sua totalidade, o curso de letras em particular (mercado de trabalho, área de atuação, etc.). Também tem o objetivo de propor à universidade a implantação de um restaurante popular, com comida boa e barata para oferecer aos universitários. Além de tudo isso, este trabalho propõe uma discussão em relação à falta de concurso para professor efetivo na UVA, já que a maior parte do corpo docente é formada por colaboradores ou professores substitutos, que devem se submeter a concurso a cada dois anos para preenchimento das vagas.
A análise histórica da UVA será descrita no primeiro capítulo, nos demais, descrevermos as funções de cada pró-reitoria desta universidade. Em seguida tomaremos parte do relatório um breve estudo sobre os aspectos do curso que o discente está, no caso deste trabalho, o curso de letras.



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2 ? A UNIVERSIDADE: CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
Todo o processo de conhecimento, especificamente do ser humano, na cultura brasileira, está relacionado à escola, esta que é componente básico do sistema educacional no Brasil. O sistema educacional do país, no que se refere à escola, compreende três graus de ensino: primeiro fundamental; segundo médio, profissionalizante ou técnico; terceiro superior.
Na Antiguidade Clássica, a Europa já dispunha de escolas consideradas de alto nível, para formar especialistas de classificação refinada em áreas como: medicina, filosofia, retórica, direito. Estas escolas, através dos mestres, transmitiam considerável bagagem de conhecimento, num considerável processo de ensino superior. Processo esse que foi interrompido pelas tumultuosas invasões bárbaras, entre os séculos V e X.
Foi entre o final da Idade Média e a Reforma que nasceu a universidade, sendo a Igreja católica a responsável pela unificação do ensino superior em um só órgão: a universidade. Nessa época, o ensino era submetido ao autoritarismo Católico, gerando dogmatismo, o que vem ocorrendo até os dias de hoje. Apesar da imposição das regras religiosas, o hábito da discussão aberta, os debates públicos surgiram nessa época, sobe vigilância do professor. Explorava-se Aristóteles, Platão e outros filósofos gregos.
Em 1808, contra a vontade de Portugal, surge o chamado ensino superior no Brasil, com a vida de D. João VI para a Colônia. Daí surgiu várias faculdades pelo país. Então, Anísio Teixeira, em 1935, pensa uma universidade brasileira como centro de debates livres de idéias. Com a implantação do estado novo em 1937 caiu por terra o sonho de Anísio Teixeira.
Após 1960, Darcy Ribeiro, com uma equipe de intelectuais, elabora o projeto, convence os governantes e funda a universidade de Brasília; esperando que a universidade brasileira se tornasse um campo de reflexão, de renovação de conhecimento, quando, mas uma vez, as forças contrárias à renovação das idéias impedem o desenvolvimento da nascente universidade brasileira.
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No Brasil, mas que nos países latino-americanos colonizados pela Espanha, o processo de transplante cultural, ligado sempre aos interesses do colonizador, condicionou as funções das universidades existentes. Sempre importamos técnicas e recursos culturais. Nesse aspecto, Anísio Teixeira relata que:
A universidade brasileira, além de preparar profissionais para carreiras liberais e técnicas que exigem uma formação de nível superior, o que tem havido é uma preocupação muito fluída com a iniciação do estudante na vida intelectual. Daí poder-se afirmar que, ressalvando o aspecto habilitação profissional, a universidade brasileira não logrou constituir-se verdadeiramente como uma instituição de pesquisa e transmissora de uma cultura comum nacional, nem logrou se tornar um centro de consciência crítica e de pensamento criador.
E Darcy Ribeiro constata que a universidade tem-se limitado a ser um órgão de repetição e discussão do saber em outras realidades e que muito pouco tem contribuído para uma integração nacional, conseqüência de uma análise crítica de nossa realidade.
A universidade que se deseja para o Brasil é uma estimuladora da criatividade, que estimule a criatividade crítica e que forme pessoas capazes de refletir e abertas à reflexão, ao intercâmbio das idéias, à participação em iniciativas construtivas. Nesses termos, todo o corpo universitário, professores ? alunos ? administração, precisa comprometer-se com a reflexão, criando-a, provocando-a, permitindo-a e lutando continuadamente para conquistar espaços de liberdade que assegurem a reflexão.




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3 - A UNIVERSIDADE ESATDUAL VALE DO ACARAÚ ? UVA

A história dessa universidade se dá numa promissora trajetória de ensino superior de grande importância para o povo cearense. A UVA integrou-se à cidade de Sobral-CE, transformando a cidade em pólo de crescimento populacional e econômico. A presença de tal instituição trouxe uma demanda de inúmeros indivíduos de toda parte do estado, obrigando-a a expandir e descentralizar sua estrutura que estava só à disposição da população sobralense.
O início dessa história se dá em 1968, quando, a Universidade Vale do Acaraú-UVA é fundada pelo cônego Francisco Sadoc de Araújo com participação do prefeito de Sobral, Jerônimo de Medeiros Prado, que sancionou a lei 214 de 23/10/1968. Em 1984 passa a ser Universidade Estadual Vale do Acaraú e são encampadas, na universidade, as faculdades: Ciências Contábeis, Enfermagem e Obstetrícia, Educação e de Tecnologia, e a faculdade de Filosofia Dom José, pertencente à Diocese de Sobral.
Em 1993 a Universidade Estadual Vale do Acaraú é transformada em Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú, publicada no Diário oficial do estado. Um ano depois, em 1994, a UVA é reconhecida pelo Conselho de Educação do ceará através do parecer nº. 318/94 de 08/03/1994, homologado pelo Governador Ciro Ferreira Gomes, publicada no Diário Oficial da União de 01/06/1994.
A missão da UVA: ofertar ensino superior de excelência, de forma inclusiva, flexível e contextualizada, e buscar, por meio da pesquisa de extensão, soluções que promovam a qualidade de vida


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3 - AS PRÓ-REITORIAS
A UVA é composta por órgãos que auxiliam na manutenção, coordenação e administração desta. Esses setores são as Pró-Reitorias, divididas segundo suas atribuições. As Pró-Reitorias que estão sendo postas em análise são: Pró-Reitoria de Administração, Pró-Reitoria de Planejamento, Pró-Reitoria de Educação Continuada e Pró-Reitoria de Cultura.

3.1 - Pró-Reitoria de Graduação
Setor administrativo que coordena e cuida da vida acadêmica do aluno. Esta Pró-Reitoria (PROGRAD) está vinculada com todo o trajeto que o aluno percorrerá durante a permanência na universidade, desde a matrícula até a graduação.
A POGRAD é responsável pela emissão de matriz curricular e do cálculo do índice de rendimento acadêmico ? IRA ? que responde à média global do aluno e a manutenção do discente.
Em conclusão a PROGAD tem a função de analisar a vida estudantil do acadêmico de forma que está sempre presente na vida deste, tornando-se uma das principais Pró-reitorias da universidade.


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3.2 ? Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis ? PROARES ? tem a missão de viabilizar ao discente, caminhos que lhe ajude a buscar caminhos para crescer, apoiando, assim, não só á vida acadêmica, mas a vida profissional do aluno.
Este setor da universidade conta com dois núcleos que auxiliam na formação estudantil dessa instituição, estes são: Núcleo de Apoio a Formação Acadêmica ? NAFA ? e o Núcleo de Apoio ao Estudante ? NAES. O primeiro tem por objetivo de estar presente e auxiliar o aluno na formação profissional na universidade, promovendo participações em reuniões científicas e realização de atividades acadêmicas e culturais. Outra importante atribuição do NAFA é o encaminhamento do corpo discente ao estágio remunerado.
O NAES já faz um trabalho mais voltado para dentro da universidade. Este núcleo dá apoio ao estudante com atendimento médico odontológico, isenção de taxas e concessão de bolsas de estudo. Sendo assim a POARES tem o papel de auxiliar o corpo acadêmico a uma formação de melhor qualidade, visando sempre o bem estar do aluno, dentro e fora da universidade.
3.3 ? Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Este órgão administrativo tem por objetivo programar, orientar, coordenar, e supervisionar as atividades de pesquisa, pós-graduação e capacitação no âmbito da universidade. Para isso, desenvolve ações junto à comunidade acadêmica e aos setores da instituição. No plano externo, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação ? PROPPG ? matem ações que estão coordenadas com segmentos representativos da sociedade como instituições públicas e privadas, atividades com o governo e agências de auxilio a pesquisa e ensino.

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A PROPPG também auxilia iniciação cientifica e mestrados. E organiza as pesquisas que coincidem com a formação mais avançada do aluno, concedendo-lhe a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e sua área de atuação no mercado de trabalho.

3.4 ? Pró-Reitoria de Extensão
A Pró-Reitoria de Extensão ? PROEX ? viabiliza áreas de atuação da universidade que contribuem para expansão desta e desenvolvimento do meio. O plano de expansão tem as seguintes áreas de atuação: comunicação, direitos humanos, cultura, educação, ambiente, saúde, tecnologia e trabalho.
A PROEX ajuda no desenvolvimento da comunidade, e alia a isso, o reconhecimento e crescimento da instituição de ensino que esta apresenta, exemplificando que a aproximação do mundo universitário com a sociedade traz benefícios a ambos de forma igual.




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4 - CONHECENDO O CURSO DE LETRAS
A UVA dispõe do curso de letras com habilitação em línguas portuguesa e inglesa. Este é um dos cursos mais antigos da universidade, têm por objetivo formar professores de língua portuguesa e inglesa e de suas respectivas literaturas, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos, oral e escrito, aptos para o exercício do magistério na educação básica e superior.

5 - CONCLUSÕES/SUGESTÕES
A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) tem uma boa estrutura e um bom desempenho na formação dos alunos, tem professores competentes e pró-reitorias que desempenham bem seu papel; mas dentro das instalações da universidade poderia existir um restaurante popular (como o restaurante de um real). Um restaurante assim já existe em Sobral, porém fica distante da UVA, dificultando o acesso dos universitários a uma refeição boa e barata. Uma obra dessas ajudaria muito os alunos no que diz respeito ao lanche, já que a maior parcela dos alunos da UVA mora em cidades vizinhas à Sobral e muitos desses alunos são carentes e não têm condições de lanchar todo dia nas caríssimas lanchonetes.
Além do restaurante popular a UVA poderia contar com um quadro maior de professores efetivos, sendo que boa parte dos professores da universidade são colaboradores ou substitutos que têm que se submeterem a concurso a cada dois anos. Este realidade pode ser prejudicial aos alunos, pois se os professores cansarem desta realidade de concurso a cada dois anos e desistirem de vez da UVA a universidade enfraquecerá e os mais prejudicados serão os alunos, visto que o quadro de professores deverá ser preenchido de qualquer forma e pode ser que este seja preenchido com professores com qualificação inferior à que se espera para um professor de universidade.
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6 ? BIBLIOGRAFIA
PALESTRAS
APOLIANO, Ludimila. Palestra da Pró ? Reitoria de Ensino e Graduação. Auditório do Núcleo de Disciplinas Complementares ? NDC. Sobral, Ceará. 03 de Fevereiro de 2011.
VIANA, Somália. Palestra da Pró ? Reitoria de Pesquisa e Graduação. Auditório do Núcleo de Disciplinas Complementares ? NDC. Sobral, Ceará. 03 de Fevereiro de 2011.
MARTINS, François. Palestra da Pró ? Reitoria de extensão. Auditório do Núcleo de Disciplinas Complementares ? NDC. Sobral, Ceará. 03 de Fevereiro de 2011.
FERNANDES, José Cândido. Palestra da Pró ? Reitoria de Assuntos Estudantis. Auditório do Núcleo de Disciplinas Complementares ? NDC. Sobral, Ceará. 03 de Fevereiro de 2011.

APOSTILAS
PETER, Agnes. Apostila das Palestras sobre as Pró ? Reitorias. Núcleo de Disciplinas Complementares ? NDC. Sobral, Ceará. (s/d).
CARVALHO, Patrícia de Brito. Apostila de Metodologia do Trabalho Científico. Núcleo de Disciplinas Complementares ? NDC. Sobral, Ceará. (s/d).

Autor: Francisco Alex De Sousa Lima


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