RESUMO DOS PCNS DO ENSINO MÉDIO



RESUMO DOS PCNS DO ENSINO MÉDIO

A disciplina na LDB nº 5692/1 vinha dicotimizada em Língua e Literatura (com ênfase na literatura brasileira). A divisão repercutiu na organização curricular: a separação entre gramatica, estudos literarios e redação. Os livros didáticos, em geral, e mesmo vestibulares, reproduziram o modelo de divisão. O estudo gramatical aparece nos planos currículares de Português, desde as séries iniciais, sem que os alunos, até as séries finais do Ensino Médio, dominem a nomeclatura. A confusão entre norma e gramaticalidade é o grande problema da gramática ensinada pela escola. O que deveria ser um exercício para o falar, escrever, ler melhor, se transforma em uma camisa de força imcompreensível.
A história da literatura costuma ser o foco da compreensão do texto, uma história que nem sempre corresponde ao texto que lhe serve de exemplo. Comunicação é um processo de construção de significados em que o sujeito interage socilmente, usando a língua como instrumento que o define como pessoa entre pessoas. A língua compreendida como linguagem constrói e "desconstrói" significados sociais. O processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, no Ensino Médio, deve pressupor uma visão sobre o que é a linguagem verbal. E se caracteriza como construção linguístico e comunicativo em determinados contextos. O aluno deve ser considerado como produtor de textos, aquele que pode ser entendido pelos textos, que produz e que constituem como ser humano.
Dirão muitos que esse não é trabalho somente para o professor de Português. Sem dúvida, esse é um trabalho de todas as disciplinas, mas pode ser a Língua Portuguesa o carro chefe de tais discussões, a intertextualidade começa e consequentemente, a construção e o reconhecimento da intertextualidade. Dar espaço para verbalização da representação social e cultural é um grande passo para a sistematização da identidade de grupos que sofrem processos de deslegitimação social. Aprender a conviver com as diferenças, reconhecê-las formas, tendo como a conviver com as diferenças como legítimas e saber defendê-las em espaço público fará com que o aluno reconstruá a auto-estima.
A língua na sua atualização, representa e reflete a experiência em ação, as emoções, desejos, necessidades, a visão de mundo, valores, ponto de vista. A linguagem verbal é encontro e luta, é corpo a corpo que não admite passividade. A opção do aluno por um ponto de vista corrente, em situação determinada, faz parte de uma reflexão consciente e assumida, mesmo que provisória. A importância de liberar a expressão da opinião do aluno, mesmo que não seja a nossa, permite que ele crie um sentido para a comunicação do seu pensamento. Deixar falar, escrever todas as formas, tendo como meta a organização dos textos.
A escola não pode garantir o uso de linguagem fora do seu espaço, mas deve garantir o uso da tal exercício de uso amplo no seu espaço, como forma de instrumentalizar o aluno no seu desempenho social. O espaço da Língua Portuguesa na escola é garantir o uso ético e estético da linguagem verbal; fazer compreender pela linguagem é possível transformar reiterar o social, o cultural, o pessoal; aceitar a complexidade humana, o respeito pelas falas, como parte das vozes posíveis é necessária para o desenvolvimento humano, enfim, fazer o aluno se compreender com um texto em diálogo constante com os outros textos.
Ao ler este texto, muitos educadores poderão perguntar onde está a literatura, a gramática, a produção do texto escrito, as normas. Os conteúdos tradicionais forma incorporados por uma perspectiva maior, que é a linguagem. O ponto de vista, qualquer que seja, é um texto entre textos e será recriado em outro texto, objetivando a socialização das formas de pensar, agir e sentir, a necessidade de compreender a linguagem como parte do conhecimento de si próprio e da cultura e a responsabilidade ética e estética do uso social da língua materna.


Autor: Maria Danielle Lobato Paes


Artigos Relacionados


Como Os Pcns De LÍngua Portuguesa Abordam O Trabalho De Leitura .

Resumo Dos Pcns De 1ª A 4ª SÉrie

LÍngua Portuguesa: O Desafio De Ensinar E Aprender

Ensino Da Lingua Padrão E As Novas Concepções No Processo Do Ensino-aprendizagem

O Que É A GramÁtica Na Escola?

O Que é Metodologia Da Língua Espanhola?

Resumo Dos Pcns De 5ª A 8ª SÉrie