Tendências pedagógicas contemporânea da biologia no ensino médio



1 INTRODUÇÃO
No atual contexto sócio-cultural brasileiro é preciso entender as mudanças que estão acontecendo diante das novas configurações no campo das tendências pedagógicas vinculadas ao ensino de biologia na sociedade contemporânea.
Um dos conceitos cada vez mais presente nas discussões de muitos educadores é como ensinar biologia em tempos que nos remete um acenau de informações que repercute no conhecimento contemporâneo. Com vista a este horizonte os professores têm estabelecido metas para garantir os avanços nos nível de aprendizado dos educando, outro pressuposto que se tem almejado é o acesso e a compreensão dos mesmos frente ao ensino das ciências tecnológicas para o século XXI.
De acordo com Castro (1979), analisando-se dados colhidos em pesquisa de campo pode-se obter uma imagem da distância que separa as várias formulações por um ensino menos livresco de ciências e a mitologia da ação didática adotada pelo professor em classe. Com este pensamento percebe a incumbência que o professor tem sobre as ferramentas utilizadas para as melhorias a serem aplicada em sala.
Mesmo com a idéia dos Parâmetros Curriculares Nacional do Ensino Médio (PCNEM) em que dominar o conhecimento biológico para compreender os debates contemporâneos e deles participar. No entanto, algumas das respostas às indagações que vem sendo formulada ao longo da história e para compreender a origem da reprodução, a evolução da vida humana em toda sua diversidade. Perante esta análise vislumbra a importância do aluno dominar e compreender os conteúdos desenvolvidos frente às ciências tecnologias.
Em geral, tem se notado a preocupação não somente dos educadores, mas também dos órgãos públicos em defesa do ensino de biologia que traz em seu bojo uma variedade de explicações no campo das ciências modernas. Foi mediante a estas indagações que aconteceu em agosto de 2005, no Rio de Janeiro o I Encontro Nacional de Ensino de Biologia (I ENEBIO), o mesmo tinha o intuito de mapear tendências no que diz respeito aos conteúdos e as metodologias aplicadas pelo os professores que se fizeram presente no encontro. Percebem que um dos assuntos tratado seriam análise de novas metodologias e conteúdos para aplicabilidade do ensino das ciências biologias no contexto de sala de aula.
Este artigo tem em sua essência o objetivo de perceber diante da sociedade contemporânea as principais tendências do ensino da biologia para a formação cultural e social dos docentes e discentes. Além das pretensões do ensino de biologia para a contemporaneidade, visam ainda estabelecer uma relação com o ensino-aprendizagem do educando para a frutificação das competências e habilidades apontadas pela a compreensão das ciências biológicas.
Nesta constante diversidade de idéias, o objetivo deste trabalho é desenvolver métodos significativos e explicativo com visão nas referencias bibliográficas que constará de etapas, estabelecendo duas seções o desenvolvimento dos pontos histórico das tendências pedagógicas ao longo dos tempos no Brasil e um análise de práticas pedagógicas utilizada pelos os professores nos tempos modernos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2 ANÁLISE HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Como a proposta neste momento é fazer uma análise da história das tendências no Brasil é preciso nos voltar para três períodos que influenciaram o ensino neste país, período colonial, imperial e republicano, estes disseminaram fortes opiniões no campo da política, da economia e no sócio-cultural tornando assim, o ensino um palco de discussões sobre proposta que norteassem as idéias educacionais.
Em síntese o período colonial tem em seu caráter o objetivo de implantar uma escola de cunho catequético, ou seja, uma educação voltada para instrução visando os interesses dos portugueses.
Já o imperial acenava em seu contexto um sistema educacional elitizado que priorizava apenas as camadas sociais. De forma que as classes populares não vez para participar desse espaço educacional e social.
Com vista a este emaranhado de idéias e informações o período republicano dá impulso ao movimento dos pioneiros grupos de intelectuais que lutaram pelo um sistema de educação mais digno para povo.
O processo de transformação na educação brasileira foi muito longo e bastante tímido, porém é importante salientar que esse mesmo processo tem aglutinado muitas idéias inovadoras. Para falarmos de transformação no campo educacional é preciso nos envolver com a proposta de ensino do século do XVII.

2.1 Percursos Histórico da Didática e Tendências Pedagógicas no Brasil
Um marco histórico que apontou uma forte ligação entre as tendências foi o surgimento da didática como uma ciência da investigação entre ensino aprendizagem. Na proposta de difusão da didática Comênio (1592-1670) descreve as práticas teóricas da ciência como uma influência de organização do ensino como social, político e cultual.
O século XVII foi um período marcante para o ensino, neste tempo onde viveu Comênio ainda predominava as marcas de ensino da Idade Média onde focalizava como princípio norteador intelectualismo, verbalismo e o dogmatismo. Época que não havia espaço para as idéias, os alunos era preparados apenas para as tão famosas repetições mecânicas.
Ao longo dos tempos as tendências tiveram fortes correntes de intelectuais que pensaram uma educação vestida nos moldes da liberdade de expressão. A didática foi e tem sido o carro chefe para a contextualização do ensino no Brasil.
Nos últimos tempos diversos estudos têm tentado explicar as mudanças que estão ocorrendo no cenário das tendências pedagógicas, foram classificadas em duas categorias as de cunho liberais e progressistas. As liberais estão elencadas na pedagogia Tradicional, Renovada e Tecnicismo Educacional; as progressistas lideram a pedagogia Libertadora e Crítico-Social dos conteúdos.
Mediante o que foi exposto anteriormente sobre as tendências é importante definir conceitos básicos que aponte métodos explicativos de cunho pedagógico. Como bem sabemos as tendências tiveram características próprias das quais podemos citar e definir: a pedagogia tradicional tinha em seu expoente idéias voltadas e centradas no professor como sendo o interprete da matéria bem como o meio principal para ensinar seria o uso da palavra ou expressão oral e os de exercícios repetitivos.
Nesta mesma linha de pensamento se revela a pedagogia renovada, de idéias voltadas mais pra o lado progressista, nestes termos de progresso a pedagogia que surge e tenta colocar o aluno como sujeito principal de sua aprendizagem. Aqui não se trata do aluno apenas aprender manual, mas construindo suas próprias idéias.
Já em outro ângulo nasce à pedagogia tecnicista a mesma tem certa afinidade com a renovada, teve seu surgimento no Brasil, mas precisamente na década de 50, porém só ganhou autonomia nos anos 60. Isto nos faz perceber que seu caráter está direcionado para o instrumental visando os meios e técnicas eficientes para o trabalho na sociedade.
No campo progressista as tendências são retomadas como uma fonte de novos idealismos, onde quem impera neste momento é a pedagogia libertadora e a crítico-Social. Cada uma delas tem em sua trajetória uma perspectiva de educação inovadora.
A pedagogia libertadora está centrada no professor e aluno onde a mesma busca compreender de fato os problemas e a realidade social, econômico e cultural de ambas as partes. Nesta proposta visa à sistematização dos conteúdos para uma participação, mas ativa no ensino-aprendizagem. A mesma põe à didática como um elemento que busca instrumentalizar o professor como sendo o coordenador e animador de situações ou atividades que organiza a ação conjunto dos discentes.
A idéia da didática crítico-social faz uma analogia com a libertadora onde tentar colocar o aluno como sendo o sujeito do seu aprendizado, ainda nos remete a ligação entre ensino e aprendizagem. O foco da crítico-social é estabelecer uma relação mediante o aprender e ensinar
Ao longo dos tempos as tendências pedagógicas sofreram fortes modificações, pensar o ensino da biologia na estrutura do ensino médio era focalizar uma nova visão na perspectiva de décadas afins, pois de 50 á 90 o ensino desta ciência foi mesclado tendo assim em seu caráter o objetivo de valorizar as informações e as razões pelas quais também apontava certa propriedade mediante o discernimento formativo.
Diante de uma sociedade que tanto almejou o conhecimento da às idéias que fomentaram o crescimento do ensino cientifico, porém é correto afirmar que esta estrutura de ensino tornou-se um forte legado para as novas gerações do mundo das ciências. Na estrutura da contemporaneidade (LIBÂNEO 2002). Descreve que estamos vivendo uma nova ruptura de modo que o moderno é antigo e pós-moderno é novo. Com isto, se percebe como o conhecimento no campo da educação vem se modificando e se transformando em valores que tem possibilitado o crescimento educacional.


3 ANALISE DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO


O questionamento a observação à pesquisa tem sido as principais ferramentas que busca nortear o trabalho do professor no cotidiano, pois o que se percebe é que o educador de hoje não pode mais conceber um conhecimento sem colocar na pratica o contexto social trazido pelo aluno para sala de aula. No que se aponta na nova nomenclatura no ensino da biologia é que a mesma não pode está dissociada da nova pesquisa e conhecimento científico.
A organização do ensino de ciências é um movimento a passos lentos. Por isso, é impensável hoje propor aos alunos atividades inspirada em idéias que já se perderam no tempo. Fazer a turma decorar conceitos, por exemplo, não fornece ferramentas para enxergar as relações entre áreas do saber. (ANDERSON MOÇO Nova escola p. 40 2009)

O século XXI trouxe em seu contexto cultural uma nova visão do ensino da biologia para o ensino médio, pois o que se tem visto e analisada é que não podemos levar os alunos apenas para o lado de um ensino livresco e esquematizado em uma perspectiva linear, pois o que se aponta na nova estrutura de ensino é e a união científica tecnologia dos tempos da ciência biológica. A lei é clara: "o ensino médio, etapa final da educação básica..." e tem por finalidades, a consolidação e o aprofundamento do que foi aprendido no ensino fundamental.
Hoje o professor tem por obrigação acompanhar as novas pesquisas no ramo das ciências tecnológicas mediante as notícias políticas bem como o avanço das descobertas do genoma humanas, DNA, clonagem, transgênico, biotecnologia etc. Isto são pressupostos e ao mesmo tempo ferramentas que direcionaram o trabalho prático e pedagógico do educador.
Para ensinar biologia hoje no ensino médio é preciso levar os alunos a compreender as singularidades encontradas nos vários aspectos da vida dos seres vivos, porém o que se tem percebido ao longo dos tempos é que esta ciência vem criando corpo e forma, mas precisamente está sempre emergindo novos valores éticos e morais sobre o emprego e métodos de abordagem no ensino de biologia.
Essa perspectiva deve ter continuidade. Os PCNEM assinalam que a apropriação dos códigos, dos conceitos e dos métodos de cada uma das ciências deve servir para "[...] ampliar as possibilidades de compreensão e a participação efetiva nesse mundo" e, dessa forma, desenvolver o saber científico e tecnológico como "[...] condição de cidadania, e não como prerrogativa de especialistas".
Corroborando com este pensamento tenho a convicção que além de pesquisador o professor precisa ser investigador do próprio conhecimento científico trazido pelo o aluno, o que se propõe é que comumente o educador deve intervir no ensino aprendizagem do educando mediante as vivências e práticas sobre os fenômenos do conhecimento científico.
Com este caráter deixa claro que o educador deve desenvolver saberes práticos importantes para que o estudante possa exercer sua cidadania. Outro ponto que precisa ser desenvolvida no ramo do conhecimento científico é as competências que deve ser aprendida na escola, essas mesmas competências se tornam para o aluno uma ferramenta de ensino-aprendizagem, pois a mesma possibilita ao aluno identificar problema e formular argumento para resolvê-lo.
Assim desta forma, o conhecimento biológico, deve sempre está relacionado aos fundamentos sociais e culturais dos alunos apoiando-os as competências voltadas principalmente para a abordagem e domínio das linguagens científicas e tecnológicas, Isto impõe um desafio e organização na estrutura do ensino de biologia. Mediante a estrutura temática do ensino, a biologia contemporânea apresenta suas principais áreas de interesse bem como a compreensão sobre a vida humana, a organização e as interações que produz e estabelece as transformações no campo das ciências. Esses fatores devem servir como norte para que o professor use esses elementos como objeto de fundamental importância para o contexto disseminador nos novos tempos.
Uma das maiores preocupação que deve comumente nortear o trabalho do professor no ensino médio não é a largar extensão de conteúdo e sim como esses mesmos conteúdos estão sendo compartilhado entre os alunos para que eles adquiram as informações necessárias para o ensino aprendizagem. Desta forma o educador deve criar estratégias e possibilidades que ajude o aluno a compreender não somente a realidade particular do assunto aplicado, mas também a realidade do contexto da sociedade que o mesmo está inserido.
Focalizando esta estrutura o que se percebe é que um dos principais objetivos do sistema educacional é dotar o aluno de competências e habilidades, com estas ferramentas se propõe que o educando seja capaz de formular e selecionar suas próprias idéias para resolver situações enfrentadas no seu cotidiano. Essas mesmas situações devem partir das experiências vividas pelos os alunos ao longo de suas vidas, hoje já não se podem apresentar conteúdos científicos desvinculado do conhecimento contemporâneo do aluno.
No entanto o que se preconiza hoje nos tempos contemporâneo é que não se podem organizar conteúdos esquecendo o ambiente que o aluno vive, pois muito embora os conceitos sejam bem estruturados, mas se não tiver a rosto do aluno de nada adiantará esses conceitos tão elaborados.
Nos novos tempos, os alunos devem ter a oportunidade de observar, e analisar as principais interações voltadas para as comunidades biológicas e o elemento físico e químico que forma o equilíbrio do ecossistema. Em suma o papel principal do educador no ensino médio é levar os alunos a refletir sobre a transformação dos seres humanos no ambiente em que vive, pois à medida que os seres humanos avançam causam certo desconforto no sistema espacial. Nessas circunstâncias, o importante é desenvolver atividades que almeje do aluno a prática das competências e habilidades estabelecendo uma conexão entre os conhecimentos aprendidos ao longo de suas vidas sociais e também os conhecimentos cientifico tecnológicos.

3.1 As Concepções dos Professores Voltadas para a Biologia no Ensino Médio
O que os educadores têm pensado nos dias de hoje é que o ensino da disciplina cientifica só aconteceram de fato quando foi reorientada pela a prática pedagógica que visa acima de tudo o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos. Muitas são as perguntas que surge mais uma delas mais freqüente é como traduzi na prática o ensino da biologia? Nesse campo de idéias o que se procura desenvolver são estratégia inovadoras que busque contextualizar teoria e prática.
Na construção da nova identidade do professor os PCNEM, apontam o professor que de transmissor de informações prontas e de verdades inquestionável, torna-se um mediador. A mediação possibilita a transmissão de valores, as motivações, os saberes culturais, os significados; ajuda a interpretar (MEC 2002)

Diante das novas maneiras de ensinar biologia os professores têm assumido novas posturas frente ao processo de interação inovadora que buscam no coletivo desenvolver e destacar ações que em síntese melhorem paulatinamente as sucessivas organizações curriculares do ensino científico.
Portanto é de se esperar que os professores estabeleçam parcerias significativas entre os alunos nas diversas situações de ensino-aprendizagem, muitos são os caminhos necessários para o desenvolvimento de investigação dos alunos, pois uma das preocupações constantes dos professores no ensino da biologia são os métodos inovadores no ramo das novas tecnologias.
Acredita-se que hoje o papel figurante do professor não será apenas de receptor de idéias seladas pela as possíveis razões de ensinar as ciências tecnológicas, mas trabalhar de forma ponderada o expoente de sua criatividade, nesta ciência que perpassa as fronteiras do conhecimento o professor tem que ter flexibilidade mediante a construção das competências dos alunos, inúmeras são as inusitadas reformas no espaço do conhecimento tanto de biologia como de qualquer outra área das linguagens tecnológicas.
Mas como docentes precisamos está sempre em busca de novos elementos que nos ajude satisfatoriamente na estrutura das novas metodologias básicas da qual verbalize a compreensão de elementos que nos faz desenvolver o estudo da biologia na sociedade contemporânea. Como dizia (FREIRE, 2001) "Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho intervindo educo e me educo".
Um dos direcionamentos que se tem apontado para esta busca de estratégias e metodologia é a formação continuada do professor, ao longo dos tempos o que se percebido é que pouco se tem investido na formação do docente, pois creio que ninguém compartilha aquilo que não tem. Muitos professores têm por si só buscados investir na sua própria formação.


4 METODOLOGIA

Esta análise é norteada pela uma revisão bibliográfica em diversos instrumentais bem como: livros, revistas científica e em sites da internet. A mesma tem como elemento disseminador uma avaliação crítica reflexiva das literaturas sobre as tendências pedagógicas da biologia para o ensino médio, porém busca viabilizar com maior clareza a importância do assunto em discussões.
Este estudo é uma pesquisa descritiva que registra e analisa elementos ou fenômenos. Procura analisar e descobrir as principais tendências pedagógicas para a formação social e cultural dos educados.
A intenção neste momento da analise não é configurar ou elaborar uma hipótese sobre as tendências pedagógicas, mas definir um objetivo e procurar metodologias que busque responder de forma coesa as principais definições sobre o ensino da biologia no ensino médio.
Este trabalho é de caráter descritivo com ênfase qualitativa, o mesmo tem o intuito de propor algumas analise reflexiva voltada inicialmente para um esquema explicativo e conceitual no que diz respeito às principais tendências pedagógicas na área da biologia para a contemporaneidade. O mesmo ainda busca compreender as principais pesquisa e discussões realizadas no campo das tendências contemporâneas no ramo da biologia.


5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estudo das tendências pedagógicas passou por vários processos de transformação no contexto da educação, porém o que se tem percebido ao longo dos tempos é que estudos mais recentes e atualizado tem norteado pesquisa e discussões no ramo das tendências.
Mesmo com tantos estudos e discussões ainda não se tem compreendido de fato as novas nomenclatura no ramo das tendências pedagógicas. Diante destas discussões tem procurado definir estratégias que ajude na aplicabilidade das práticas de novas tendências no campo da biologia.
Na área da biologia as tendências têm que favorecer novas idéias no campo da pesquisa tecnológica, na observação, na análise e até mesmo no ramo das ciências biotecnológicas e nanotecnologia, desta forma o aluno deve ser o sujeito de seu próprio conhecimento.
No contexto contemporâneo as tendências pedagógicas na área da biologia têm sido de fundamental importância para compreendermos os elementos que direcionam o campo da pesquisa voltada para as práticas de sala de aula. Pensar no ensino da biologia nos dias atuais é pensar na lógica e ao mesmo tempo analisar as maneiras lúdicas com que o ensino da biologia deve ser ensinado.
Espera-se que esta análise possa contribuir com outras pesquisas e revisões bibliográficas e que se torne um elemento de analise reflexivo para as práticas pedagógicas de alguns docentes da área biológica e busque tornar os professores, mas consciente do seu fazer pedagógico vislumbradas pelas as tendências contemporâneas.



REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA


BEATRIZ, Santo Mauro, Curiosidade de Pesquisador, Nova Escola, Ano XXIV, Nº 219, Janeiro 2009. P. 69- 71.


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KRASILCHIR, M. Prática de Ensino de Biologia, Edusp 2004, 4 ed.


LIBÂNEO, José Carlos, Organização e Gestão: Teoria e Prática/ Goiânia. Editora Alternativa, 2001.


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____. Lei nº 9.394/96. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. São Paulo: Editora do Brasil, 2000.


_____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília. 2002.


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PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL, PORTO ALEGRE, BRASIL. Tendências Contemporâneas do ensino de Biologia no Brasil. Disponível em: [email protected], valderez. [email protected]. Acesso em: 7 de Jan. 2010.







Autor: Silvestre Teles De Oliveira


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