O homem e a máquina



L'être humain est un vivant pensant. Blaise Pascal, philosophe, physicien et mathématicien mort en 1662 ne craignait pas d'affirmer que "l'homme n'est qu'un roseau, le plus faible de la nature, mais c'est un roseau pensant. Toute notre dignité consiste en la pensée. L'homme est visiblement fait pour penser: c'est là toute sa dignité et tout son mérite; et tout son devoir est de penser comme il faut." (Pensées, art II, no.11-12, Paris, Librairie Victor Lecoffre, 1882)

Qual é o calcanhar de aquiles na Tecnologia da Informação ?

É o maldito valor de referência

O ser humano é um pensamento vivo. Blaise Pascal, físico, filósofo e matemático que morreu em 1662 não tinha medo de dizer que "o homem é apenas um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço pensante. Toda nossa dignidade consiste no pensamento: O homem é, obviamente, feito para pensar nisto está a sua dignidade e todo o seu mérito e seu dever é pensar corretamente ". (Pensamentos, Arte II, No.11-12, Paris, Librairie Lecoffre Victor, 1882)

Qual é o calcanhar de aquiles na Tecnologia da Informação ?

É o maldito valor de referência !!!
O que é valor de referência?
É o valor sobre o qual uma máquina pensante toma suas decisões.
E se este valor tiver corrompido?

Nenhum computador pode se corrigir em 4.min e 23seg. que é o tempo para desastres aéreos acontecerem !!!!!

Mas o poder da improvisação continua e continuará por muito tempo previlégio do homem.

Mas
Fizeram do o homem um backup do computador !!!!!!

O relatório de investigação da França (BEA) deve ampliar as discussões do papel dos pilotos em grandes aviões.

O diagnóstico da queda do voo 447 (Rio-Paris) em 31 de maio de 2009 mostra como os pilotos ficaram reféns das medições no console de comando e não conseguiram reverter a situação.

Os modelos A330 da Air Bus empregam tecnologia digital e podem operar virtualmente sem interferência dos pilotos.

Em 1998, Pierre Baud, então vice ? presidente da Airbus afirmou que "Treinamento espécifico para aviões protegidos pelo sistema não é necessário".

A justificativa para a adoção do sistema é a redução considerável no tempo e no custo de treinamento dos pilotos e tripulação.
Para Gérad Arnoux, comandante do Airbus deixou se muito pouco tempo o avião na mão dos pilotos, porque a aeronave se autoprotege, e as ordens do piloto são filtradas.

Cada vez que a ganância e a vaidade substituem o temor e conseqüêntemente se sobrepõem sobre a sabedoria, cada vez seremos vítimas das probabilidades de falhas do destino.

Acreditar na teoria que o homem é descendente do macaco, mas com um pouco de neurônios a mais, e pode ser simplesmente substituido por rôbos será a sua ruína na era dos androides.

Afinal a pequena distorção no DNA do homem em relação ao do macaco não é muito grande!

O tubo de Pitot é empregado para medição de velocidades principalmente em escoamento de gases como, por exemplo, na aviação.

O funcionamento do sensor de Pitot é bem simples:

Através da leitura da altura de coluna de fluido no tubo de Pitot acima da superfície livre pode- se obter a velocidade do escoamento em uma altura z.

Devido às condições climáticas, não pude ser possível esta medição fazendo embaralhar a mente da máquina, e como a inteferência do homem não aconteceu a tragédia ocorreu em 4min23s!

2001 uma odisséia no espaço

Sinopse: Kubrick se adiantou no tempo quando, ao lado de Arthur C. Clarke, escreveu o roteiro de 2001: Uma Odisséia no Espaço. Não apenas por ter visualizado a chegada do homem à Lua mais de um ano antes de Neil Armstrong chegar até lá, mas também por haver realizado o primeiro filme a levantar a hipótese da inteligência artificial.


O computador HAL-9000, além de acabar se transformando no personagem principal e num dos maiores vilões do cinema, possuía uma grande interação com seu operador.

Ao perceber que ele ia ser desligado "morrer" HALL decidui se defender.

O filme traça a trajetória do homem desde, aproximadamente, quatro milhões de anos antes de Cristo, até o ano de 2001, sempre abordando a evolução da espécie, a influência da tecnologia nesse crescimento e os perigos da inteligência artificial. O final, um dos mais emblemáticos da história do cinema, mostra astronautas travando uma luta mortal contra o computador - a versão moderna do confronto entre criador e criatura, que já inspirara clássicos como Frankenstein.

Não responsabilizo a tecnologia pelo mal , como não responsabilizo Albert
Einstein pela descoberta da bomba atómica mas sim, quem à mal usou.




Autor: Moussa Simhon


Artigos Relacionados


Pascal E A Liberdade Interior

O Guerreiro De Oração E O Calcanhar De Aquiles

Aeroportos Do País Terão Sistema Para Pouso Com Visibilidade Zero

Livro Digital

Resenha Sobre O Filme ''o Aviador''

Tudo é Tecnologia

Beija-flores