O problema enfrentado pelo CEO



O problema enfrentado pelo CEO

Infelizmente, o CEO, em geral, é a pessoa que tem menos contato com o operacional e com o mercado.

Um problema é o distanciamento entre a administração e os demais funcionários, ocasionado pelo grande número de cargos criados dentro da empresa. Os mais altos escalões permanecem apartados da realidade, que é a do mercado vivida pelos empregados mais humildes, que, muitas vezes, também são clientes.

As pessoas têm tendência de filtrar as informações que visam os níveis mais altos da empresa. Quando surge algum problema, freqüentemente o CEO é o último a saber.

A organização dificulta a ida do executivo ao front. A maioria das visitas ao campo de batalha são "montadas" para os administradores, isto é, tudo é organizado, preparado e limpo para ganhar uma nova, e excelente, aparência.

A solução para subsidiar o CEO

O cientista político de Harvard, Richard E. Neustadt, observou que um executivo de sucesso precisa procurar informação de forma ativa da mesma forma que deveria ser feito por um líder político.

"Não é a informação de forma geral que ajuda um Presidente a ver lances pessoais", escreveu Neustaft. "São os prós e os contras dos detalhes tangíveis que, reunidos na mente, iluminam a parte inferior dos assuntos colocados a sua frente."

Toda falha é justificada com base em uma estratégia de crescimento. "Ninguém erra!" Mas em função de uma ação estratégica abandonam a tática (isso é um erro).

Uma tática é uma vantagem competitiva. Uma estratégia é projetada para manter esta vantagem. Por isso, quando o CEO lança uma estratégia para manter o crescimento, o operacional não pode abandonar a tática.

Na organização a grande maioria dos diretores quer agradar e manter suas posições, poucos falam a verdade; mesmo por que, a verdade também está oculta a eles. Ninguém erra por vontade própria, mas por ausência da realidade do cliente.

É mais fácil fazer o sabido, do que fazer o que o cliente quer!
As pessoas normalmente respondem um questionário na forma que acreditam ser mais aceitável socialmente e para o benefício próprio. O segredo é conseguir as respostas que essas pessoas têm escondidas.
Informação boa é a que ninguém tem! É a que conseguimos tirar de forma mascarada, oculta.

Paulo Eduardo Dubiel


Autor: Paulo Eduardo Dubiel


Artigos Relacionados


Texto Maytag Corporation, Como Enfrentar A China, Leite Ao Pé Da Vaca E Fogo De Chão. - Cap. 4 Do Livro Administração Estratégica (hitt, M. A.; Ireland, R. D.; Hoskisson, R. E)

Texto Casas Bahia E Valujet - Cap.1 E 2 Do Livro Administração Estratégica (hitt, M. A.; Ireland, R. D.; Hoskisson, R. E)

Administração Estratégica Nos Tempos Atuais

Marketing De Guerra – Táticas E Estratégias

Importância Do Ceo Como Líder De Mudanças No Alcance De Desempenho Estratégico

Estratégia De Fidelização: Uma Visão Mercadologica Comentada

Marketing De Guerra - Táticas E Estratégias