Uso Racional de Medicamentos Fitoterápicos e A tenção Farmacêutica em Fitoterapia



1. INTRODUÇÃO

O aumento do uso das plantas medicinais nas últimas décadas, deu-se ao surgimento do conceito de que "natural", significa "ausência de produtos químicos", que seriam aqueles que poderiam causar algum dano ou, representar algum perigo. Com isso, produtos naturais passaram a ser sinônimo de produtos saudáveis, seguros e benéficos (VIEIRA et al., 2010).
O medicamento fitoterápico é aquele obtido com emprego de matérias - primas ativas vegetais onde a segurança e eficácia são validadas através de levantamentos etnofarmacológicos de utilização, documentações tecnocientíficas ou evidências clínicas (BRASIL, 2010).
Os fitoterápicos são muito utilizados por automedicação, algumas vezes, por prescrição médica, porém grande parte destes ainda não tem o seu perfil tóxico elucidado (SILVEIRA; BANDEIRA; ARRAIS; 2008).
No Brasil, um dos principais fatores que contribuem para a utilização da fitoterapia é a grande variedade de espécies vegetais (biodiversidade) encontradas cerca de um terço de toda a flora mundial (YUNES; PEDROSA; FILHO, 2001).
Os chás são produtos de venda livre e estão ligados a automedicação sem a devida atenção farmacêutica, no entanto o profissional farmacêutico ainda não está preparado para a orientação do uso racional desses compostos (RATES, 2001).
Considerados como produtos alimentícios, os chás são partes de plantas e são dispensados de registro pela RDC 278/05, foram regulamentos pela RDC 267/05 e RDC 219/06, as informações contidas em embalagens são de responsabilidade do fabricante, e alvo de controle sanitário pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (MELO, 2006).
O uso racional de fitoterápicos envolve principalmente a atenção farmacêutica que engloba todas as atividades realizadas pelo farmacêutico, entre elas, a orientação ao paciente, com o objetivo de conseguir o máximo de benefício em saúde, facilitando o alcance de resultados da farmacoterapia e uma relação mais aproximada com ele, havendo assim, uma melhor adesão ao tratamento (DADER; MUNOZ; MARTINEZ, 2008).

Autor: Danusa Evelin Branco De Oliveira/ Érica Moura


Artigos Relacionados


Medicamentos Fitoterápicos

Atenção Farmacêutica

Uso Racional De Medicamentos

A Importância Da Atenção Farmacêutica Na Dispensação De Antimicrobianos Em Drogarias

Os 4p's Na Visão Do Mercado Farmacêutico

A Fitomedicina De Hoje

Método Dáder