BULLYING NA VISÃO DO AUTOGERENCIAMENTO



BULLYING NA VISÃO DO AUTOGERENCIAMENTO


INTRODUÇÃO:

Bullying (do inglês bully, "valentão") é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencional e repetida, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender.


DESENVOLVIMENTO:

Antes de começar a falar sobre o bullying, é necessário entender o que é uma sociedade e a função das pessoas que a compõem.
Em Sociologia, sociedade é um conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes e que interagem entre si, constituindo uma comunidade. Enfim, é uma rede de relacionamentos, formadora de comunidades interdependentes e organizadas.
Toda sociedade tem como meta primordial a socialização. Ela é, na realidade, a grande gestora da vida humana, pois ensina como cada pessoa deve viver socialmente. Fornece orientação, informação e propicia condições para que cada um se desenvolva como um ser social.
A constituição de uma sociedade é feita através de eu,tu e ele (nós). Ela representa a soma de todas as atitudes, pensamentos e comportamentos individuais. Nós formamos a sociedade em que vivemos seja diretamente (atuando) ou indiretamente (omitindo-se).
As nossas atitudes, pensamentos e comportamentos individuais somados é que irão compor as regras, normas e leis sociais que serão transmitidas e retransmitidas no processo educacional.
Embora, em alguns momentos, critiquemos os valores, as regras e os conceitos sociais; na verdade, somos todos responsáveis pela sua existência. Para mudá-la, precisamos primeiro efetuar mudanças em nós mesmos. Além disso, exercemos o papel de professores, pois, através de nossa atuação, passamos, para as futuras gerações, modelos de pensamentos e ações.
Falar em combater o bullying, segundo o autogerenciamento, é chover no molhado, porque a sua eliminação não depende essencialmente do combate que é dado pelas pessoas que o repudiam. Depende, sobretudo, da transformação de cada adulto, ou seja, para que cada nova geração possa aprender novos valores e conceitos é preciso que a geração mais velha mude os seus próprios conceitos. A partir daí,então, será possível a construção de uma sociedade sem que haja esse tipo ou qualquer outro de violência.
A maioria das pessoas, às vezes, não conseguem perceber que são importantes na estrutura social. No mundo familiar, por exemplo, os pais exercem, em todos os momentos, influência na formação dos filhos. Brigas, rejeições, discriminações, manifestadas em seu seio, têm efeitos devastadores na personalidade dos filhos. Tudo que é feito ou expresso no lar atua no desenvolvimento das crianças. Assim ações ou idéias, através da convivência familiar, vão influenciando o íntimo dos jovens. Por isso, a idéia do bullying, não nasceu espontaneamente nas mentes juvenis. Por trás, há algo que foi dito, muitas vezes, por um adulto que, mais tarde, funcionou como modelo de comportamento.

Acorde!!!!!!

Pare de pensar que o bullying é exclusividade do mundo infanto- juvenil.

Muitas formas de violência são difundidas por certos filmes ou videogames com o consentimento de todos, mas a sociedade pune os que a praticam. Não há nada mais paradoxal.
Esses filmes e videogames são criados e divulgados por quem? Visando o quê?

Ensinam e depois punem atitudes e comportamentos agressivos. Quanta grandiosidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Interessante!!!!

Muitas pessoas defendem que o cão é o espelho do dono. Assim, embora o instinto agressivo seja inato, a manifestação de comportamentos agressivos dependerá do tipo de convivência que os cães têm com os seus donos.

Então, pergunto: O que é preciso para que essa regra, também valha, para nós, em nossa convivência com os filhos?

Será que as pessoas estão passando por uma miopia existencial e social????????

CONCLUSÃO:

Será que em vez de reeducarmos as crianças e os jovens, não seria melhor reeducarmos a nós mesmos, adultos, portadores de tantas sabedorias.Julgamos e corrigimos os outros, só esquecemos de nós mesmos. Ensinamos aos outros só que esquecemos de nos ensinar o que aprendemos. Na escola da vida, somos professores e alunos, sábios e ignorantes..........
Esquecemos!!! É tendo como modelo o que cada adulto faz ou pensa, que cada criança valorizará ou não a força do amor na construção do mundo em que vive.
Logo,se quisermos formar crianças diferentes, teremos que além de desenvolver uma relação amiga com os nossos filhos, incluir a nossa superação como ser humano individual e social.
Na visão do autogerenciamento, não é vigiando ou punindo os jovens que iremos radicalizar esse tipo de comportamento e atitudes e sim nos reeducando para poder educá-los com responsabilidade.

"Agem com arrogância os que ensinam aos outros os que eles próprios desconhecem."

Enfim!!!!!!!!!!!

Cada adulto, na sociedade atual, carrega consigo o seu próprio bullying.
O que fazer com ele????????????


Você pode discordar do outro mas não pode negar os direitos dele.
Tornar-se igual na diferença é o que nos transforma cada vez mais em humanos.
Não é desqualificando o outro que me torno superior a ele.


Malabaristas do Sinal Vermelho
Composição : João Bosco & Francisco Bosco
Daqui de cima da laje
Se vê a cidade
Como quem vê por um vidro
O que escapa da mão
Uns exilados de um lado
Da realidade
Outros reféns sem resgate
Da própria tensão
Quando de noite as pupilas
Da pedra dilatam
Os anjos partem armados
Em bondes do mal
Penso naqueles que rezam
E nesses que matam
Deus e o diabo disputam
A terra do sal
Penso nos malabaristas
Do sinal vermelho
Que nos vidros fechados dos carros
Descobrem quem são
Uns, justiceiros, reclamam
O seu quinhão
Outros pagam com a vida
Sua porção
Todos são excluídos
Na grande cidade

Drº Cláudio de Oliveira Lima ? psicólogo

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Autor: Cláudio De Oliveira Lima


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