CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA ECOCIDADANIA NO AMBIENTE ESCOLAR



UNIVERSIDADE NILTON LINS
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Jéssica Nogueira da Silva







CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA ECOCIDADANIA NO AMBIENTE ESCOLAR











MANAUS
2011
UNIVERSIDADE NILTON LINS
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS


CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA ECOCIDADANIA NO AMBIENTE ESCOLAR


Jéssica Nogueira da Silva















MANAUS
2011

SILVA, J.Nogueira. Contribuições na construção da ecocidadania no ambiente escolar. Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Biológicas: Universidade Nilton Lins


RESUMO

A presente pesquisa teve como meta principal compreender a educação ambiental sendo um tema abrangente e que chama atenção pelas relações que a sociedade estabelece com o ambiente. O senso comum nos leva a perceber que o meio ambiente é tudo aquilo que nos envolve.
Formando cidadãos conscientes sobre a educação ambiental, principalmente levando-os a mudar hábitos e atitudes com relação ao ambiente que é um grande limite, permitindo uma confrontação do ideal com o real quando o aluno confronta as suas hipóteses de solução com as condições e limitações da realidade.
Ao informar aos alunos sobre a problemática que ocorre na escola como o excesso de lixo nos corredores e nas salas de aula, levando conhecimentos e demonstrando meios que estes alunos podem contribuir para a diminuição dos impactos ambientais, além de alertar-los sobre a importância da coleta seletiva de todo o lixo da escola sendo coletado pelos próprios alunos em lixeiras específicas.
Sendo realizada uma pesquisa investigativa que buscou transmitir aos alunos uma série de atividades acerca da educação ambiental examinando a realidade econômica, social e ecológica buscando a realização dos objetivos fixados para o seu desenvolvimento.


Palavras-Chave: Educação ambiental, excesso de lixo, impactos ambientais, coleta seletiva;





ABSTRACT


The presente pesquisa teve como meta principal compreender a educação ambiental na escola sendo um tema abrangente e que chama atenção pelas relações que a sociedade estabelece com o ambiente. O sense comum nos leva a perceber que o meio ambiente é tudo aquilo que nos envolve.
Formando cidadãos conscientes sobre a educação ambiental, principalmente levando-os a mudar hábitos e atitudes com relação ao ambiente que é um grande limite, permitindo uma confrontação do ideal com o real quando o aluno confronta as suas hipóteses de solução com as condições e limitações da realidade.
Ao informar aos alunos sobre a problemática que ocorre na school como o excess de lixo nos corredores e nas salas de aula, levando conhecimentos e demonstrando meios que estes alunos podem contribuir para a diminuição dos impactos ambientais, além de alertar-los sobre a importância da coleta seletiva de todo o lixo da escola sendo coletado pelos próprios alunos em lixeiras específicas.
Sendo realizada uma pesquisa investigativa que buscou transmitir aos alunos uma série de atividades acerca da educação ambiental examinando a realidade econômica, social e ecológica buscando a realização dos objetivos fixados para o seu desenvolvimento.


Key-words: Education ambiental, excess de lixo, impactos ambientais, coleta seletiva;







INTRODUÇÃO


Contribuições nas práticas ambientais na construção da ecocidadania no ambiente escolar nas series iniciais do ensino fundamental, busca solução através da informação sobre as práticas ambientais na mudança a condição desses alunos a respeito do excesso de lixo jogado por eles nas salas de aula e na escola.

Propondo um tipo de ensino cujas características principais são a problematização da realidade do aluno, com a finalidade de compreendê-la e de construir conhecimentos capazes de transformá-la, possibilitando além do desenvolvimento do raciocínio crítico do aluno uma mudança planetária.

Envolver o ensino fundamental na Escola Estadual de Tempo Integral Nossa Senhora das Graças no trabalho com a Educação Ambiental construindo de maneira gradativa uma nova visão do ambiente, elaborando assim hipóteses de solução "criativas, novas, diferentes" para os problemas ambientais apresentados na escola fazendo a diferença na realidade se onde se extrai o problema.

Sendo uma escola de tempo integral aumenta ainda mais a responsabilidade e a importância da orientação acerca do tema, cabendo aos professores a difunção da informação, pois essas crianças estão a maior parte do seu dia longe dos seus pais .

Formando cidadãos conscientes neste aspecto principalmente levando-os a mudar hábitos e atitudes com relação ao ambiente é um grande limite, que permite uma confrontação do ideal com o real quando o aluno confronta suas hipóteses de solução com as condições e limitações da realidade, como subsidio para encontrar novas soluções.

A presente pesquisa teve como objetivo elaborar palestras sobre a importância da preservação ambiental na escola, demonstrar meios que estes podem contribuir para diminuir os impactos ambientais a partir dos materiais escolares que são desperdiçados, alertando para a importância da coleta seletiva do lixo escolar e difundir informação e conhecimento em educação ambiental.

A educação ambiental é um tema abrangente e chama atenção pelas relações que a sociedade estabelece com o ambiente, portanto este trabalho justifica-se por ser preventivo na formação de indivíduos conscientes e responsáveis na preservação do ambiente em que vivemos.
O senso comum nos leva a perceber que o meio ambiente é tudo aquilo que nos envolve, portanto a conscientização dos alunos do ensino fundamental quanto os impactos ambientais e custos ao meio ambiente causado pelo lixo que são jogados diariamente no chão da escola sem destinação para a coleta seletiva.
Levando em consideração prioritariamente as relações econômicas e culturais entre a humanidade e a natureza, propondo um ensino cujas características principais são a problematização de sua realidade, com a finalidade de compreendê-la e de construir conhecimentos capazes de transformá-la.
Possibilitando além do desenvolvimento do raciocínio crítico do aluno, uma mudança planetária, pois a ética ocupa um papel de importância fundamental na educação ambiental.
A pesquisa será de caráter bibliográfico, aplicada, exploratória e de campo, um estudo investigativo que objetiva transmitir aos alunos uma série de atividades e pesquisa cientifica acerca da educação ambiental no Ensino Fundamental, examinando a realidade econômica, social e ecológica buscando objetivos fixados para o seu desenvolvimento.

Os primeiros procedimentos serão de observação da problemática, sendo após a definição do dilema, questionando aos alunos através de aplicação de questionários e a direção o que já foi feito e quais as medidas estão sendo tomadas a respeito da problemática ambiental na escola.

Elaborando através de imagens em DVD, modos que estes alunos estão contribuindo com o impacto ambiental, dentro da escola quando jogam lixo no chão principalmente papeis de folhas de caderno, o quanto essa rotina custa ao meio ambiente para a produção deste material, as toneladas de árvores que são derrubadas, focando o tempo para todo esse lixo se decomporem na natureza.

Buscando gerar informação com capacidade para construir conhecimento sobre educação ambiental na escola, sendo a educação um dos melhores meios para a difusão de informação.

Sendo que informação torna-se conhecimento quando é percebida pela cognição humana e por meio acrescenta ou diminui, será realizada palestra dando ênfase essa questão proporcionando a todos os alunos a possibilidade de adquirir conhecimentos, valores, atitudes, aptidões, e o interesse de proteger e melhorar o meio ambiente.

Implementação de coleta de lixo escolar semanalmente, sendo coletados pelos próprios mostrando a importância dessas práticas no ambiente escolar.











1.0 ECOCIDADANIA NO AMBIENTE ESCOLAR

1.1 A POPULARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL
Segundo Abreu (1998), fala-se em Educação Ambiental no Mundo desde 1889, tendo esta começada na Escócia com o escocês "Patrick Geddes", que é considerado o pai da Educação Ambiental.
A Educação Ambiental parece ser recente no Brasil, mais apesar de ter caminhado em passos lentos sendo que somente a partir dos anos 80 popularizou-se, acreditando que esse aconteceu desta forma pelo fato do Brasil ser considerado um pais periférico, aonde geralmente as inovações chegam mais tarde.
Para Guimarães (1996), as práticas que retardaram o despertar da Educação Ambiental no Brasil não possuíam afinidades com os princípios básicos propostos para a Educação Ambiental, que são eminentemente questionadores do "status quo". Entretanto, ocorreram alguns atos isolados para chamar atenção da utilização desse instrumento em favor da vida na Terra, desenvolvidos nesse período, sem, contudo alcançar maior repercussão frente às instituições.
1.2 DEFININDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Segundo Reigota (1994). Antes de definir a educação ambiental que queremos fazer precisamos ter claro que o problema ambiental não está na quantidade de pessoas que existe no planeta e que necessita consumir cada vez mais os recursos naturais para se alimentar, vestir e morar.
São necessário que haja advertência as pessoas a questão desse consumo controlado e com cada vez mais recursos renováveis.
Educar é saber "ler" o mundo, conhecê-lo para transformá-lo e, ao transformá- lo conhecê-lo. Tal movimento envolve metodologias participativas e dialógicas associadas a conteúdos transmitidos, assimilados e reconstruídos coletivamente. (LOUREIRO, 2003)
Segundo Diaz (2002) a maior dificuldade da pesquisa-ação, no seu ponto de vista, esta situada na relação entre o saber popular, ou conhecimento comum, ou o conhecimento dado pela vida, e o conhecimento cientifico, ou discurso racional. Essa dificuldade é derivada do fato de que a postura de dialogo põe em questão a tradição cultural moderna, uma vez que essa tradição realizou uma ruptura com o senso comum.
Para Pedrini (1997, p.188) alguns valores interessantes seriam:
? Ver os outros como iguais;
? Ser consciente de como nossas ações afetam os outros;
? Desejar ser mais saudáveis em nossas relações;
? Levar em conta os sentimentos das outras pessoas;
? Assumir progressivamente o culturalismo com um valor em si mesmo.
A diversidade cultural é, portanto, um valor de si mesmo. É necessário e urgente transmitir aos alunos o conhecimento desses valores, como um valor moral, mas também ambiental, pois, se as culturas são respostas adaptativas ao meio ambiente, a solução da crise ambiental não será possível sem a aceitação das diferenças e, mais ainda: sem a consideração dessas diferenças como manifestações de nossa potencialidade como espécie.
Com base nos dados dos Censos Escolares entre 2001 e 2004?elaborados pelo INEP/MEC (VEIGA et al, 2005). Esses dados disponíveis e os resultados obtidos permitem interessantes conclusões e algumas considerações a respeito do acesso à educação ambiental pelas crianças brasileiras.
Existe um Programa denominado Programa Nacional de Educação Ambiental-(PRONEA), que procura disciplinar diretrizes para a Educação Ambiental no Brasil a partir de seu objetivo.
O objetivo da Educação Ambiental segundo o PRONEA deve estar centrado no desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos físicos, biológicos, sociais, políticos, econômicos, culturais, científicos e éticos. No entanto, o seu conceito precisa atender as metas estabelecidas em seu objetivo.
Entretanto, eis algumas definições contidas em diversos documentos, elaborados por instituições que trabalham com Educação Ambiental, que abrangem diferentes pontos, os quais são apresentados a seguir:
v A Educação Ambiental "é um processo que consiste em reconhecer calores e aclarar conceitos, com o objetivo de fomentar aptidões e atitudes necessárias para compreender e apreciar as inter-relações entre o homem, sua cultura e seu meio biofísico. Ela compreende também a pratica na tomada de decisões e na elaboração de um código de comportamentos acerca das questões relacionadas com a qualidade do meio ambiente" (Reunião Internacional sobre EA da IUCN- União Internacional para Conservação da Natureza, Paris, 1970).
v A Educação Ambiental é "o processo educativo que incluindo a escola, em todos os níveis e a sociedade como um todo, está vinculado a noção de dever, isto é, de obrigação moral de fazer o bem e evitar o mal e de obedecer às leis estabelecidas para a coletividade" (BRASIL. Ministério da Educação, 1985).

1.3 ECOCIDADANIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Segundo DIAZ (2002). A Educação Ambiental na escola é de suma importância educativa e social, que tem por finalidade a construção de valores, conceitos, habilidades e atitudes que possibilitem o entendimento da realidade da vida. Nesse sentido, contribui para a tentativa de implementação de um padrão civilizacional e societário distinto do vigente, pautado numa nova ética da relação sociedade-natureza.
A escola é um local privilegiado para a realização da educação ambiental, pois é enfatizado nesse espaço motivos para a preservação da escola e a importância da estética e dos valores culturais que mantém o ambiente, ressaltando os motivos da boa aparência da escola, pois é dela que forma cidadãos capazes de se relacionarem economicamente e culturalmente com a humanidade.
A anos que a escola produz lixo quase que 70% reciclável, sem nenhum cuidado na destinação final.
A partir do trabalho desenvolvido na escola é possível envolver toda a comunidade sobre os resíduos que prejudicam o meio ambiente. Sendo o Brasil joga 183 milhões de toneladas de lixo urbano ao ano, sendo que 1 milhão de pessoas trabalham com a reciclagem de lixo urbano. Orientar aos alunos que são a futura geração de consumidores que embalagens de papel, papelão, latas, plásticos devem ser separados dos lixos orgânicos para serem reciclados.
Separar o lixo orgânico do lixo reciclável ajuda financeiramente os recicladores e alem disso ajuda na poupança dos recursos naturais.
Em 2014 os lixões a céu aberto serão proibidos, portanto sendo que cada cidadão brasileiro produz por dia cerca de 1 kg de lixo deverá então se tornar uma conduta diária a separação do lixo e a entrega a um posto de coleta.
Através da redução das sacolas plásticas que somam 5 milhões desperdiçadas substituindo por sacolas retornáveis.
A transformação do lixo em emprego e renda ajudando milhares de famílias e menos degradação do nosso meio ambiente.















PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A pesquisa de caráter bibliográfico, aplicada, exploratória e de campo, um estudo investigativo que objetiva transmitir aos alunos uma série de atividades e pesquisa cientifica acerca da educação ambiental no Ensino Fundamental, examinando a realidade econômica, social e ecológica buscando objetivos fixados para o seu desenvolvimento.
Os primeiros procedimentos serão de observação da problemática, sendo após a definição do dilema, questionando aos alunos através de aplicação de questionários e a direção o que já foi feito e quais as medidas estão sendo tomadas a respeito da problemática ambiental na escola.
Elaborando através de imagens em DVD, modos que estes alunos estão contribuindo com o impacto ambiental, dentro da escola quando jogam lixo no chão principalmente papeis de folhas de caderno, o quanto essa rotina custa ao meio ambiente para a produção deste material, as toneladas de árvores que são derrubadas, focando o tempo para todo esse lixo se decomporem na natureza.
Buscando gerar informação com capacidade para construir conhecimento sobre educação ambiental na escola, sendo a educação um dos melhores meios para a difusão de informação.
Sendo que informação torna-se conhecimento quando é percebida pela cognição humana e por meio acrescenta ou diminui, será realizada palestra dando ênfase essa questão proporcionando a todos os alunos a possibilidade de adquirir conhecimentos, valores, atitudes, aptidões, e o interesse de proteger e melhorar o meio ambiente.
Implementação de coleta de lixo escolar semanalmente, sendo coletados pelos próprios mostrando a importância dessas práticas no ambiente escolar.




CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao final desta pesquisa sobre as contribuições da construção da ecocidadania no ambiente escolar, cabe-nos fazer uma avaliação sobre a nossa consciência ambiental.

Os alunos demonstraram plena atenção às explicações mesmo de forma concisa foi possível observar o comportamento dos mesmos ao adquirir os sentidos dos valores sociais e ambientais, foram feitas diversas perguntas acerca do assunto obtendo respostas satisfatória em relação a proposta da pesquisa.



















REFERÊNCIAS



BRASIL. Educação ambiental como projeto/ Alberto Pardo Diaz; trad. Fátima. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BRASIL. Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas/ Alexandre de Gusmão Pedrini (org.). ? Petrópolis, RJ: Vozes, (188-271), 1997.

BRASIL. Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania/ Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Philippe Pomier Layrargues, Ronaldo Souza de Castro, (orgs.). 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

BRASIL. Educação ambiental e sustentabilidade/ Arlindo Philippi Jr., Maria Cecília Focesi Pelicione, editores. Barueri, SP: Manole, 2005.

GUIMARÃES, M.(1996) A dimensão ambiental na educação, editora Papirus, Campinas-SP, 107p.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. Coleção primeiros passos. 1. Ed. Editora Brasiliense. 1994.












Autor: Rosineide Lopes Barros Da Silva


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