IMPACTO AMBIENTAL ANTROPOLÓGICO DO TURISMO NA CORREDEIRA DO URUBUI NA CIDADE DE PRESIDENTE FIGUEIREDO NO ESTADO DO AMAZONAS



1 INTRODUÇÃO

Visando o estudo dos impactos ambientais ocorridos em nosso planeta, surgiu a necessidade de estudarmos as ações dos impactos antropológicos do turismo na corredeira do Urubuí na cidade de Presidente Figueiredo localizado no Km 107 da BR 174 no Estado do Amazonas.

A crescente ação turísticas no município, traz consigo grandiosos impactos ao meio ambiente assim como, fontes poluidoras dos órgãos e restaurantes as margens da corredeira sendo levadas para as águas deste complexo turísticos.

2 LOCALIZAÇÃO

Segundo Vieira, o Município de Presidente Figueiredo está localizado a 107 km (cento e sete quilômetros) da capital do Estado do Amazonas ? Manaus, foi criada através do Decreto nº 6.158, em obediência ao disposto nº Art. 177, da Constituição Estadual, introduzido pela Emenda Constitucional nº 12, de 10 de dezembro de 1981, que estabeleceu os limites a 71 Municípios passando assim a fazer parte do Estado do Amazonas.

A Corredeira do Urubuí é um dos atrativos naturais mais visitados pelos turistas, devido sua acessibilidade e por ser mais próxima da cidade de Presidente Figueiredo. O município possui em média mais de cem cachoeiras, grutas e trilhas de passeios propiciando aos visitantes um turismo de qualidade.

Durante os finais de semanas, a corredeira recebe cerca de cinco a dez mil pessoas e outros moradores que passam a freqüentar o ambiente durante o decorrer da semana por se tratar de um local de exuberante beleza e de águas refrescantes ao calor tropical da floresta Amazônica.

Há quinhentos metros distância do banho, estão instaladas várias lojas como: restaurantes, casas de cafés, lojas todos com seus banheiros desaguando nas águas deste balneário e cerca de cem metros distante das águas, estão diversos boxes que possuem suas pias que também deságuam nas águas da corredeira do urubuí. Vale também ressaltar que os órgãos municipais como: Prefeitura, as secretarias de Saúde, de administração e o hospital da cidade estão com sua localização nas proximidades do leito tendo como distância cerca de quinhentos a mil metros da corredeira do Urubuí. Tendo em vista a pesquisa de campo realizada pelos acadêmicos, podemos perceber que não há um tratamento dos dejetos que advêm destes, sendo despejados na parte final do espaço visitado pelos visitantes.

As visitas realizadas pelos turistas também proporcionam grande dispêndio de materiais e lixos gerado pelo consumo de bebidas e alimentação fornecidas pelos boxes e restaurantes.

3 IMPACTO AMBIENTAL

A norma NBR ISSO 14.001: 2004 defende que impacto ambiental é a mudança causada por ações que venham trazer um dano o meio ambiente e segundo Sáncez: "[...] impacto ambiental é qualquer modificação ambiental, independente de sua importância [...] pg. 30

Silva e Silva (2011) diz que:

A [...] legislação brasileira considera-se impacto ambiental "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente, afetam: I - a saúde, a segurança e o bem estar da população; II - as atividades sociais e econômicas; III - a biota; IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e V - a qualidade dos recursos ambientais"

Sáncez considera impacto ambiental qualquer mudança no meio ambiente, porém Silva e Silva leva assegura que a legislação brasileira atribui a responsabilidade dos impactos ambientais as ações humanas, o que diz respeito que caso haja uma mudança na natureza advinda dos processos naturais, não é considerada como impacto ambiental mas, como um processo de inteperismo.

4. DOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA FISCALIZAÇÃO

Os órgãos responsáveis pela fiscalização na corredeira do Urubuí são as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Turismo que, organizam os guias turísticos e observam como estão sendo realizadas as coletas de lixo na área do complexo.

As secretarias buscam fazer suas fiscalizações evitando que os banhistas desçam com comidas, animais, churrasqueiras instrumentos que promovam fogo, artigos de pescaria para que não ocorra acidentes.

Os infratores que deixam de cumprir com essas regras sofrem penalidades como: reparar os danos ao meio ambiente e a perda/ou apreensão dos materiais utilizados pelos banhistas.

Os órgãos distribuem panfletos informativos disponibilizam guardas municipais e salvas vidas que ficam dispostos para cuidar da segurança de todos os transeuntes.

5 DAS DEBILIDADES

Com tantas fiscalizações, percorremos a parte acessível aos redores da corredeira do Urubuí e descobrimos que havia muito a ser feito devido aos detritos e dejetos lançados no meio ambiente pelos restaurantes, comércios em geral e pela própria prefeitura que possui seu prédio com os fundos para a corredeira, em que descobrimos, bueiros a céu aberto que jorravam suas águas putrefadas na corredeira do urubui.

Sabemos que a água é essencial aos seres vivos sendo assim, indispensável para nossas vidas e pode ser usada para as mais diversas situações. Segundo Leme (2008).

Água é um recurso natural renovável finito, essencial a sobrevivência dos seres vivos a água, além de ser excelente solvente... é usada pelo homem para abastecimento público, uso industrial, irrigação, dessedentação de animais, conservação da fauna e flora, recreação, estética, pesca, geração de energia, transporte e diluição e depuração de despejos.

Esta afirmativa vem nos mostrando que apesar da água ser um recurso renovável também é um bem finito e se não conserva pode ser extinta. A água serve para atender nossas necessidades seja para uso público ou industrial, irrigação das grandes e pequenas plantações, saciar a sede dos seres humanos e dos animais e ainda, conservar a flora, serve como fonte de inspiração para recreações, navegações e inúmeras utilidades.

Os efluentes líquidos lançados ao meio ambiente causam danos irreparáveis; são rejeitos sanitários ou domésticos e industriais. Conforme Araribá (2008): Outro problema ambiental urbano preocupante é a poluição das águas por rejeitos lançados nos rios pelas indústrias e residências, é o que acontece nas mediações da corredeira do Urubuí onde os rejeitos são lançados. Pois a maioria das tubulações desembocam os efluentes líquidos no leito da corredeira do urubui, assim causando poluição das suas águas.

CONCLUSÃO

Com a temática de impacto ambiental antropológico do turismo na corredeira do Urubuí local de lazer na cidade de Presidente Figueiredo, localizada no Estado do Amazonas, podemos observar de forma concreta a banalização que se tem ainda quando se trata de meio ambiente, em que muitas vezes pensamos que providencias se tem tomado para frear a poluição do meio ambiente porém, muito ainda há de ser feito, a necessidade de tomarmos consciência de um meio ambiente verdadeiramente equilibrado não meramente uma simples maquiagem, mostrando por um lado ambientes saudáveis e por trás de destes um verdadeiro descaso como um todo por parte da ação humana. Enquanto não gerarmos um comprometimento com este meio, as futuras gerações não poderão desfrutar dos recursos naturais de forma saudável. É necessário que os órgãos competentes, tenham e façam uma vistoria aplicando as penalidades na forma da lei para que se possam frear estas ações, revitalizando os locais afetados pela poluição e degradação.


7 REFERÊNCIAS

ARARIBÁ. Projeto. Geografia. 5ª a 8ª séries. São Paulo:Moderna, 2006.

LEME, Edson José de Arruda. Manual Prático de Tratamento de águas residuais. São Carlos: EduFSCar, 2008.

SANCHEZ, Luiz Enrique. Avaliação de Impacto Ambiental. Conceitos e Métodos, São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

SILVA. SILVA, Prof. Elias DEF/UFV.Prof. Luís César - UFES. Impacto Ambiental. 26 mai. 2011. http://www.agais.com/impacto.htm.

VIEIRA, Antonio Fernando Fontes. Perspectiva de Desenvolvimento Sustentável e Conservação do Município de Presidente Figueiredo. Presidente Figueiredo, 2006.

Autor: Antonieta Silva Dias


Artigos Relacionados


Energia GeotÉrmica - Impactos Ambientais

Modelo PrÁtico Para Tratamento De EmissÕes AtmosfÉricas Em Restaurantes E Churrascarias

A Transposição Do Rio São Francisco E Os Impactos Ambientais Decorrentes

Água, Uso DomÉstico E Impacto Ambiental

GestÃo Ambiental

A Degradação Ambiental Provocada Pelos Esgotos Domésticos Da Cidade De Timbaúba Dos Batistas-rn

Pacto X Impacto