Palavras



Assim como algumas palavras têm o uso alterado conforme a época,outras são pescadas de tempos por vezes bem antigos.Exemplo: governança,prol (em prol de),e sarau.São arcaísmos que vêm sendo utilizados às vezes até como bastante frequência.Outras apresentam sentidos novos.Hoje ninguém procura nada,apenas BUSCA.. Continua é palavra banida da atualidade,só existe SEGUE,ainda que elas não sejam bem sinônimos;aliás,raramente o são.DEMANDA ,que era do jargão do Direito e da Economia,hoje serve para muitas situações.Vê-se nos jornais que as prefeituras CONTABILIZAM estragos de enchentes,quando antes só Contadores e Técnicos em Contabilidade -- contabilizavam. Apenas para concluir:poucos órgãos da imprensa grafam PRIMEIRO corretamente.O que lemos é UM GRAU.
E por falar em importação,os americanos nos deram duas contribuiçoes:"Você está me usando", e "Onde é que v.pensa que vai?".
E assim caminha a nossa língua,o Português do Brasil,que o de Portugal é outro bastante diferente.Vale lembrar,para concluir,o tremendo erro que foi a Reforma Ortográfica recente:tentar unificar coisas não unificáveis.
Autor: Antonio Xavier Balbé


Artigos Relacionados


Curso De Inglês – Um Pouco De História

DiscussÃo Acerca Da InclusÃo Da LÍngua Portuguesa Como Idioma Oficial Da Onu

A Reforma Ortográfica Evoluindo Com A Sociedade

Preconceito Linguistico

O Linguajar Brasileiro

Meu Amor

Versão Revisada Dos Luziadas Depois Da Revisão Ortográfica Nacional