PERDÃO: UMA DAS CARACTERÍSTICAS DOS RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS



Com a exceção de um hiato de tempo em minha adolescência, toda a minha vida nestas três décadas e meia, foram vividas como membro de comunidades evangélicas, em especial, nas Assembléias de Deus. Mesmo sempre tendo sido desta denominação, transito com liberdade em muitas outras, porque prego, ministro estudos e até já celebrei casamentos em várias outras, como Batistas, Presbiterianas, Pentecostais, Neo Pentecostais, etc. Conheço, sem nenhum orgulho disto, os bastidores do poder nestes ambientes religiosos.
Como ministro do evangelho, já participei de convenções estaduais e nacionais, para milhares de pastores. Reuniões de ministério, estive em centenas, ao longo dos últimos quinze anos, cultos, milhares, reuniões informais a perder de vista.
Vivi momentos de grande felicidade dentro destes ambientes, envolvido em riquíssimos relacionamentos interpessoais. Mantive e mantenho, relacionamentos fraternais, laços de amizade, diálogos entre amigos, inesquecíveis, que me inspiraram a ser a cada dia um ser humano melhor.
Contudo, as minhas maiores decepções, também ocorreram no dia a dia com "os filhos de Deus". Posso afirmar comno disse o profeta : " estas feridas foram feitas na casa de meus irmãos", posso falar como o salmista : "aquele que comia pão na minha mesa, levantou-se contra mim".
Já chorei. Já me magoei. Já sofri e até passei noites acordadas, pelas palavras ferinas de meus irmãos.
´Porém tudo o que disse até agora, é para afirmar o seguinte :
- As maiores feridas são fruto de relacionamento todavia, a cura para estas feridas também chega até nós, através dos relacionamentos.
Quem afirma isso não sou eu e sim Wilian P. Young, em seu livro, " A Cabana". Eu concordo com ele em gênero, número e grau, porque a cura para as feridas de minha alma, sofridas em "ambientes religiosos" ou não, tem vindo por intermédio de pessoas. Não é fácil ser atacado, vilipendiado,e pior quando isto é feito em nome de Deus. As piores feridas são estas, as que Deus é responsabilizado, sem ter responsabilidade nenhuma.
Confesso, não é fácil perdoar. pois o nosso senso de justiça, clama por vingança. Todo ser humano é assim. Não queremos misericórdia para o malfeitor, queremos castigo.
O mais lindo em tudo isto, é que Jesus Cristo nos ensinou exatamente o oposto, dizendo : -Pai perdoa-os, porque não sabem o que fazem.
O perdão não é meritório. Não é porque o índivíduo merece, mas é porque ele precisa.
Perdão liberta o ofensor e o ofendido. Perdão quebra algemas, liberta escravos da culpa, dá sono ao que esta com insônia, dá vida ao que esta morto existencialmente pelo fardo da culpa, castrado na sua criatividade humana pela dor do pesar e do remorso.
O salmista disse que feliz é aquele cujo pecado é perdoado e cuja iniquidade é coberta.
Deus é aquele que perdoa, nós como seus filhos somos chamados a receber o seu perdão e compartilhar com nosso próximo esta dádiva tão incomensurável. Perdoe e se perdoe também, cure e seja curado nos seus relacionamentos pelo poder do amor, pelo poder da graça, pelo poder do perdão.
Autor: Davi Alencar Santana


Artigos Relacionados


Tudo é Para Gloria De Deus.

Meus Irmãos

Deus Pede Perdão!!!

Perdão

TrÊs Palavras De Jesus Na Cruz

O Poder Do Perdão

Perdão