AUTORA ANA CRISTINA DA CRUZ SANTOS FUNDAMENTOS HISTORICO TEORICO ? METODOLOGICO DO SERVIÇO SOCIAL LL Glória de Dourados-MS2011 Introdução Fundamento histórico



AUTORA
ANA CRISTINA DA CRUZ SANTOS




FUNDAMENTOS HISTORICO TEORICO ? METODOLOGICO DO SERVIÇO SOCIAL









Glória de Dourados-MS2011

Introdução
Fundamento histórico e teórico metodológicos do Serviço Social dentro do contexto da sociedade contemporânea vem sendo desenvolvida com intuito dos usuários ter uma qualidade de vida estável dentro da sociedade. Esse novo trabalho com família vulnerável, avanço extraordinário dentro do serviço. Os profissionais da área esta buscando cada vez mais melhorar o atendimento a família diferenciada com varias redes para o suporte na saúde, educação, alimentação, Garantindo o bem estar familiar tendo seus direitos garantidos na constituição.

















Métodos empregados no Serviço Social
Metodologia de atendimento à família, Assistência à famílias; educação e ou pesquisa cabe ressaltar e apresentar que nos três serviços em que a Assistência é apontada como a única finalidade adotada, percebemos que a ações educativas como orientação, socialização de informações e prevenção e priorizada nas falas dos Assistente Sociais:
-Reunião domiciliar;
- visitas domiciliar;
-Busca ativa de família;
-Preenchimento de passe livre intermunicipal do Idoso e do Deficiente;
Encaminhamento para cursos de geração de renda, cursos de pintura em tecido, culinária, corte e costura artesanato em geral;
-Preenchimento do formulário do beneficio de prestação continuada- BPC. O foco principal é trabalhar com a preservação e o fortalecimento do vinculo afetivo do usuário, no sentido da prevenção.

O legado da Reconceituação

Serviço Social tem suas origens a doutrina da igreja católica surge como desdobramento da ação social e da Católica da igreja. Estão relacionada as profunda transformações econômicas e sociais que atravessam a sociedade brasileira. As primeiras escolas de Serviço Social são fundadas por grupos cristãos, Predominava de classe média que buscavam o preparo o exercício.
Os primeiros passos para o movimento de reconceituação foram movidos pelos impactos das teorias e tentativas de pratica desenvolvimentista. Reconhecia que sua teoria era frágil quanto á compreensão da dinâmica social, das relações de classe, dos grupos sociais, das instituições. Do ponto de vista metodológico, grande ênfase ao desenvolvimento de comunidade difundido amplamente, pela ONU e OEA Organização das Nações unidas e Organização dos Estados Americanos (décadas de 50, 60 e início de 70) através de assistência técnica a projetos, cursos, seminários e alcance de ampla literatura. As escolas de Serviço Social passaram a incluir nos currículos o ensino ao desenvolvimento de comunidade. Grandes projetos foram implantados com apoios de instituições pública (SUDENE, SUDAM, SUDESUL ) e por iniciativa da igreja católica .
No Brasil encontro regional de escolas de Serviço Social do nordeste (1964) é considerado a primeira manifestação grupal de critica ao Serviço Social tradicional e ensaio de reconceituação (docentes e profissionais .posicionam os métodos de intervenção face á realidade subdesenvolvida do nordeste). Dando ênfase á critica quanto ao aspecto economicista e adota o processo de conscientização na linha de liberação do oprimido.
A ruptura com herança conservadora expressas com ma luta por alcançar novas bases de legitimação da ação profissional, e de colocar-se a serviço dos interesses. E tem como pré-requisito que o Assistente social profunde a compreensão das implicações políticas de sua prática
Profissional, polarizada pela luta de classe. Objetivo geral do Serviço Social e a alibertadora e transformação de sistema de dominação e que se constituem em finalidades. Assim entendido o Serviço Social como uma práxis precisa atuar para alcançar uma mudança.
O procedimento dialético cuja adoção do Serviço Social vem desempenhando um papel vivificador, tanto na tória como na pratica ao clamado Serviço social tradicional. A importância da relação teoria/pratica, numa perspectiva praxiológica, altamente enfatizada pelo movimento, é também um dos seus marcantes resultados. A construção da teoria e da práxis do Serviço Social constitui-se no seu próprio movimento existencial, desde as primeiras conjunturas teóricas, formulações, busca de fundamentos, elaboração de processos e técnicas para a consecução de objetivos e propósitos assumidos.
Aos desafios, leva-se em conta que se tem apropriado ou não se estão apropriando de referencial teórico com qualidades para uma análise teórica - critica da sociedade, o que vem impossibilitando a previsão, projeção e a realização de um trabalho que seja uma ruptura com práticas conservadoras. Fica como desafio, a necessidade de uma dinâmica de transformação das relações sociais vinculando ao processo resistência á ordem dominante, promova a cidadania democracia e produza análises concretas para que própria reconceituação seja questionada, pois ela tem como pressuposto, ser um movimento na tradição critica (FALEROS: 2004)
Objetivo do Serviço Social no contexto brasileiro
Como o CRAS Centro de Referência da Assistente Social é aporta de entrada dos usuários á rede de proteção social básica suas as práticas são varias: recepção acolhida. Consiste no atendimento inicial e escuta qualificada das necessidades e demandas trazidas pela população, atendimento da bolsa família, atendimento familiar, ou individual. Acompanhamento, processo este realizado pelas profissionais, voltada para o usuário encaminhamento, processo de articulação da necessidade do usuário com a oferta do Serviço Sociais do município.
Visitas domiciliar, atividade técnicas de atenção sistematizada prestada ao individuo e / ou a família na sua unidade domiciliar, observando sua dinâmica e sua articulação com a vizinhança. Visitas institucionais, articulação da rede, atendimento Assistencial, como passe livre do idoso, deficiente e doente crônico, beneficio de prestação continuada (BPC) prestação de serviço ao fórum (estudo social) e parecer social.
Acompanhamento psicológico, grupo de geração de emprego e renda, pro jovem, grupo de convivência e sociabilidade geracionais, CRAS, itinerante, projeto fortalecendo família, são grupos sociais locais que consiste no estabelecimento de contato, alianças, fluxos de informações de ações de fortalecimento dos grupos sociais da comunidade, a fim de intercambiar experiência e a inserção social da família.
O Questionando Metodologia do Serviço Social
utiliza-se a abordagem individual, tendo comunidade a família, com objetivo de atuar nos fatores causais ou problemas em potencial interligados à situação saúde , no contexto sócio e emocional.Utilizada abordagem individual como instrumento de identificação de situações-sociais problemas comuns à população, para planejamento posterior de atividades grupais e programas específicos. Utiliza-se da abordagem grupal nas situações social problemas identificações eu um número significativo de clientes. Participa e organiza grupos para participação no processo social. Mantém o entrosamento das instituições da área, visando o conhecimento das necessidades comunitárias e estabelecendo-se atividades conjuntas para aproveitamento total e dinâmico dos recursos existentes. Segunda Marilda Villela lamamoto (2004) diz que para compreender a metodologia do Serviço Social, não se deve precebê-la de modo separada da sociedade, pois ela diz respeito ao modo de ler, de interpretar, de se relacionar com a realidade Social. Isso explica a atenção que o Serviço Social deu ao fazer e a formação profissional para atuar nas instituições remodeladas do regime milita.
A preocupação em entender a realidade social esta presente na Educação e nas diversas maneiras de adquirir conhecimento. Então, a formação profissional do Serviço Social tem como referência básica o homem como ser histórico de uma realidade. Daí a necessidade de conhecer o contexto social, a dinâmica das instituições vinculadas à sociedade civil ou à sociedade política e suas articulações, bem como os conhecimentos e as relações das distintas camadas da sociedade. Pressupõe que a formação acadêmica adquirida no curso de Serviço Social é um conhecimento básico que dá ênfase a ciência do homem e da sociedade e também um conhecimento Profissional dos fundamentos teóricos do Serviço Social e suas relações com esses sistemas. A Assistência Social é uma profissão de caráter interventivo, que se utiliza do instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenções em situações da realidade social em que estão presentes os reflexos das questões sociais. Observa-se que ao tomarmos conhecimento dos dados sobre a origem do serviço social passa-se a conhecer melhor o processo histórico e metodológico no Brasil, como também os dados da institucionalização da profissão social e das diversas demandas, bem como das respostas dada pela profissão em suas características teórica e metodológicas




Conclusão
Este movimento foi desenvolvido pela razão de muitos profissionais na área do serviço sociais para formulação de novos conhecimentos como nas teorias como na praticas, buscando em todo o contexto dentro da sociedade, direitos da cidadania, para melhoria do atendimento dos usuários o Serviço Social a cada década que passa vai conquistando o direito no mercados de trabalhos tendo nova visão nas propostas que surgem dentro da nossa sociedade, a uma expectativa de valor conquistados do profissionais, buscando políticas sociais mais dinâmica com qualidades nas redes de atendimentos, para os usuários.Com essa nova metodologia no Serviço Social
Vêm sendo empregado atendimento as famílias, atuando dentro da sociedade, no contexto social de maneira bem relevante aos usuários o direito de cidadão.







Autor: Ana Cristina Da Cruz Santos


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