TER HISTÓRIA PRA CONTAR



Ouvi o refrão de uma música que diz: "feliz aquele que tem história pra contar". Nós sabemos que uma história bonita e comovente não se faz da noite para o dia, leva uma vida para ser construída. Se quisermos ter uma história bonita aos oitenta anos, temos que começar ainda pequenos, aos oito anos talvez. E dos oito aos oitenta é só plantar amor e fazer a nossa história.
Refletindo sobre o refrão da música que ouvi, me veio a inspiração para fazer um texto e tecer alguns comentários sobre vários caminhos que percorremos para construir a nossa história. Portanto, aperte o cinto porque se você estiver entrando num desses caminhos que vou mencionar, sua história será manchada. Primeiro vou abrir uma ferida que sangra o coração de um pai e de uma mãe. É o caminho das drogas, dos prazeres ilícitos, pelo qual entram centenas de jovens. Um dia, talvez, se alcançarem a velhice, terão que dizer que entraram por um caminho errado e causaram dor e sofrimento aos seus pais, foram discriminados pela sociedade, destruíram a própria vida, mancharam sua história, porque entraram por um caminho de pura ilusão.
Outro caminho errado e que manha a história de um homem é a maldita corrupção. É o caminho daqueles que se apegam ao poder, o caminho de muitos políticos. Mas um dia, quem sabe, já com as pernas e os braços tremendo, ruídos pelos anos, esses homens do poder, que viveram com orgulho, bem como os corruptos, terão na lembrança as crianças abandonadas a espera de restos e migalhas para saciar a fome cruel, e terão que admitir que não honraram as cores da nossa bandeira, porque foram corruptos e ladrões, manchando sua história.
Tem ainda aqueles que entram pelo caminho da fortuna, mas antes de morrerem terão que dizer que foram mesquinhos e que nunca pensaram na partilha, no amor. O materialismo e a ambição para acumularem bens durante a vida, não permitiram ver o essencial da vida. Existem ainda, aqueles que entram pelo caminho do orgulho, da avereza, do egoísmo, da prostituição, manchando sua história. Um dia, certamente, irão perceber que durante a vida semearam apenas a maldade, manchando também sua história.
E a espada mais afiada, que fere e retalha com os dois gumes, é aquela que está nas mãos dos homens sem escrúpulos, que montam para si uma falsa religião usando da mentira, prometem e pregam uma felicidade imediata, baseada apenas na conquista de bens materiais, brincando com aquilo que é sagrado. Um dia verão que foram piores que os abutres por que entraram pelo caminho da maldição e mancharam a sua história.
O refrão que ouvi diz que "feliz é aquele que tem história pra contar", então, no final de nossa vida, se tivermos uma história bonita e comovente pra contar, seremos felizes, porque ela ficará escrita no coração das pessoas. O refrão dessa música é a mais pura realidade. "Feliz aquele que tem história pra contar".



Jair Garcia Martins
Uraí - Paraná

Autor: Jair Garcia Martins


Artigos Relacionados


Pensei

Voce Faz Parte De Minha História

Mistério De Um Caminho.

Cordel De Corpo Inteiro

Feliz Aquele Que Tem História Pra Contar.

Uma CanÇÃo De Ouro. Uma ComposiÇÃo De GÊnio

Primeiro Amor