Orações Teocêntricas



Orações Teocêntricas

Existem três tipos de oração que são dirigidas a Deus, por causa de Deus mesmo, o que Ele é, o que Ele faz e o que tem feito por nós. Eu chamo a esses três tipos de oração de "Orações Teocêntricas". Por quê? Porque elas são centradas única e exclusivamente em Deus. Nós podemos o tempo todo render a Deus: adoração, louvor e ações de graças. Nas "Orações Teocêntricas" outra coisa não busco, senão apresentar a Deus a minha adoração, louvor e gratidão. O motivo do meu relacionamento, da minha oração, não sou eu, nem uma necessidade minha, não é o outro ou sua necessidade, mas é Deus. Meu pensamento se centra somente n?Ele. Dentro das "Orações Teocêntricas", dissertaremos de forma concisa sobre três tipos de oração: I) Adoração = O que Deus é (seu caráter), II) Louvor = O que Ele faz pelos outros ou no universo, III) Ações de graças = O que Ele nos tem feito.

Adoração: O que Deus é (Apc.4:8-11): Esse é o tipo de oração que exalta a pessoa de Deus. O adorador se concentra no caráter de Deus e nos seus atributos. Na adoração, expressamos a Deus o nosso profundo amor por Ele; é a resposta do nosso amor ao amor Divino. Podemos dizer que adoração é o reconhecimento do que Deus é. E o que Ele é? Elohim é sábio, é santo, é amor, é fiel, onisciente, onipresente, onipotente, soberano, infinito, eterno, sublime, justo, o que era, o que é e o que há de vir, o alfa, o ômega, o princípio, o fim, o Senhor Único. Adorar é exaltarmos estes atributos; Concentrarmo-nos na natureza de Deus (Elohim), nas qualidades do Seu Ser, na Sua Pessoa. Alguma vez você adorou Deus neste nível?
Vejamos qual o significado da palavra "Adoração". Adoração é um dos assuntos principais da Bíblia. Há 270 referências à adoração. A palavra mais comum no hebraico é "Shachah" (172 vezes), traduzida por adoração. Segundo a concordância exaustiva de Jimes Strong, essa palavra significa: "Prostrar-se (em homenagem à realeza, ou a Deus); curvar-se, abaixar-se, humilhar-se, prostrar-se sobre o rosto, fazer mesura, reverência, dobrar-se." . No grego, a mais comum é "proskeneo" (59 vezes). É a composição de duas palavras: "Pros", que significa "para", "em direção" e "Keneo", que significa "Beijar". Portanto, quando faço a oração de adoração a Deus, me encurvo, me inclino, me humilho, me dobro, me prostro com o rosto em terra, beijo os seus pés, com um sentimento de temor, devoção e reverência, pois O amo de todo o meu coração, e expresso ao Senhor o meu mais profundo amor e adoração por aquilo que Ele é! (Sl.95:4-11).
Louvor: O que Ele Faz Pelos Outros, ou no Universo (Sl.150): O segundo tipo de Oração Teocêntrica que queremos considerar é a oração de louvor. Para podermos entender esse tipo de oração se faz necessário compreendermos o que significa louvar. Louvar é reunir todos os feitos de Deus que conhecemos e expressá-los em palavras e cânticos, numa atitude de exaltação e glorificação do Seu Grande Nome, que é digno de ser louvado. Na adoração, falamos do que Deus é e, no louvor, falamos do que Ele fez e faz no meio do Seu povo e de Suas obras poderosas. E qual a diferença entre o louvor e as ações de graças? No louvor, expresso e exalto a Deus, não necessariamente pelo que Ele me fez, entretanto pelo que Ele faz, como um todo, pelos outros, ou no universo; Sua criação, Seus poderosos feitos. O louvor, portanto, se concentra nas maravilhosas obras de Elohim! (Sl.95:1-3).
Ação de graças: O que Ele nos Tem Feito (Sl.103:1-3): sobre este terceiro tipo de oração, queremos dizer que ação de graças é basicamente o ato de expressar reconhecimento e gratidão a Deus por suas bênçãos derramadas sobre nós, seus filhos. Reconhecemos de modo sensibilizado o que Ele, o nosso Adonay-Jirê faz e nos dá, como a salvação, o alimento, a provisão material, a família, enfim, as coisas que fazem nossa vida, e expressamos isso em palavras ou em cânticos de gratidão. A ação de graças difere do louvor, porque, neste é focalizado o que Deus faz, Suas obras e realizações, enquanto na ação de graças focalizamos o que Deus nos dá, ou faz por nós, pessoalmente. Logo, eu posso dizer que ação de graças é um tipo de oração em que eu chego diante de Deus confessando as bênçãos recebidas! (Cl.3:16).

Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]





Autor: Ronaldo Carvalho


Artigos Relacionados


Verdadeiro Adorador

A Oração De Consagração

Eu Sou Do Senhor..

Adoração: Rotina De Igreja ? - Por Ramon Tessmann

OraÇÃo

9 Passos Para Nunca Esquecer De Deus

"deus Não Existe. Rasgo Minha Bíblia!"