Educação: Garantia de direitos fundamentais.



Tenho o imenso prazer em dedicar minha vida à educação, ser professora me satisfaz como pessoa, alcançando com plenitude a satisfação profissional. Diante dessa declaração digo "toda vez que me debruço ao estudo e a escrita sobre o tema "Educação" não o faço apenas com critérios técnicos e científicos, converge aí minha alma, meu espírito e meu fazer profissional nas linhas que vou traçando."
O tema educação tem sido freqüente nos diversos ambientes da nossa sociedade, sendo de fundamental importância todas as reflexões sobre o assunto, em muitas estão embutidos compromissos e a compreensão de desenvolvimento, cidadania e democracia que almejamos a todos de forma igualitária. Ao afirmar a importância da educação no seio da sociedade, automaticamente queremos a valorização do profissional da educação, porém, na maioria das vezes esses "trilhos" não andam para o mesmo horizonte. Observando e vivenciando o dia-a-dia afirmo que o conjunto da sociedade não está comprometido em valorizar o profissional da educação onde incluo também uma parcela de professores, que não colocam em primeiro plano a Educação como uma saída para os problemas sociais.
Muitos são os desafios para se fazer Educação, menciono o que todos conhecem há décadas como a falta de estrutura física nos ambientes escolares, a formação dos profissionais, o distanciamento acadêmico e a realidade em que o Educador vai atuar, os programas de formação continuada são de difícil acesso, principalmente porque o professor trabalha com uma carga horária desgastante para receber um salário que lhe permita o mínimo para suprir suas necessidades de sobrevivência, infelizmente nossos salários , principalmente da educação básica são lastimáveis, para não dizer vergonhosos para a Nação e me pergunto "Por que poucos alunos tem alguma vontade de seguir carreira profissional de professor e trabalhar na Educação Básica?"
Postos de forma sintética a realidade educacional brasileira, debruço-me ao estudo dos pilares da Educação e a importância deles para a educação mundial e que são: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Esses conceitos são da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI baseados no relatório da UNESCO. Os Pilares baseiam-se em uma proposta concreta, no sentido de oferecer à sociedade uma educação básica de qualidade, gratuita, ampla na perspectiva de formar cidadãos comprometidos com as questões sociais, na construção de uma sociedade democrática, sustentável e com a convivência humana harmoniosa.
O conjunto dos Pilares da Educação Mundial traz consigo o desenvolvimento humano integral, o despertar do pensamento crítico, o fundamento científico e principalmente a construção do conhecimento a partir da realidade. É um desfio constante da Educação o desenvolvimento da humanidade no que tange ao convívio com o diferente e a cooperação mútua, enfrentando dessa forma as contradições em um mundo que enfrenta adversidades tais como: competitividade desenfreada entre os próprios países, as questões religiosas, políticas públicas, os regimes políticos, as desigualdades econômicas, desigualdade de gênero entre outras.
O resgate de valores no sentido de um bem viver, responsabiliza os envolvidos com a Educação nas diversas instâncias da sociedade a entender o Ser que necessita de desenvolvimento integral sem dualidades, sem preconceitos na constante busca da PAZ.

Clarice Dal Médico
Autor: Clarice Fatima Dal Médico


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