ROMANTISMO NO BRASIL



UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
ROMANTISMO NO BRASIL
*POLIANA NUNES ALVES

Resumo

Após 1822, o Brasil cresce no sentido do nacionalismo, busca o passado histórico, a glorificação da natureza e da fuga da realidade, mais do que tudo escape é a morte. Romantismo no Brasil foi enquadrado fundador livro "Suspiro poético e Saudades" Guimarães Gonzales. Em 1808 com a chegada da família real ao Brasil Português no Rio de Janeiro através do processo de urbanização, tornando assim a influência européia um ambiente de campo.

Introdução

Em 1808 com a chegada da família real ao Brasil Português no Rio de Janeiro através do processo de urbanização, tornando assim a influência européia um ambiente de campo. Romantismo no Brasil encontrou um processo revolucionário, de 1822 a independência, lançou um novo desafio, disse que como uma nação, e deve construir sua própria identidade, Os fundamentos do estilo romântico são: o nacionalismo, egoísmo e liberdade de expressão. As características do romance são: Subjetivismo: a personalidade do autor é realçada, na poesia e na prosa apresenta uma visão particular da sociedade, seus costumes e da vida como um todo. O Sentimentalismo autor passa a usar a literatura como uma forma de explorar sentimentos comuns na sociedade . Nacionalismo: surge a necessidade de criar uma cultura extremamente brasileira. Mal so seculo ou byroniano século: o recurso escuro é abordar questões como a morte, o amor impossível e escuridão. Indiana: O autor usa a figura do índio como inspiração para seu trabalho, abordando a figura do herói indígena nacional. Escapism: os românticos procuraram fugir da opressão capitalista gerada pela revolução burguesa. A mulher dá idealizada como uma fonte de inspiração era intocável, visto como um anjo.



O início da prosa literária brasileira foi no Romantismo, com o desenvolvimento de algumas cidades, como Rio de Janeiro, onde se formou um público de jovens de classe alta, o que permitiu a leitura de lazer romance e seriados. O público estava à procura de uma literatura de promulgação. As tendências do romance são: Romance urbano, relacionados à vida social, com as causas sociais e morais do desenvolvimento urbano. Os destaques: José de Alencar (Senhora Luciola), Joaquim Macedo (a Moreninha, muco Loire) Manuel Antonio de Almeida (Memória de um sargento de milícias).romance regionalista, que se caracteriza pela atração pelo pitoresco eo desejo de explorar, investigar internas Brasil. Os autores românticos estavam interessados na vida e hábitos da população rural. Os destaques: José de Alencar, Taunay (Inocência) Bernardo Guimarães (A Escrava Isaura, seminarista). Romance histórico é caracterizado por ser um nacionalista, na verdade aumenta a história. Os destaques: José de Alencar (O Guarani, As Minas de Prata) Bernardo Guimarães (Lenda e Romance Histórico) Franklin Távora (O Matuto, Loutenço).
Com o fim do romantismo brasileiro, em 1860, a influência econômica, política e social da literatura param se aproximar da realidade, a poesia abolicionista reflete as lutas, a guerra do Paraguai e do ideal da república, o declínio da monarquia eo aparecimento da poesia social. Castro Alves influenciou o surgimento de realismo. Poesia romântica é caracterizada por versos brancos, o verso livre, sem medida, sem estrofes rima.










REFERÊNCIA BIBIOGRÁFICA
William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens,São Paulo, Atual Editora, 2003, cap. XVI
Manual de Literatura Brasileira (Sergius Gonzaga, Mercado Aberto, cap. III, págs. 37-82, 1985, Porto Alegre)














Autor: Polianana Nunes Alves


Artigos Relacionados


Romantismo

O Romantismo Na Espanha

Dialogismo E Realismo Nas Manifestações De Um Ultra-romântico.

Romantismo No Brasil

Análise Do Romance "iracema"

Machado De Assis: MemÓrias PÓstumas De BrÁs Cubas Na VisÃo De Roberto Schwarz

Resenha Do Romance Iracema