Desempenho Físico: Fatores que Influenciam



Fernando Colombo


De um modo geral, o desempenho físico resulta de um conjunto de todas as características físicas e mentais do indivíduo. Algumas são determinadas no momento da concepção, pelo material genético paterno e materno. Outras características podem ser adquiridas, mais tarde, pelos processos de crescimento, maturação e aprendizagem, enquanto outras resultam da interação dos componentes genéticos do indivíduo com o ambiente.

A realização desportiva é uma mistura complexa de influências genéticas e ambientais, incluindo o treinamento, e na tentativa de alcançar qualquer conclusão significativa sobre o desempenho físico, é sempre útil procurar separar esses fatores. Existem vários estudos sobre a influência genética e está se tornando claro e quão importante é sua influência.
O treinamento pode vir a aperfeiçoar as características do indivíduo, mas o limite dessa realização é geneticamente predeterminado.

As características que são importantes para o desempenho físico e sobre as quais o indivíduo tem pouco ou nenhum controle incluem: 1- sexo; 2- idade; 3- somatotipo; 4- altura - distribuição e tipo de unidades motoras. Muitos dos efeitos dos dois primeiros fatores são óbvios, mas poucos dos pontos menos conhecidos são observados e levados em conta, para o treinamento.

É possível demonstrar que o físico é influenciado pelas características fisiológicas específicas e que muitas delas podem ser medidas ou descritas. Elas incluem variáveis como força, flexibilidade e capacidade para vários tipos de esforço físico (endurance). São frequentemente classificadas como componentes de aptidão física.

Quanto mais se sabe sobre os efeitos biológicos do exercício, tem se tornado cada vez mais evidente que as mudanças são todas devido a adaptações específicas, anatômicas, fisiológicas e bioquímicas.
Importante lembrar que o treinamento físico tem que ser realizado de forma específica, por exemplo, tenho um atleta que corre 100 metros em um tempo olímpico; se eu levar este corredor para um treinamento de Judô, seu aproveitamento em nível de performance física será nulo e vice-versa.

Então, temos que pensar que um treinamento físico específico provoca adaptações específicas no corpo do atleta.

O físico tem uma influência importante na performance atlética, mas em extensão muito limitada está sobre o controle do indivíduo.


Autor: Fernando Colombo


Artigos Relacionados


Treinamento De Força E Iniciantes

Somatotipo

A Importância Da Avaliação Física

Por Quê Contratar Um Personal Trainer?

O Processo De Envelhecimento E A Prática Correta Dos Exercícios.

A Importância Da Avaliação Na Prática Da Atividade Física

Benefícios Do Exercício Para Crianças E Adolescentes