REAQUECENDO OS RELACIONAMENTOS




Como vai ser relacionamento conjugal? Continua alegre, leve e comunicativo ou se tornou tedioso, cansativo e monótono? Como vai sua comunicação com seus filhos? Aberta, informal, fluente e descontraída ou se tornou tensa, cheia de gritos e palavrões? Como vai seu relacionamento com os amigos? Tem encontrado espaço para desabafar, falar de seus sonhos e desejos, medos e decepções, frustrações e desencontros ou já não tem mais coragem de desabafar com eles porque a confiança acabou? como vai teu convívio com a sua comunidade de fé? Esta empolgante, harmonioso e cheio de desafios ou ir a igreja se tornou um fardo quase impossível de carregar? Quando você entra no templo qual a sensação que te invade? Alegria? Gratidão? Paz? Ou a tristeza, desânimo e a desilusão tem sido sua companheira nos domingos que frequenta a igreja?


Na vida todos os nossos relacionamentos passam por autos e baixos. Toda relação tem períodos fantásticos e épocas sofríveis. Toda associação, parceria, alianças e pactos, pois é isso que os relacionamentos são, passam por dias tempestuosos e mares bravios.
Se você vive dificuldades em seu relacionamento com cônjuge, filhos, amigos, igreja, emprego e chefes, vizinhos e parentes, entre outros, bem-vindo ao clube, você não esta só neste barco, tem mais de seis bilhões de seres humanos contigo.


Com o passar do tempo todo relacionamento, conjugal, fraternal, profissional, eclesiástico, social, ou seja lá qual for, enfrentará crises e decepções, frustrações e desalentos, esfriamentos e indiferenças. Chamamos isto de "desgastes". É semelhante a uma máquina que trabalha horas a fio e de repente começa a dar sinais de que existe algum problema, precisa de manutenção. Precisa trocar alguma peça, lubrificar outras, trocar o óleo, fazer reparos técnicos. Geralmente nesta hora algum profissional competente é chamado e faz duas coisas.
Primeiro ele faz um diagnóstico, onde aponta possíveis problemas, avarias e causas do mal funcionamento.
Em segundo lugar ele mostra o prognóstico, apontando soluções cabíveis para trazer saúde técnica para a máquina em questão.


Nossos relacionamentos precisam ser observados frequentemente. É comum o tempo desgastar até mesmo os relacionamentos mais saudáveis que existem.
semelhante a uma máquina, nossos relacionamentos começam a enviar sinais de problemas que existem ou que se avizinham. Nossa tendência é ignora-los. Agimos como se nada estivesse acontecendo e depois nos deparamos com um divórcio, demissão, fim de uma amizade, afastamento da nossa comunidade de fé que é a nossa igreja, enfim não atentamos para os sinais que nos chegam diariamente.


O navio transatlântico Titanic da British White Star Line, foi o maior objeto móvel já construído pelo homem até então. Media cerca de 273 metros (ou seja, quase quatro campos de futebol) por 40 metros de largura e uma altura aproximada de um prédio de 150 andares. Saiu do Porto de Southampton, na Inglaterra, no dia 10 de Abril de 1912 com destino a Nova Iorque, transportando aproximadamente 2.223 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes. Às 23h40 do dia 14, colide com um iceberg e afunda duas horas e meia depois. Foi o desastre marítimo mais famoso do Século XX e é até hoje. Jack Philips e Harold Bride eram as pessoas responsáveis de repassar ao comandante do navio mensagens de novidades no mar como de icebergs que poderiam afundar o navio, contudo ignoraram avisos que chegaram e acharam que não era tão importantes, quando o alerta soou já era tarde demais não dava mais para desviar a grande nau e assim 1.523 pessoas morreram na tragédia.


Noto que quando um relacionamento esta se desgastando demais, não se consegue mais ver as qualidades do outro, os motivos que uniram as duas partes são esquecidos, o foco já não é mais nas qualidades que unem mas nos defeitos que separam, os diálogos que são usados para construir desaparecem e quando surgem só servem para colocar mais sal nas feridas. Neste ponto algo tem que sr feito ou então a separação, o fim do relacionamento, o término da aliança, a quebra do vínculo é iminente.


Tudo o que esta ruim pode melhorar, mas tudo o que esta bom pode esta bem ruim pode ficar.

É preciso repensar os nossos relacionamentos. Nada sobrevive sem cuidados. Nossos relacionamentos nunca serão saudáveis se descuidarmos e "deixarmos a vida leva-los".
Ter bons relacionamentos na vida não é obra do acaso mas também não é não é tarefa impossível pois com diligência, esmero e empenho podemos e teremos mais qualidade de vida relacional.

Autor: Davi Alencar Santana


Artigos Relacionados


Melhore Seus Relacionamentos E Sua Vida!

O Simples E O Complexo Nas Relações Humanas

Repensando Os Nossos Relacionamentos

Mantenha A Relação Em Alta

Rede De Relacionamentos

Não Adquira Fracassos Tenha Experiencias

Você Cliente