ROTINAS DE BACKUP



Os dados atualmente utilizados pelas empresas são tão valiosos ou mais que seu próprio patrimônio. Sendo assim, é necessário que políticas de salvaguarda sejam aplicadas nas organizações, visando à prevenção de incidentes e extravio destas informações. Isso se faz através do uso de ferramentas para auxiliar no gerenciamento de backup, pois estas proveem a plena análise do ambiente da empresa e pesquisas da solução que melhor se adapta à organização, assim como elaboração de rotinas de cópias de segurança para o ambiente em questão.
Desta forma, este artigo chama a atenção para os conceitos e teorias de backup para que se possa implementar, em sua residência ou até mesmo em seu trabalho, rotinas de backup, utilizando o software de sua preferência, seja de domínio público ou de uso proprietário.
O princípio de backup consiste na cópia de dados específicos para serem restaurados no caso da perda dos originais. A cópia pode ser realizada para o mesmo computador, para um dispositivo de armazenamento ou, ainda, para outra localidade, como transferência pela rede de dados para outro prédio da empresa ou prestador de serviço. Desta forma, protegem-se os dados contra acidentes que possam acontecer fisicamente à estrutura organizacional.
Independente de como os dados forem perdidos, seja por apagamentos acidentais ou corrupção dos dados, um backup eficiente consiste naquele que minimiza os impactos desta perda, possibilitando a restauração do arquivo ou serviço no menor tempo possível e com a menor defasagem em termos de alteração das informações. As cópias de segurança podem variar de acordo com a natureza dos arquivos, com as necessidades empresariais e com a infraestrutura disponível. Ainda, algumas métricas devem ser observadas: tempo de execução (janela de backup), a periodicidade, a quantidade de exemplares das cópias armazenadas, o tempo em que as cópias devem ser mantidas, a capacidade de armazenamento, o método de rotatividade entre os dispositivos, a compressão que é a forma de comprimir as informações contidas em um determinado backup e a encriptação, que serve para criar um campo de segurança dos dados armazenados.
Existem as seguintes formas de backup:
? full, completo ou normal: cópia de todos os dados especificados para um dispositivo de armazenamento seguro; Vantagem: é o tipo de backup que tem a restauração completa mais rápida e descomplicada, pois todos os seus arquivos estão sempre contidos no último backup realizado e podem ser restaurados de uma só vez; Desvantagem: é o tipo de backup que mais demora para ser feito e o que mais ocupa espaço, pois, a cada vez que o backup for feito, serão incluídos todos os arquivos contidos nas origens do trabalho;
? incremental: cópia dos dados adicionais ao backup anterior, ou seja, acréscimo das informações não contidas no último backup. Vantagens: o uso do backup incremental permite otimizar a performance do processo de cópia de segurança bem como diminuir o espaço ocupado para armazenar as cópias. Além disso, o backup incremental permite guardar várias versões de um mesmo arquivo; Desvantagem: para restaurar completamente seus arquivos, não basta restaurar o backup completo, deve-se restaurar primeiro o backup completo mais recente, e, depois, todos os incrementais na ordem em que foram gerados posteriormente ao completo.
? diferencial: cópia dos dados adicionais ao backup completo imediatamente anterior, ou seja, acréscimo das informações não contidas no último backup completo. Vantagem: o uso do backup diferencial permite otimizar a performance do processo, pois somente são copiados os arquivos alterados após o último backup completo; Desvantagem: para restaurar completamente seus arquivos, não basta restaurar o backup completo, deve-se restaurar primeiro o completo mais recente, e, depois, o backup diferencial.
Um bom planejamento para cópia de segurança e restauração das informações é essencial para uma empresa de qualquer tamanho, porém, infelizmente, isso nem sempre é o principal objetivo das organizações que, muitas vezes, não investem no orçamento necessário para o sistema de backup.
Autor: Thiago Mandagará Pegoraro


Artigos Relacionados


Softwares Para Backup Garantem Segurança E Agilidade

Análise E Melhoria De Um Sistema De Backup

Softwares Empresariais

Transferir Um Site Web

Windows Dica De Instalação Básica

Sinais Que Seu Disco Rigido Pode Estar Falhando

Coisas A Considerar Ao Mudar De Web Hosting