Diversidade Cultural E A Construção Subjetiva Nos Ambientes Educativos



O presente artigo,propõe uma análise acerca da diversidade cultural presente nos ambientes educativos, como fator preponderante no processo ensino aprendizagem. A pluralidade cultural existente no Brasil, é muito vasta dada a própria formação do povo brasileiro que se deu a partir de três raças distintas: negros, indígenas e brancos.Assim, os hábitos e costumes dos brasileiros se ampliaram, ocasionando uma pluralidade cultural singular, resultado dessa miscigenação.No entanto, a diversidade não pode ser resumida apenas nas diferenças étnicas, mas, em todos os que saem do limite da "normalidade" ditada pela sociedade de nosso tempo, isso incluem também as mulheres, homossexuais e as pessoas portadoras de necessidades especiais.Nesse sentido, discutir essa questão, é mergulhar num universo complexo e de difícil enfoque.Entre tantas instituições que tratam sobre o tema, existe a escola, que como instituição educativa, fica com o papel de tornar os " diferentes" " iguais" o que na teoria parece ser muito simples, porém na prática é mais complexo do que se imagina, uma vez que atua através de um currículo pré estabelecido por instâncias maiores no caso o MEC.Os estados e municípios, por sua vez, fazem as devidas adaptações, mesmo assim, não atende as reais necessidades já que cada realidade é única e assim, precisa ser entendida.A escola como um espaço de socialização dos indivíduos deve ter a responsabilidade de ampliar os horizontes culturais e a expectativa dos alunos numa perspectiva multicultural.É  nela, que aprendemos a conviver com as diferentes formas de agir , pensar e se relacionar; portanto ela deve refletir essa diversidade. Diante de tal definição acerca do papel desempenhado pela escola temos, o ponto de partida para nossa reflexão sobre a importância da mesma como uma instituição, onde o sistema funcional requer o estabelecimento de relações interpessoais fator esse, preponderante no processo ensino aprendizagem.Desse modo, as relações interpessoais delimitam a dinâmica do processo ensino aprendizagem na qual, sua finalidade está em contribuir, efetivamente, com o desenvolvimento humano e dele participar.  Tratar sobre diversidade cultural é, acima de tudo, perceber as diferenças e aceitá-las e compreender que nesse universo múltiplo, deve-se encontrar um mecanismo que torne os "diferentes" "iguais" sem perder a particularidade de cada um, o que é um grande desafio para a sociedade enquanto instituição educativa e, principalmente para escola como porta voz dessa sociedade.  


Autor: Claudia Melo


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