Contextualização No Aprender



CONTEXTUALIZAÇÃO NO APRENDER

Margarida Elisa Ehrhardt Ferreira[1]

Nas últimas décadas do século XX observamos a modificação mundial no âmbito das suas diferentes organizações: social, econômica, política, tecnológica, científica e cultural. Muitas descobertas científicas trazem um expressivo desenvolvimento tecnológicoreorganizando a sociedade, globalizando economia e permitindo a virtualidade que influencia diretamente nosso cotidiano. Sendo assim, a robótica, a inteligência artificial, a informática, a internet e o moderno sistema de telecomunicações alavancam as áreas de conhecimento para uma nova roupagem evolutiva. Temos hoje um mundo pragmatico, ideológico,tradicional , cultural e ao mesmo tempo transformador . Um mundo de criações e registros , ondeatecnologia contemporâneabuscaconservare transformar o que já existe.

Dentro deste contexto, as pessoas se organizam em grupose estabelecem criações,relações e costumes, em diferentes áreas e são essas relações e itens que compõe a sociedade humana que permitem a população identificar-se enquanto grupo ou indivíduo.A culturaabarca todos estes fatores que oferecem identidade ao grupo socialformado.

Auréliocoloca como conceito de cultura:

"O conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade."( Aurélio[2])

"O conjunto complexo dos códigos e padrões que regulam a ação humana individual e coletiva, tal como se desenvolvem em uma sociedade ou grupo específico, e que se manifestam em praticamente todos os aspectos da vida: modos de sobrevivência, normas de comportamento, crenças, instituições, valores espirituais, criações materiais, etc"(Aurélio)

Observamos que a cultura portanto engloba desde a linguagem ao costumeao longoda história o que se diferencia da conceituação de civilização que se restringe a" um conjunto de criaçõesde uma determinada época da história ou determinado período de tempo" (Ávila[3] 1987).

Dentro de nossa sociedade muitas instituições existem.Família e escola são organizações indissociáveis que contribuem para a cultura e a formação humana.A Escola é responsável pela educação formal do indivíduo e precisa sistematicamente se organizar e investir institucionalmente. È necessário que se afirme enquanto espaço social de construção de significados, constituídos de ações de cidadania .È necessário ainda propiciar o domínio de recursos que levem ao diálogo consciente partindoda leitura e do conhecimento, . A junção família e escola constroem novas relações que vêm sendo estabelecidas tomando como referência os pilares estabelecidos pela UNESCO: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser, oferecendo ao aluno instrumentos para uma educação permanente.

A função da escola então, se estende além da construção do conhecimento. Passa pelas relações, interações, pela comunidade escolar, gestão democrática e pelo conhecimento em si, além de solicitar a organização dos espaços e tempos de uma forma diferenciada do modelo tradicional. A Educação atual pede uma postura de remodelação do professor com uma proposta mais elaborada de trabalho, abortando ao máximo a proposta tradicional de ensino. Abrimos as janelas para o sol do conhecimento, da tecnologia, da cooperação, da interação, do diálogo podendofalar em nossa prática, das aprendizagens significativas ede um currículo voltado para as competências.

Buscando um currículo com princípios pautados na integralidade do conhecimento, na interdisciplinaridade e na contextualização é necessário empreender esforços para desconstruir a concepção de currículo como um plano de disciplinas fragmentadas e isoladas como tradicionalmente fomos formados. È importante refletir que, o currículo para competências busca o desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico, da compreensão dos princípios científicos e tecnológicos, dos processos produtivos, destacando o diálogo, a interação, a argumentação como aspectos fundamentais no processo de formação do indivíduo. A mobilização dos recursos cognitivos, como saberes, capacidades, informações dentre outros, para solucionar com propriedade e eficácia diferentes situações designamos Competência, conceito desenvolvido por Perrenoud[4] . Para a educaçãodentro desta ótica, visando como produto futuro o trabalho, elecomplementa destacando a importância de treinar determinadas habilidades/aptidões em etapas didáticas que se desenvolvem nas relações dos saberes e da sua aplicação no cotidiano de forma reflexivae ao mesmo tempo prática.

A organização do currículo por competências sugere, portanto a ruptura com o modelo tradicional.

DA ESCOLA UM NOVO HORIZONTE PARA O MUNDO

O que sei?

É um questionamento que o professor deve realizar sempre. Será que tudo o que sei é suficiente para contemplar minhas necessidades profissionais, em um mundo tecnológico?Acompanho com presteza as evoluções?Inclusive a evolução da instituição escola, observando suas novas necessidades?

Que novas necessidades a escola precisa?

A escola precisa se modernizar. Precisa acompanhar a evolução global, a interatividade mundial. Sua escola consegue interagir com o mundo tecnologicamente e humanamente?

Quais estratégias são pensadas para sua evolução?

Buscar a qualificação para o trabalho em uma escola que considera o aluno em seu conhecimento, sua cultura e suas possibilidades é o primeiro passo.Pensar enquanto mediadores deste processo intenso que é de aprender e ensinar è necessário refletir nosso papel ,já que buscamos formar sujeitos conscientes e atuantes na sociedade brasileirae Nóvoa[5](2001) traz uma colocação bastante interessante:

"O professor é um organizador de aprendizagens, de aprendizagens viaos novos meios informáticos, por via dessas novas realidades virtuais.(...) o professor como alguémque compreendee detém determinado conhecimentoe é capaz de reelaborar o sentidoda sua transposição didática , como agora se diz, no sentidoda sua capacidade de ensinara um grupo de alunos.(...) as escolas valem o que vale a sociedade.Não podemos imaginar escolas extraordinárias, espantosas, onde tudo funcionabem numa sociedade em que nada funciona."

O autor coloca importância de desde já formarmos a consciência cidadã, e por meio de nosso trabalho consigamos modificar o atual cenário educacional que se encontra ainda em estado latentee absorto em um mundo rápidoe vibrante fora dos espaços escolares.

Pensando em modificar esta situação, o professor precisa conhecer as teorias educacionais para refletir sobre a sua práxis. Sim, teoria e prática juntas visando o sucesso da aprendizagem, onde alguns princípios devem ser lembrados:

História do aluno considerada no processo;
Autoconceito do aluno influenciando em sua capacidade de aprender;
Aprendizagens relevantes para a vida do aluno, articulando-se com conhecimentos anteriores;
Motivação do aluno;
Aprendizagem vivenciada é duradoura;
Elogios como arma poderosa para a promoção da aprendizagem;
Promover a repetição se situações de aprendizagens de forma interessante;
Conhecimento dos erros para dar solidez à aprendizagem;
Identificação por parte do professor do modo como cada aluno se apropria do conhecimento;
Aprender a aprender para a conquista da autonomia de continuar aprendendo.
Diálogo como elemento de construção de conhecimentos;
O professor atuando como um mediador do processo.
Escola não é apenas o espaço físico, que muitas vezes se torna sem atrativo, com uma rotina e proposta educativa maçante. É necessário pensar quais os objetivosa longo prazo a educação quer cumprir e as metas nestecenário.

Estes princípios permitem ao professor prioritariamente buscar no currículo voltado para as competências onde as áreas de conhecimento devem ser priorizadas. Nós professores o quanto mais visarmos estratégias de trabalho interessantes estaremos cumprindo nosso objetivo: educação formal com qualidade.


[1] Licenciada pelo UNICEUB em Pedagogia com habilitação em Magisterio e Administração Escolar,;Especialista em EAD pela Faculdade SENAC , Professorade Educação Infantil e séries Iniciais do Ensino Fundamental desde 1990. Sua Experiência em Educação a Distância ,perpassa na área de tutoria e como Orientadora de Aprendizagemno programa Um Salto para o Futuro ,IESB Já desenvolveu ações de gestão escolar em direção de escola.Atualmente desenvolve projetos relacionados a tecnologia educacional e inclusão digital e o desenvolvimento de competências.Atua como pesquisadora pela OSCIP MEDIATECA /UNBna área de inclusão digital voltada para a formação de professores e novas metodologias.e-mail:[email protected]

[2] Dicionário eletrônico

[3] AVILA, Fernando Bastos de.Introdução à sociologia.Ed.Agir,1987

[4] Philippe Perrenoud é sociólogo suíço professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Genebra,

[5]NÓVOA, Antonio. O professor pesquisador e reflexivo.Entrevista concedida ao programa Um Salto para o Futuro - TVE Brasil. Disponível em: <http://tvebrasil.com.br/salto/entrevistas/antonio_novoa.htm>. Acesso em: mar. 2007


Autor: Margarida Elisa Ehrhardt Ferreira


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