DISCUTINDO SOBRE A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE NA ADOLESCENCIA



UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA



WILLY DA SILVA TAVARES






DISCUTINDO SOBRE A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE NA ADOLESCENCIA





BELÉM/PA
2011
WILLY DA SILVA TAVARES








Discutindo sobre a Descoberta da Sexualidade na Adolescencia

Contribuindo junto ao educando a necessidade conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usurfluir prazer sexual.








Belém 2011
WILLY DA SILVA TAVARES









DISCUTINDO SOBRE A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE NA ADOLESCENCIA




Pré-projeto apresentado ao Curso de licenciatura plena em pedagogia como requisito parcial ao desenvolvimento da Monografia.

Orientador: Professor (a): -----------


BELÉM/PA
2011

























APRESENTAÇÃO/JUSTIFICATIVA

O tema da sexualidade é encarado pela sociedade como um "tabu", onde o falar sobre sexo em pleno século XXI é visto por muitos como algo imoral, assunto que só deve ser tratado entre casais, e estes conversados em "quatro paredes". Quando falamos em relação ao adolescente e sua intimidade, desejos sexuais, ou simplesmente a curiosidade que é normal dessa fase da vida em que ela se encontra, visto que ela esta a descobrir o mundo sensível que o hacerca. Assim assuntos relacionados sexualidade são vistos de forma banalizada. Falar abertamente sobre isso é comum. Porém, tratar desse assunto na escola é ainda constrangedor para muitos, principalmente pondo em consideração a questão religiosa e moral. O que media uma contradição frequente entre a realidade e a escola. Em consequência, só cresce o número de gravidez na adolescência, DST?s entre jovens, e episódios pornográficos no interior de escolas.

A verdade é que chegou à hora de uma nova abordagem sobre o assunto, fazer algumas reflexões sobre quais modelos de educação sexual devem ser abordados na escola, colocar em pauta os valores, objetivos e conteúdos necessários para que se possa incluir a educação sexual nelas. Falar sobre esse assunto sem banalizá-lo. Considerando, que o sexo é uma atividade natural no processo de desenvolvimento do ser humano e ressaltando que sua prática e pessoal e íntima.
Muitos pais e educadores ainda não dão a devida atenção que o educando necessita nesse período de descoberta da sua intimidade, momento importantíssimo em que a sua curiosidade precisa ser preenchida com conhecimentos adequados a sua faixa etária, e dando importância as particularidades de cada criança.

Ensinando sobre o seu corpo, dando ênfase as suas partes genitais, e os principais cuidados que se devem ter com a mesma, tanto com respeito à higiene e claro conversar com elas a respeito de doenças sexualmente transmissíveis e como damos à importância a prevenção de tais doenças. E algo que não devemos esquecer é dialogar com a criança a respeito de sua intimidade.

Assim ela venha a compreender que cada pessoa tem o seu intimo, as suas emoções, seus desejos e vontades, e entender que é normal de cada pessoa. E que o individuo tem o seu tempo de maturação sexual e saber respeitarem o seu corpo, não deixando que outros o toquem o seu corpo de maneira que venha a denegrir a sua intimidade, visto que ainda não esteja preparado biologicamente e mentalmente para a atividade sexual.
Este projeto surgiu a partir da necessidade de se incluir no âmbito escolar a temática sexualidade, tendo como análise de pesquisa, palestras e rodas de conversas, que se realizará com os alunos do Colégio Nossa Senhora do Carmo, idades entre 10 á 17 anos matriculados no ensino fundamental e médio do mesmo. Onde iremos abordar temas relacionados com o corpo humano, bem como seus fatores estruturais e funcionais que caracterizam o sistema reprodutor. Além disso, o presente projeto tem como objetivo ampliar o conhecimento e a compreensão do conteúdo que diz respeito à sexualidade. Iremos ainda trabalhar o assunto higiene, tendo em vista orientar os alunos e os pais sobre esse tema que é de uma importância para o bem estar e a boa saúda.

OBJETIVO GERAL:

Contribuir para as necessidades de orientações sobre a importância da descoberda da sexualidade na vida do adolescente. Bem como a prática da higiene pessoal e os órgãos reprodutores, apresentados como fatores biológicos e funcionais e como estes influenciam nas condutas de cada individuo. Conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usurfluir prazer sexual.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

? Evidenciar a importância do conhecimento do corpo para promover a boa higiene.
? Esclarecer que a auto-manipulação dos orgãos genitais faz parte da descoberta do seu corpo e de sua intimidade.
? Reconhecer a importancia e eficacia dos contraceptivos.

A QUESTÃO DA PESQUISA:

No período da adolescência os jovens estão começando a manifestar sua sexualidade e ao mesmo tempo tentando se estabelecer como cidadão que vive em sociedade. Em uma sociedade repleta de preconceitos e interesses próprios, onde os jovens acabam sendo influenciados pelos meios de comunicação de massa como: radio televisão e internet, e outros meios de informação, que dão importância ao mundo capitalista e culto exagerado ao corpo. Sendo este representado como objeto de prazer, e de realizações sexuais.

Contudo quando o jovem começa a ter impulsos sexuais, principalmente através da auto-manipulação dos órgãos genitais, a sociedade e grupos religiosos encaram tal atitude como algo errôneo, que não deve ser praticado. Muitos dizem que se praticar com freqüência tais atos irá crescer "pelos nas mãos" dos indivíduos que as praticam. Criando idéias falsas na cabeça do adolescente visto este se encontra no período de descoberta da funcionalidade do seu corpo e claro os prazeres que tal prática proporciona, sendo algo normal e natural de preparação do ato sexual.

O jovem se depara um sistema de normas e valores preestabelecidos, onde o sexo é encarado como o ato principal do prazer, e não há uma preocupação com sua prática, não havendo o uso de preservativos nas relações sexuais. Ocasionando precocidade sexual, gravidez indesejada, a proliferação do vírus da AIDS e outros acontecimentos que irão colocar em risco a vida dele e de outras pessoas que as praticam.
Devido a esses fatores, dar-se a importância das orientações sexuais nas escolas, ajudando a construir junto ao educando noções dos cuidados que se devem manter com o corpo. Visando orientações sobre a higiene dos órgãos genitais e suas funcionalidades, para que possa descobrir como funciona o seu sistema reprodutor e o quanto ele se tornar frágil ao contagio de doenças, principalmente quando não se há a preocupação com sua higienização ou a falta reconhecimento da camisinha como o melhor contraceptivo.

METODOLOGIA:

1. Rodas de conversas:
? Com os alunos, discutiremos sobre como eles devem manter a higiene do seu corpo, lavando suas partes intimas todas as vezes que for domar banho e claro diariamente, para que ele venha a manter uma habito saudável, que levará consigo durante sua vida inteira.
? Também irá se discutir sobre a sua intimidade, construindo junto ao educando que o seu corpo é algo só seu, e que ele não deve deixar outras pessoas tocarem nos seus órgãos genitais, e muito menos tocar nas partes intimas de outras pessoas, mesmo se essas pedirem para tocá-las. O orientando no sentido de vir a proteger ele e sua intimidade, de outras pessoas (pedófilos) venham a denegrir a sua intimidade.
? Iremos discutir sobre a masturbação, onde iremos abordar que é algo normal, face em que ele está descobrindo o seu corpo. Entretanto vamos orientá-los que não vem fazer essa prática na frente de estranhos ou familiares, pois é algo intimo e não deve ser compartilhado por outras pessoas.
? Depois de ensinar os alunos sobre as partes intimas de seu corpo, vamos orientá-los sobre as praticas sexuais e os métodos anticonceptivos. Dando importância à camisinha, como a melhor forma te proteção de doenças sexualmente transmissíveis, e ensinando a sua função e a forma que deve ser usada, tanto o preservativo feminino como o masculino.
? Para melhor assimilação dos assuntos propostos, ao final do mês os alunos deveram expor trabalhos, relacionados aos temas: Higiene do corpo, O corpo como algo intimo, A masturbação, e Os métodos anticonceptivos. Que deveram ser apresentados para os demais colegas de sua sala.

REFERENCIAL TÉORICO:

No periodo da puberdade o aluno se depara com um turbilhão de mudanças que ocorrerão em sua vida, tanto hormonal como psicológica, onde seu corpo está se preparação para o ato sexual. A sua mentalidade está dividida entre o mundo infantil e a fase adulta.
O aumento do interesse sexual coincide com o surgimento dos caracteres sexuais secundários (periodo da puperdade). "Este interesse é influenciado pelas profundas alterações hormonais deste período da vida e pelo contexto psicossocial. O prazer resultante do ato sexual diferencia o ser humano do restante dos animais. Ele é o único ser que, objetivamente, pode ter relação sexual só pelo prazer e não com finalidade reprodutiva "(Levin, 1969; Dolto, 1977) "e na adolescência isso se torna evidente "(Silber, 1985).

Neste periodo a descoberta do corpo como objeto de prazer se dá atravéz do toque, e da auto-manibulação de seus orgãos getinais. Essa descoberta o ajudará a descobrir como funciona o seu corpo, tanto para fins reprodutivos e como prazer sexual. "A masturbação se tona frequente, não mais como uma atividade auto-erótica e sim com um fim sexual "(Knobel, 1984).

É preciso orientar aos alunos a importancia da higienização dos orgãos negiais, tanto masculino como feminino. Visto que eles podem acumular baquitérias que prejudicam a saúde das pessoas. No caso dos meninos, deve-se com o uso do sabonete lavar o penis e aparar os pelos pubianos, para evitar o acumulo de smegma. O andrologista Carlos Araújo, do Instituto Paulista de Disfunção Erétil dá a dica: "O homem deveria levar consigo uma cueca limpa, se ficar o dia todo fora de casa. Assim, ele vai até o banheiro, faz a higiene, e coloca uma cueca limpa. É uma boa maneira de prevenção". O médico também alerta da importância da limpeza íntima do órgão genital depois do sexo. "É imprescindível que o homem habitue-se a se banhar depois das relações sexuais, para não provocar uma criação de fungos perigosa".

No caso das meninas seus orgãos genitais têm uma tem proteção natural, mas alguns fatores podem desequilibrar o pH da vagina, facilitando o aparecimento de infecções, corrimentos e coceiras. A orientação de produtos que controlam o ph vaginal nem sempre são necessários para evitar doenças. Antonio Júlio Barbosa, do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, "nada disso é necessário. Esses produtos exercem as mesmas funções que as bactérias protetoras, portanto, basta utilizar um sabonete neutro".

Entre essas descobertas ocassionadas pela purbertadade, vale resaltar que cada individuo atraz consigo a sua particularidade, pluralidade e multiculturalidade. Devido a esses fatores dár-se nessecidade da busca por sua intimida, estando vinculada a sexualidade. Onde os alunos têm a oportunidade de criar elos fortes com os que estão ao seu redor, respeitando cada individuo, e o ajudará a perceber qual momento adequado para a prática sexual.

Com a descoberta do seu intimo ele não irá agir por impulso, ou ser imfluênciados por terceiros, na tomada de decisões a respeito ao sexo, pois saberá achar o melhor momento para começar a pensar sobre o ato sexual. Onde ele se sentirá bem e despreocupado, sem receios ou dúvidas para que aconteça com naturalidade.

Quando os adolescentes praticam o sexo pela primeira, imaginam que a prática do coito interompido é a melhor saida para não haver uma gravides indesejada, entretando essa método não é segura, pois para se usar desta prática o individuo deve conhecer o seu corpo, visto que ele preceisa se controlar para não ejacular dentro da vagina da parceira. E muitos adolescentes como ainda estão descobrindo a sua sexualidade, não possuem o dominio pelo seu corpo.

O uso da camisinha, como métodos contraceptivos são vundamentais neste periodo da prática sexual, onde além de prevenir doenças o método diminui a achance de grávidez indesejada na adolescencia. Autores brasileiros têm mostrado, entretanto, que a gravidez indesejada chega a uma proporção de 50% entre adolescentes de 15 a 19 anos, como a verificada no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM ? Universidade Estadual de Campinas), que foi de 45,9%.5,15 A principal razão alegada por essas jovens para sua ocorrência foi o não uso de métodos anticoncepcionais. Entre os motivos citados para essa atitude está a falta de conhecimento sobre os métodos, a objeção de seu uso pelo parceiro, "o pensar que não engravidaria".

Defido a essa questão, criá-se a necessidade de orientações nas escolas a respeito aos métodos contraceptivos, como: o uso da tabelinha, a pilula anteconcepcional, e dar a importância do uso da camisinha como melhor método, por prevenir doenças sexualmente trânsmisíveis (AIDS E OUTRAS DSTS).


CRONOGRAMA:

Temas a serem abordados Atividades

Primeira Semana

? Conscientizar e promover a boa higiene.
? O corpo como algo intimo, ? Levaremos utensílios para banho (sabonete, shampoo e roupas intimas), para ensinar como se deve larvar seu corpo e cuidar de sua higiene íntima.
? Em rodas de conversas, discutiremos do intimo de cada adolescente, ensinando como ela deve cuidar se sua intimidade, não deixando que outros venham a abusar de seus corpos assim denegrindo sua intimidade.

Segunda Semana

? Sistemas genitais Masculinos e Femininos, Puberdade e Gravidez.

Recorte e colagem: recorte figuras de revistas dispostas na sala e monte um
Cartaz que demonstrem o que pensa sobre o sexo e os demais temas abordados.


Terceira Semana

? Métodos Contraceptivos.
? DST?S especialmente a AIDS.


? Desenhos: Fazer desenhos dos métodos contraceptivos e escolher destacando um deles em que acreditam ser o mais seguro e quais se disponíveis, ou não, a usar e justificar sua escolha.
? Debates com os alunos sobre o assunto. Dando oportunidade para que ele conheça as doenças, e saber como se proteger das mesmas.


Quarta
Semana

? Revisão dos assuntos abordados no mês ? Encerramento com exposição de trabalhos feitos pelos alunos. Onde serão divididos em cinco equipes, onde abordarão os temas: Higiene do corpo, O corpo como algo intimo, A masturbação, e Os métodos anticonceptivos. Que deveram ser apresentados para os demais colegas de sua sala.









REFERÊNCIAS:

Santa Catarina, Secretaria de Estado da Saúde.
Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de
Santa Catarina.
Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST. -
Florianópolis. SEA/DGAO, 2006.
24 p.: il.
1. Saúde Pública. Vigilância. DST. Ensino ? Santa
Catarina.
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/multimedia/adolescente/textos_comp/tc_14.html
http://comofazerdicas.com.br/corpo-e-saude/como-fazer-limpeza-intima-do-orgao-genital-masculino-corretamente/
http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~18770~n~higiene+intima+feminina.htm









Autor: Willy Tavares


Artigos Relacionados


Falando De Sexo Com Adolescentes

Orientação Sexual Nas Escolas: : Uma Maneira De Prevenir A Gravidez Na Adolescência E As Dst’s.

OrientaÇÃo Sexual Para Adolescentes: Uma Proposta De Psf

Educação Sexual Na Escola De Ensino Médio: Garantindo A Sexualidade Saudável

Apresentação Seminário Tema: Gravidez Na Adolescência

MÉtodos Contraceptivos Na AdolescÊncia

Educação Sexual E Gravidez Na Adolescência