Salvação e Galardão



Salvação e Galardão Jun/2011

Ø Há diferença entre galardão (recompensa) e salvação (vida eterna no "céu")?

Sem dúvida, o maior galardão que um cristão recebe é a salvação. Mas salvação é uma coisa e galardão "no céu" é outra. Vamos explorar a Palavra:

* Salvação ("vida no céu")

O que é ser salvo? É passar a ser filho de Deus. Isso garante que, mesmo após nossa morte, viveremos num reino onde Cristo será o Senhor ("céu"), extinguindo as dores deste mundo. Para os que souberam desta verdade e escolheram não crer, não há salvação, ou seja, habitarão num reino de dor e sofrimento eterno.
Ser filho também nos garante que, no mundo atual, seremos vencedores nas batalhas que travaremos com a vida, pois Deus é um Pai amoroso e que cuida dos seus filhos nos mínimos detalhes.
João 1:12 Mas, a todos quantos o receberam (Jesus), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus.

Apocalipse 21:4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

Ø Como sou salvo? Reconhecendo a obra da Cruz, me arrependendo de meus pecados e sendo batizado.
Marcos 16:15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
Marcos 16:16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
Mateus 3:11 Eu vos batizo com água, para arrependimento

Ø Como me mantenho salvo? Vivendo em novidade de vida, ou seja, sem pecar conscientemente. Busco obedecer aos mandamentos do Senhor com dedicação. Quando peco, me arrependo e confesso a Deus.
Jonas 3:10 Deus viu o que eles fizeram e como se arrependeram de seus maus caminhos. Então mudou de idéia e não castigou a cidade como tinha dito que faria.
Romanos 6:2 Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?
2 Coríntios 5:17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas"

Ø Como consigo me manter no caminho da salvação? Sozinho é impossível. Deus é quem me capacita e fortalece, usando como ferramentas a igreja e os irmãos na fé.
Judas 24-25 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!

Ø Se eu desistir, perco a salvação? Sim
Hebreus 10:38 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.
Hebreus 10:39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.

Ø Quem abandona a fé não teve um encontro sólido com Cristo? Sim. Quem abandona a fé nunca teve um encontro real com Jesus, caso contrário, não o abandonaria, pois entenderia que não há outro caminho.
I João 2:19 Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos

* Galardão ("recompensa")

Ø O que é o galardão? É a recompensa que apenas quem foi salvo (descrito acima) receberá de Deus, embora a bíblia não descreva no que consiste esta recompensa. Ela apenas afirma veementemente que vale a pena investir em conquistá-la por completo!
2Coríntios 5:10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

Ø O galardão é igual para todos os cristãos? Sim. Não importa se houve mais esforço ou menos, se trabalharam mais ou menos tempo na obra de Deus. O que realmente importa é fazer o trabalho pelo qual fomos chamados. (EX: parábola do dono da vinha)
Mateus 20:10 Ao chegarem os primeiros, pensaram que receberiam mais; porém também estes receberam um denário cada um.

Ø E se eu não obedecer ao meu chamado, perco meu galardão e/ou a minha salvação? Não perde a salvação, mas sim o galardão. Outra possibilidade é a de que o seu galardão seja menor do que poderia ser.
1 Coríntios 3:8 Pois não existe diferença entre a pessoa que planta e a pessoa que rega. Deus dará a recompensa de acordo com o trabalho que cada um tiver feito.
1 Coríntios 3:9 Porque nós somos companheiros de trabalho no serviço de Deus, e vocês são o terreno no qual Deus faz o seu trabalho. Vocês são também o edifício de Deus.
1 Coríntios 3:10 Usando o dom que Deus me deu, eu faço o trabalho de um construtor competente. Ponho o alicerce, e outro constrói em cima dele; porém cada um deve construir com cuidado.
1 Coríntios 3:11 Porque Deus já pôs Jesus Cristo como o único alicerce, e nenhum outro alicerce pode ser colocado.
1 Coríntios 3:12 Alguns usam ouro ou prata ou pedras preciosas para construírem em cima do alicerce. E ainda outros usam madeira ou capim ou palha.
1 Coríntios 3:13 O Dia de Cristo vai mostrar claramente a qualidade do trabalho de cada um. Pois o fogo daquele dia mostrará o trabalho de cada pessoa: o fogo vai mostrar e provar a verdadeira qualidade do trabalho.
1 Coríntios 3:14 Se aquilo que alguém construir em cima do alicerce resistir ao fogo, então o construtor receberá a recompensa.
1 Coríntios 3:15 Mas, se o trabalho de alguém for destruído pelo fogo, então esse construtor perderá a recompensa. Porém ele mesmo será salvo, como se tivesse passado pelo fogo para se salvar.

II João 1:8 Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão.

Mateus 5:11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.
Mateus 5:12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus;

Ø Como conquisto o meu galardão? Obedecendo aos princípios inerentes a todo cristão (ex: honrando pai, mãe e líderes, não pecando e se arrependendo quando peca, sendo generoso, buscando o perdido, etc.) e identificando e utilizando os dons que o Senhor te deu. Os dons não utilizados são como o talento enterrado, que não rendeu frutos ao Senhor. (Ex: Parábola dos talentos)

Mateus 25:25 receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
Mateus 25:26 Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
Mateus 25:27 Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu.
Mateus 25:28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez.

Ø Como identifico meus dons? Analisando suas habilidades e comparando-as com os dons que Deus, por meio da Trindade, distribui.

Apesar de pouco relevante (nosso Deus é Trino e Indivisível), podemos entender quais dons são distribuídos por cada um de seus membros:

- Dons dados pelo Pai (Dados como Propósito e/ou Motivação Básica na Vida das pessoas) Romanos 12:3-8

1. Profecia (profetizar a Palavra de Deus com fé sobre uma determinada situação. Este dom pertence a todo crente para declarar a Palavra com coragem moral, perspicácia e franqueza).
2. Ministério (trabalho e serviço na obra de Deus, como o diaconato).
3. Ensino (habilidade e prazer em ensinar a Palavra).
4. Exortação (ânimo, encorajamento, conforto e instrução).
5. Oferta (dar com facilidade, generosidade e alegria).
6. Liderança (quem está a frente, habilitado por Deus a desenvolver o Corpo de Cristo).
7. Misericórdia (entre outras coisas, amar e se colocar fortemente no lugar dos outros).

"Romanos 12:3 Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
Romanos 12:4 Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função,
Romanos 12:5 assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,
Romanos 12:6 tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé;
Romanos 12:7 se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo;
Romanos 12:8 ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria"

- Dons dados pelo Filho (Dados para facilitar e equipar a Igreja enquanto Unidade e Conjunto): Efésios 4:11

1. Apóstolo (que leva a igreja à expansão, atingindo cada vez mais vidas).
2. Profeta (aquele que recebe uma mensagem divina especialmente dirigida a uma pessoa, igreja ou mundo e a transmite. Não duvida de que a mensagem veio de Deus, excluindo qualquer operação de seu próprio intelecto. Assemelha-se muito aos profetas do antigo testamento, ou seja, pessoa dotada unicamente em certas épocas, com compreensão para eventos futuros).
3. Evangelista (aquele com dom especial de pregar ou testemunhar, trazendo o descrente a salvação).
4. Pastor/Professor (nutrir, cuidar, orientar e proteger espiritualmente as pessoas, que são a própria igreja de Cristo).
5. Missionário (muito parecido com o apóstolo, leva a igreja a lugares remotos e situações desconhecidas).

"Efésios 4:11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
Efésios 4:12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo"

- Dons dados pelo Espírito Santo: I Coríntios 12:8-10,28 (Dados para proveito e crescimento das pessoas)

1. Palavra de conhecimento (Revelação sobrenatural do plano e da vontade divina; também pode se referir ao conhecimento profundo das coisas de Deus).
2. Palavra da sabedoria (Perspectiva sobrenatural para descobrir os meios divinos de cumprir a vontade de Deus em determinadas situações, como uma intuição espiritual divina; também pode ser o dom de Palavra de conhecimento aplicado corretamente. Sabedoria e conhecimento andam juntos).
3. Fé (habilidade sobrenatural para acreditar sem duvidar; habilidade sobrenatural em confiar nas mensagens e Palavra de Deus em meio às adversidades).
4. Cura (cura sobrenatural da saúde pela oração e fé, embora possa estar aliada a meios médicos de tratamento; Normalmente não é imediata e após uma oração recebida a pessoa deve perseverar na fé de que será curada, mesmo com a presença clara dos sintomas da doença).
5. Operação de milagres (Poder sobrenatural de intervir e neutralizar forças terrenas e satânicas imediatamente, sendo aplicável em qualquer área: saúde, casamento, finanças, etc.).
6. Profecia (Expressão divinamente inspirada e ungida, proclamando em língua conhecida a mensagem de Deus; Intelecto, fé e vontade estão em operação neste dom, mas seu exercício não tem base intelectual e traz a público as Palavras do Espírito de Deus, podendo ser possuída e operada por todos os cristãos cheios do Espírito Santo).
7. Discernimento de espíritos (poder para detectar o domínio de espíritos maus e suas atividades; também usado para discernir os planos do inimigo).
8. Variedade de línguas (Expressão sobrenatural em línguas não conhecidas do falante, demonstrando a habitação e ação do Espírito Santo. Podem ser línguas existentes no mundo, línguas não mais faladas (mortas) ou totalmente desconhecidas pela raça humana).
9. Interpretação das línguas (Poder de revelar o significado das línguas, não funcionando pelo intelecto humano, mas pela mente do Espírito. Não é uma tradução, mas uma interpretação do que foi dito pelo Espírito).

I Coríntios 12:8 Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento;
I Coríntios 12:9 a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar;
I Coríntios 12:10 a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.
Coríntios 12:28 A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
Importante: Esta é apenas uma forma de entender a dinâmica do reino, mas sem dúvida, como nosso Deus age de múltiplas formas, este entendimento não estabelece um limitador, barreira ou palavra final. Os dons são distribuídos pela Trindade de forma cruzada, sempre visando o crescimento e amadurecimento da igreja.

*** E sempre devemos nos lembrar como principal:

O MAIOR GALARDÃO DE DEUS É A SALVAÇÃO. AFINAL, DEUS ARTICULOU A SALVAÇÃO DA HUMANIDADE DE FORMA DEFINITIVA E MARAVILHOSA.
João 3:16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

JESUS TE AMA!


Autor: Robson


Artigos Relacionados


O Batismo

O Cristo Crucificado

O Fruto Do Espírito

Doutrina Do EspÍrito Santo No Novo Testamento.

Quatro Leis Espirituais

Deus EstÁ Convocando VocÊ

Hoje é O Dia Do Senhor – Salmo 2.7