O BENEFÍCIO DO ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE PESSOAS



O BENEFÍCIO DO ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE PESSOAS

Resumo:

O tema em questão trata a valorização do endomarketing dentro das empresas para motivar pessoas e fazer com que todos olhem para a mesma direção. O endomarketing ou marketing interno, com também é conhecido, vem sendo apresentado como uma alternativa moderna para aumentar o comprometimento dos funcionários com os objetivos das organizações. Baseado em uma pesquisa bibliográfica, que aborda a sua importância, o endomarketing surge a partir do momento que o bom desempenho das organizações está diretamente relacionado à mobilização de seus empregados e o grau de seriedade a eles atribuída. Voltar à atenção para dentro da companhia, buscando tomar o colaborador parte integrante e essencial do processo, vem mudando a visão do mercado de pequenas, médias e grandes empresas, no que tange ao seu posicionamento como organização de sucesso.

Palavras-chave: endomarketing, comunicação, cliente interno.

Abstract:

The subject matter deals with the enhancement of internal marketing within companies to motivate people and make everyone look the same direction. The internal marketing or internal marketing, as is also known, is being presented as a modern alternative to increase employee commitment to the objectives of organizations. Based on a literature search, which discusses its importance, the internal marketing comes from the time that the good performance of organizations is directly related to the mobilization of its employees and the degree of seriousness attributed to them. Return to the company's attention inward, seeking to take the developer and integrating essential part of the process is changing the view of the market of small, medium and large enterprises in terms of their placement as successful organization.

Keywords: internal marketing, communication, internal customer.

1. Introdução:

No atual mundo competitivo das organizações e suas interações com os diversos ambientes, tem forçado, cada vez mais, as empresas a buscarem e aplicarem de forma complexa, programas internos de qualificações dos colaboradores e ferramentas de integração ente áreas para ganhos qualitativos no clima organizacional, no sentido de promover melhora nos relacionamentos com o cliente externo.
Nas palavras de Fleury, A., 1997; Fleury M.T.L. 1997, página 37 "o processo de aprendizagem organizacional assume hoje novos contornos e crescentes relevâncias, em função do acelerado processo de mudanças por que passam as sociedades, as organizações e as pessoas".
A concorrência crescente entre as empresas, vem despertando a necessidade da busca do conhecimento constante e produtivo dispondo de um pronto ajuste às transformações. Uma nova postura é exigida pela relação empresa / consumidor fazendo com que procurem à profissionalização frente às novas exigências. Essa última permeia a todos os âmbitos da organização, principalmente os seus colaboradores que precisam estar aptos para atenderem as novas demandas e alcançarem os propósitos da empresa.
De acordo com Brum, 1998 "o principal objetivo do endomarketing é fazer com que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre o negócio da empresa, incluindo itens como gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercados nos quais atua.".
O nível de empenho do público interno com o negócio está relacionado, também, ao grau de informação que possuem da empresa e seus valores, que implicará diretamente no seu sucesso ou seu fracasso.

2. Fundamentação Teórica:

2.1. Definição de marketing e endomarketing:

Antes de definirmos o endomarketing, faz-se necessário esclarecermos o que significa marketing.
De acordo com Theodore Levitt, que define "marketing é obter e manter clientes".
Já Philip Kotler, no seu livro "Marketing para o século XXI", 1999, Editora Futura, tem outra definições importantes sobre o assunto:

a) O marketing procura o equilíbrio entre a oferta e a demanda;
b) Marketing não é a arte de descobrir maneiras inteligentes de descartar-se do que foi produzido. Marketing é a arte de criar valor genuíno para os clientes. É a arte de ajudar os clientes a tornarem-se ainda melhores;
c) Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente.

Para a administração, "marketing é o conjunto de técnicas e atividades relacionadas com o fluxo de bens e serviços do produtor para o consumidor. Corresponde à implantação da estratégia comercial, que abrange um leque muito alargado de atividades, desde o estudo de mercado, promoção, publicidade, vendas e assistência pós-venda.". (Wikipédia, a enciclopédia livre).
O endomarketing vem do grego endo que siginifica posição ou ação no interior, ou seja, "movimento para dentro". É, portanto, um conjunto de marketing institucional direcionadas para o público interno (funcionários, acionistas ou fornecedores).
É uma forma das organizações aperfeiçoarem a sua prestação de serviços junto aos seus clientes, envolvendo toda a empresa em um caminho de forma a atingir a excelência. Para que tudo isto aconteça é necessário um processo de gestão em que cada ato desencadeia uma mais valia nos processos e atitudes de todos os envolvidos.

2.2. Endomarketing x Informação: a comunicação interna

Podemos dizer que comunicação interna é aquela dirigida ao público interno da organização, sobretudo aos seus funcionários. Ela é um dos mais importantes componentes da comunicação integrada.
De acordo com Kunsch (2002, p.159), esta importância "reside, sobretudo nas possibilidades que ela oferece de estímulo ao diálogo e à troca de informações entre a gestão executiva e a base operacional, na busca pela qualidade.".
Devemos observas alguns aspectos fundamentais para que a comunicação interna da empresa alcance seus objetivos. Estes últimos estão relacionados com políticas, estratégias, qualidade, conteúdo e linguagem. Kunsch (2002, p.161) aponta para o seguinte:

"A eficácia da comunicação nas organizações passa pela valorização das pessoas como indivíduos e cidadãos. Os gestores da comunicação devem desenvolver uma atitude positiva em relação à comunicação, valorizar a cultura organizacional e o papel da comunicação nos processos de gestão participativa. Devem se planejar conscientemente para a comunicação e desenvolver confiança entre emissores e receptores.".

Quando a empresa se propõe a compartilhar informações relativas à situação atual da mesma, metas corporativas, possibilidades de ganhos entre outros aspectos relevantes ao mundo corporativos, nada justo que os funcionários sintam-se valorizados e diretamente responsáveis pelo sucesso do negócio.
As empresas devem buscar a coerência ao transmitir informações, pois são responsáveis pela formação, educação e transformação de cada integrante da organização. Brum menciona que "educar significa influenciar para que a informação se transforme em conhecimento capaz de mudar a vida de uma pessoa para melhor." (BRUM, 2005, p.35).
As informações de Recursos Humanos possibilitam acompanhar o desenvolvimento e o crescimento dos funcionários na empresa.
Conhecer toda a gama de produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa é fundamental para a boa performace de qualquer funcionário. A divulgação em locais estratégicos abastece os empregados das informações pertinentes ao negócio, provendo-os de dados necessárias para atender imediatamente ao cliente externo.

2.2. O Endomarketing como ferramenta de Recursos Humanos:

O Endomarketing é uma importante ferramenta de gestão para a empresa devido ao fato que tem como premissa básica o alinhamento de todos os funcionários para o alcance dos objetivos organizacionais.
O principal benefício é a visão compartilhada e o fortalecimento das relações interpessoais, onde todos são clientes de todos.
As empresas iniciam a criação de uma relação duradoura com o seu público interno a partir do momento em que se permitem criar e manter um canal aberto de comunicação que possibilite que as informações fluam nos dois sentidos, ou seja, de cima pra baixo e de baixo pra cima. A responsabilidade em assumir a autoria de toda e qualquer informação a ser transmitida ao público interno passa a ser da empresa, porém, repassá-las no tempo certo, através de canais adequados, com coerência e transparência é tarefa do endomarketing, além de trabalhar a notícia para que ela seja bem recebida pelo funcionário, estimulando a curiosidade e o hábito da constante busca pela informação. A direção da empresa precisa ser franca e transparente nas informações se deseja criar um relacionamento duradouro com seu público interno. A transmissão da informação na sua essência, tal qual ela é, por pior que seja, representa produzir resultados positivos, pois evita desvios, distorções e retrabalho. A utilização da informação pelo endomarketing deve servir como ferramenta de aproximação entre a empresa e o funcionário.
É importante destacar que a cultura e os valores de uma empresa sejam a base e o alicerce para a estruturação do Programa de Endomarketing, assim como a veracidade das informações e a disseminação do conhecimento sirvam para a construção de um ambiente de ajuda mútua, onde o foco seja o processo de aprendizagem contínua para obtenção dos resultados esperados.
O Endomarketing deve ser trabalhado como uma ferramenta de comunicação e integração para que todos possam cumprir suas tarefas com eficácia e eficiência. Caso isso não ocorra, a comunicação apresentará ruídos e todos os trabalhos de programas internos não atingiram os objetivos e metas esperadas.

3. Considerações finais:

Para concluirmos, podemos afirmar que o crescimento bem sucedido de uma empresa tem principal fundamento uma boa comunicação com seu público interno, ou seja, os funcionários.
Para o sucesso do Endomarketing na Gestão de Pessoas é necessário destacar a importância do comprometimento que envolve todas as áreas e, em especial o gerente de Recursos Humanos, onde tem um papel de destaque para que todos os envolvidos sigam na mesma direção, e consiga administrar os conflitos de forma que não ocorram ruídos de comunicação.
Salientamos, ainda, que colaboradores insatisfeitos podem promover a chamada contra-propaganda e neste caso o endomarketing é peça fundamental para a divulgação correta dos valores e objetivos da empresa, evitando assim que seja disseminado uma imagem negativa da organização.

Autor: Andréa Lopes


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