Como calcular sua hora de trabalho



Na vida de freelancers ou de profissionais de TI que trabalham em casa, uma das maiores dificuldades é saber quanto cobrar pelo seu serviço. Neste ramo, não se trata de ter um preço necessariamente justo, mas sim competitivo. Como trabalham informalmente e pagam menos impostos, estes profissionais conseguem cobrar preços bem abaixo do mercado. Porém, nem sempre isto é vantagem, pelo contrário, cobrar barato é uma dos principais motivos para que freelancers e 'informais' desistam deste tipo de trabalho. O baixo preço cobrado às vezes não compensa o trabalho e esforço necessários para a entrega de um projeto.

Mas como chegar a um preço competitivo? É possível concorrer com empresas estruturadas?

Partindo do princípio de que você já fez o dever de casa e estudou a concorrência, vamos aos passos necessários para se ter um bom desempenho na hora de decidir quanto cobrar de seus clientes.

Despesas fixas

Tudo aquilo que possui custo mensal como aluguel, condomínio, energia elétrica, telefone, combustível e alimentação. Essas despesas são independentes de você ter ou não trabalho. Faça a soma e veja quanto precisa por mês para manter suas despesas em dia.

Despesas variáveis

São as despesas extras que surgem. É comum na área de TI, para conseguir executar um projeto, a necessidade de contratar um profissional, adquirir um novo software ou máquina, entre outros. Viagens e despesas provenientes delas também entram nesta lista.

Seu valor

Faça uma auto-avaliação para descobrir o valor de sua mão-de-obra. O que possui a favor (certificações, experiência, etc) e o que possui contra (pouca qualificação, poucas ferramentas ou estrutura, etc). Compare com o que é oferecido no mercado e tire uma base do valor de seus serviços.
Dica: Para saber a média salarial do mercado você pode consultar a Tabela de Salários em TI do CEVIU Vagas.

Tempo x Esforço

Uma tarefa que foi executada em pouco tempo não significa propriamente que não exigiu muito esforço. Este é um ponto importante para guiá-lo na hora de decidir como e quanto custará sua mão de obra. Sempre que precisar de 'extras', liste-os.

Lucro

Decida se você pretende cobrar por hora, por dia ou por projeto. Isto é importante para calcular qual o seu gasto (despesas) durante um período.

Com tudo isto em mãos é hora de fazer o cálculo e descobrir quanto deve cobrar por hora.

Fórmula para calcular sua hora de trabalho

Some suas despesas fixas com a média de despesas variáveis dos dois últimos meses. Depois determine quantas horas irá dedicar por semana. O profissional deve dividir o total de gastos (fixos e variáveis) por 4 semanas ou um mês. Então dividir o valor encontrado pela quantidade de horas que irá trabalhar por mês. Agora você já sabe o mínimo que deve cobrar por hora de trabalho. Pense também no seu lucro. Some de 30% a 50% sobre o último valor encontrado para chegar ao valor final cobrado por hora.

Vida de Freela

Quem seguir o que foi dito anteriormente provavelmente não terá problemas. Mas faltou falar de outro ponto comum na vida de um freela: noites de sono. Algo muito comum é o profissional trabalhar durante o dia e usar o período da noite para realizar seus 'trabalhos extras'. Fique atento, pois esses trabalhos podem demandar muitas horas, fazendo com que perca sono e lazer. Em algumas situações, por mais que esteja disponível, deixar de levar uma vida normal e descansar pode prejudicá-lo.

Dica

Sempre que nos formamos ou conseguimos uma nova certificação, é comum o desejo de colocar em prática o conhecimento adquirido. Com isto, muitas vezes cobramos preço de banana por um serviço que demanda algo profissional.
Isto impacta até o próprio mercado de trabalho na área de TI. Imagine uma empresa que contratou um freela para fazer um site e pagou R$500,00 por isto. Se surgir a necessidade de contratar um webdesigner, acha que ela pagará bem?
Enfim, por mais que o mercado seja tendencioso, procure ser o mais profissional possível, ao invés de pagar para trabalhar. Acredite, isto trará as melhores indicações e serviços para você.


Autor: Leonardo De Souza


Artigos Relacionados


Trabalho Em Casa!

Ponto De Equilibrio: Uma Ferramenta De GestÃo Eficiente

Serviços Autônomo E Suas Vantagens

Quantas Horas De Sono São Necessárias?

Dicas Para Ter Uma Boa SaÚde Financeira

Como Ter Os Primeiros Clientes Antes De Montar O Seu Negócio?

Vale A Pena Ser Um Empreendedor Em Ti?