Pilotos ou condutores de motocicleta?



Pilotos ou condutores de motocicleta?
Inicio agora uma discussão que pode nos fazer entender melhor o grau insensatez ou despreparo de alguns motociclistas. Podemos notar tal comportamento apenas num simples trajeto, de casa para o trabalho por exemplo. São tantas as imprudências; ai nos perguntamos imprudência ou imperícia?
Segundo manual de educação para o transito (Bibliografia TECNODATA-PR), define-se como imprudente neste caso o condutor que se expõe a riscos desnecessários sem medir as conseqüências, já a imperícia pode ser definida como falta de habilidade ou inexperiência.
Não posso deixar de citar também os negligentes, que pilotam com displicência, pois tiveram boa formação teórica e pratica, e ignoram as normas de circulação e conduta provocando e se envolvendo em graves acidentes.
Aprofundo minha linha de pensamento e questionamento no que pode ser à base desse problema, a formação pratica do motociclista, sua participação e interesse em aprender para o transito ou simplesmente para o exame pratico de direção?Exame este que parece ser mais importante do que a própria aprendizagem e preparo para o convívio seguro no transito.


Autor: Zenar Conter


Artigos Relacionados


Normas Gerais De Circulação E Conduta, Uma Questão De Educação E Não Somente Sanção

Autoescola Ou Centro De Formação De Condutores?

Cuidado! TrÂnsito Adiante.

Exames Teóricos /práticos

Educação Para O Transito

Educação Para O Trânsito, Formação De Condutores E Aprendizagem Significativa: Reflexão Crítica Sobre A Importância Das Teorias De Ensino E Aprendizagem Na Formação Dos Instrutores De Autoescolas

VocÊ É Mal Educado No TrÂnsito?