Os Alimentos Transgênicos na Qualidade de Vida



Os Alimentos Transgênicos na Qualidade de Vida

Acadêmico (a): Adalmy costa
Professora: Ionara Cristiane

A Alteração genética é feita para tornar plantas e animais mais resistentes e, com isso, aumentar a produtividade de plantações e criações. A utilização das técnicas transgênicas permite a alteração da bioquímica e do próprio balanço hormonal do organismo transgênico. Hoje muitos criadores de animais, por exemplo, dispõe de raças maiores e mais resistentes às doenças graças a essas técnicas. Os transgênicos já são utilizados inclusive no Brasil. Mas ainda não existem pesquisas apropriadas para avaliar as consequências de sua utilização para a saúde humana e para o meio ambiente. Pesquisas recentes na Inglaterra revelaram aumento de alergias com o consumo de soja transgênica. Acredita-se que os transgênicos podem diminuir ou anular o efeito dos antibióticos no organismo, impedindo assim o tratamento e agravando as doenças infecciosas. Alergias alimentares também podem acontecer, pois o organismo pode reagir da mesma forma que diante de uma toxina a certas proteínas produzidas pelos transgênicos. Outros efeitos, desconhecidos, em longo prazo poderão ocorrer inclusive o câncer.
Além dos riscos para a saúde humana, existem graves riscos para o meio ambiente que devem ser conhecidos, como por exemplo:
? Criação de "superpragas" devido à repassagem ou combinação do material genético de algumas pragas.
? Impossibilidade de controle sobre a natureza: a introdução de uma espécie transgênica no meio ambiente é irreversível, pois o gene pode se propagar sem controle, não se podendo prever as alterações no ecossistema.
? Aumento de resíduos tóxicos: a utilização de plantas transgênicas com característica de resistência a herbicidas implicará na possibilidade de elevação do uso desses agrotóxicos, resultando dai maior poluição dos rios e dos solos.
Contudo os riscos para liberação de venda e consumo de transgênicos devem ser estudados cuidadosamente avaliando cada espécie em individual de acordo com o local de implantação,alem da sua destinação no comercio e na indústria, avaliando por completo todo o seu código genético e também suas características metabólicas para avaliar possível alergia ou rejeição de alguma proteína pelo corpo humano.



Adalmy da Costa Bezerra, estudante do sétimo bloco de engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Piauí ? UESPI.

Autor: Adalmy Da Costa Bezerra


Artigos Relacionados


Alimentação Transgênica

Os Benefícios Da Cana-de-açúcar Transgênica

Transgenia Oportunizará Plantio De Florestas De Eucalipto Em Regiões De Climatologia Austera

Transgenicos

Transgênicos - Cuidado Eles Estão Por Aqui!

Os Dois Lados Da Moeda

Os Transgênicos Na Sociedade De Risco