Crônica - The Boxer




Anos 70 - THE BOXER (SIMON AND GARFUNKLE)
"Na clareira em pé está o boxeador
Um lutador por ofício
E ele carrega uma lembrança
De cada luva que lhe abateu
Ou lhe cortou até gritar
Em sua raiva e sua vergonha
"Estou indo embora, estou indo embora"
Mas o lutador ainda permanece"
 

     A memória é inexplicável! É ela que nos faz readquirir vigor, força e viço a cada dia... Sem as lembranças seríamos eternamente infelizes. Como é agradável escutar a música que fez parte da nossa adolescência, da nossa juventude... Como é bom recordar o que representava para nós... As lembranças, às vezes, não são apenas de felicidade, mas fazem alusão a uma fase, um tempo "que não voltará nunca mais" E The Boxer, uma balada folk de Simon & Garfunkel foi marcante em minha vida. Lembro-me perfeitamente, que a primeira coisa que desejei saber da professora de inglês foi o significado da palavra THE BOXER.    
      Mas, como a aprendizagem e o conhecimento não são estáticos e acabados, somente com o decorrer do tempo passei a entender e a conhecer o real significado da música em minha vida. Pois, na juventude o desejamos é ouvir a balada e sentir o seu ritmo.
     Porém, com o passar dos dias e dos anos passamos a refletir e analisar o porquê de certas situações, acontecimentos e preferências que ocorrem em nossa vida, "lutar sempre, desistir jamais." As lutas diárias que travamos são impulsionadoras, pois, atrás daquilo que desejamos, encontram-se as barreiras mais absurdas e desleais com a finalidade de nos levar a desistir de ir em frente.
     Hoje, percebo nos versos de Gonçalves Dias "Não chores, meu filho / Não chores, que a vida / É luta renhida: / Viver é lutar. / Se a vida é combate/ Que aos fracos abate/ Aos bravos, aos fortes/Só pode exaltar!" o mesmo sentido que a música THE BOXER transmitiu na minha juventude: A extensão da luta está dentro de cada um de nós.


Autor: Rosangela Rigo


Artigos Relacionados


No Vale Terá Tura

SolidÃo...

Faces

Maior LiÇÃo De Vida

Quem Sou Eu...quem és Tu ?!

"amor E Vida"

"amo Você."