Dr Simon Baruch



Dr. Simon Baruch nasceu em 1841 em uma cidade da Prússia na Polônia e faleceu em 1921 em Nova York aos oitenta anos de idade e, aos quinze anos de idade mudou-se para os Estados Unidos aonde começou a sua carreira em Medicina.
Conhecido como o "pioneiro da Hidroterapia", Baruch destacou-se por várias descobertas sobre a água como um recurso de promover a saúde e seu efeito no organismo humano, fatos que deram o título de "O pai da Hidroterapia científica".

Lei de Baruch

Quando a temperatura da água é igual a da pele ou mais fria tem o efeito de estimular o organismo, por conseguinte quando a mesma está mais quente tem o efeito sedativo.
Em seu livro "O sucesso do tratamento da febre Tifóide" em 1893, Baruch apresentou o tratamento da febre através da água fria como tentativa de diminuir a temperatura corpórea.
A temperatura da água era a chave essencial para o tratamento. Descobriu-se então que a resposta da circulação cutânea à uma motivação extrínseca e mecânica, poderia promover o bem estar físico ou não.

Teste de Baruch

Partindo do princípio que a temperatura da água tinha a chave para o sucesso das maiorias dos casos médicos, Baruch desenvolveu um teste que pudesse sintetizar o tempo e a reação que cada paciente pudesse mostrar em determinadas temperaturas da água.
O método teve o reconhecimento de "Teste de Capacidade Reativa", ou seja a capacidade do organismo em reagir a aplicação do calor e do frio com variações de temperatura do clima e condições de saúde da própria pessoa estudada.
A experiência era muito simples, mas a cada paciente, Baruch desenvolvia a percepção do tempo de reação de cada indivíduo treinando assim a olho nu o tempo, a coloração e a reação de estágios do mais lento ou mais rápido, de todo o processo na testagem.
Passando um pedaço de madeira na parte posterior do dedo indicador, Baruch riscou a pele de um paciente em duas linhas.
A primeira delicadamente e com menos força e a segunda mais forte e com rapidez. A princípio os resultados não foram satisfatórios, apenas em uma pessoa bem treinada poderia ser visto as reações cutâneas.
Com o tempo observara que a pele da loja anterior do antebraço poderia ter um campo mais visual de observação e análise, e ao pegar antebraço de um paciente sadio e de um doente, analisou que ao fazer uma pressão com a unha na pele no paciente, a primeira reação era uma vermelhidão, rubor (hiperemia local) e, esta linha poderia se apresentar mais profunda ou irritada.
A rapidez com que a linha vermelha se desenvolvia na pele, ia anotando o tempo de reação da pele e ao aumento gradativo da intensidade. Baruch, poderia a partir daí descartar a problemática de fazer com que um paciente ficasse exposto a várias temperaturas da água até achar uma temperatura adequada a cada tipo de doença.
Naquela época eram realizadas várias tentativas de encaixar o frio e o calor como forma de proporcionar a reação desejada. O deslocamento do paciente a banheira, o tempo de imersão e as respostas fisiológicas, fizeram com que Baruch criasse um protocolo de classificação, ou seja, pacientes que não demonstrassem reação no teste, o tratamento era adequado a temperatura da água mais fria e paciente que apresentasse reação hiperemia imediata, o calor na água era mais indicado.

Quando o teste era realizado, mostra a literatura que Baruch, riscava o braço do paciente esperando uma reação localizada, ou seja, a linha vermelha demonstrava que havia uma hiperemia local, o aumento de tempo desta reação, indicava uma menor resposta ao estímulo.
Não há evidência de contra-indicação para o uso do Teste de Baruch, mas alguns cuidados devem ser tomados na decisão de sua aplicabilidade tais como: a limpeza da área a ser observada; a retirada de roupas; loções como cremes e talcos; é indicado também que o paciente esteja acordado, a fim de relatar o que sente e acalmar o mesmo, verificar a presença de patologias dermatológicas, tais como: urticárias, coceiras, presença de picadas de insetos e alergias em geral.
Alguns fatores como idade, cor da pele e estado mental, podem alterar a fidelidade do resultado do teste de Baruch.
Baseado na origem do teste em que o surgimento da linha vermelha é a resposta cutânea, apresentando uma resposta positiva ao mesmo, indivíduos de pele negra, como dito anteriormente, pode prejudicar a autenticidade dos resultados.
Atualmente na cidade de Nova Yorque, EUA, existe o Saratoga Spa, lugar onde o Dr. Simon Baruch criou um lugar para intensificar sua pesquisa sobre o uso da água e, a mesma é aplicada até hoje. Milhares de pessoas de diversas partes do mundo visitam o parque para provarem das águas milagrosas de Saratoga.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

WARD. Spain Patricia. Simon Baruch: Rebel in the Ranks of Medicine, 1840-1921 (History Amer Science & Technol), Published August 30th 1994 by University Alabama Press.
BARUCH. Simon. Baruch Research Laboratory at the Saratoga Spa State Park
BARUCH, Bernard. Disponível em http://newman.baruch.cuny.edu/digital/2008/Bernard/e xhibit1.html. Acesso em: 06 out 2009.

CONFEDERATE. Surgeon. Disponínel em: http://behind.aotw.org/2006/12/11/confederate-surgeon-simon-baruch/. Acesso em 08 out 2009.

SARATONGAS, Park. Disponível http://www.saratogaspastatepark.org/buildinghistory _arca des.html. Acesso em 10 out 2009.

Disponível nos sites www.inelastoterapia.com.br e www.henriquecursos.com



Autor: Elaine Santos De Andrade


Artigos Relacionados


Pele (04/05/1985)

Hidrate Seu Corpo

Testador De Transmissão De Vapor De Água De Alta Precisão Para Mostrador Flexível

Limpeza De Pele: Cuidados Para Manter A Pele Limpa, Bonita E Saudável.

Medicamentos E Reações Na Pele

Pele: ConexÃo Interna

PÉ Diabetico