Batismo com Espírito Santo



Batismo com Espírito Santo


"Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele". Atos. 10:38

Nasci na fé numa Igreja Batista tradicional em 1985 após ter ouvido um sermão do Pastor Paulo Hatcher. Realmente foi uma experiência extraordinário que mudou-me da água para o vinho. O Espírito de Deus, naquela noite, fez um transplante em meu coração e me outorgou um novo coração. Posso dizer que se cumpriu na minha vida o que Ezequiel vaticinou:

"E vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis" (36:26,27).

Após ter experimentado o poder milagroso do novo nascimento fiquei perceptível à presença de Deus, do Deus que cuidara de mim o tempo todo desde o ventre de minha mãe. Um gozo inundou todo o meu ser, e minha alma estava enamorada pelo Espírito Santo de Deus. Foi nessa época que fiz a seguinte oração ao Senhor:

"Senhor, eis-me aqui quero ser usado na tua obra como um pavio fumegando pelo fogo do teu Espírito; quero ser um vaso para tua honra e glória. Meu Deus não desejo riquezas, nem fama e nem bens, mas somente uma coisa: Ser um instrumento em tua obra e ver almas salvas para Cristo. Eis-me aqui!!".

Então fui para o campo missionário com desejo ardente de ver almas ganhas para Cristo. Preguei o Evangelho primeiro para minha comunidade e levei muitos a Cristo dos quais alguns hoje são obreiros e pastores em varias denominações. Sentia uma sede imensurável de testemunhar para todos o que Deus fizera em minha pobre vida. Gloria a Deus!
Em 1986 fui convidado pelo Pastor Gerson Pacó para ir a Roraima testemunhar a respeito de Cristo. Naquela cidade preguei em muitas Igrejas e falei do que Deus fizera em minha vida - Muitas pessoas aceitaram a Cristo como Salvador e foram transformadas pelo poder de Deus. Aleluia! Trabalhei em Roraima alguns meses e voltei para casa, pois o Espírito de Deus tinha outros planos para minha vida. Depois de um mês em casa recebi outro convite para ajudar um pastor em Porto-velho, então fui cheio de gozo crendo que iria testemunhar para mais pessoas. Meu desejo era ganhar almas para o Senhor Jesus! Nesse mesmo ano, após trabalhar três meses em Porto-velho, viajei a Cuiabá onde o Pastor Cândido Carvalho, meu tio, estava trabalhando na Igreja Batista da Fé, e lá fiquei por quase dois ano ajudado na pregação do Evangelho. Foi nessa época que me veio à mão um livro intitulado Herói da Fé escrito por Orlando Boyer, um dos mais fecundos escritores evangélicos; e ao ler aquele livro fiquei sabendo que havia a segunda benção, o Batismo com Espírito Santo. Por ter nascido na fé numa Igreja tradicional eu não conhecia sobre essa benção, porque aprendera, naquela denominação, que os Pentecostais eram fanáticos, heréticos e nocivos com suas doutrinas e "línguas estranhas". Porém, ao terminar de ler o livro de Orlando Boyer sobre aqueles homens consagrados, meu coração ardeu almejando ser revestido do PODER prometido por Jesus em atos 1:8: "Mas recebereis poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas...".
Em agosto de 1987 voltei para Manaus com intuito de receber o Batismo com Espírito Santo. Meu pastor não concordou comigo e em pleno culto fui convidado perante quase 1.000 pessoas a me retirar da reunião naquela fatídica noite, pois eu estava "contaminado" com as heresias dos chamados pentecostais. Minha alma ficou abatida de tal forma que quase não tive forças para sair de dentro do Templo. O pastor falou claramente que ninguém me recebesse em suas casas usando o texto de II João: "Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis" (v.10). Nunca vou me esquecer daquele fatídico culto em que fui provado na fornalha de fogo da aflição. Deus me deu graça ante aquela situação calamitosa! Entretanto, eu estava decidido a receber o Batismo com Espírito Santo ainda que o preço fosse deixar o lugar onde recebera o maior milagre de minha vida ? o Novo Nascimento!
No dia 26 de novembro de 1988, num sábado as 9:30hs da manhã, depois de muita busca em oração, jejuns e vigílias, fui Batizado com Espírito Santo de maneira extraordinária. Todos que estavam ao meu redor caíram em prantos, sob a Unção do Espírito de Deus. Uma atmosfera sobrenatural tomou a casa da irmã Roseli Campos, sito na rua B-20 n.25 Japiim I. Nunca me esquecerei daquela manhã em que o fogo do Espírito de Deus se apoderou do meu pequeno e frágil corpo! O Senhor tomou um irmão assembleiano poderosamente em profecia, e disse-me:

"O Meu poder derramo sobre a tua vida para que sejas uma benção para muitos. Porei em tuas mãos um Ministério de fogo, onde centenas de pessoas beberão da água que estás bebendo agora. Muitos irão a ti em busca dessa Unção que derramo sobre a tua vida e Eu, o Teu Senhor, os abençoarei. Confundidos e envergonhados serão todos os que se levantarem contra ti, pois Eu estarei na tua frente aplainando todos os teus caminhos".

Enquanto ouvia estas palavras proféticas, da boca do irmão Djalma, um profeta do Senhor naqueles dias, uma Unção poderosa estava sobre mim, e eu falava em línguas efervescentes pelo Poder do Espírito Santo. Os meus lábios queimavam a semelhança da água em estado de ebulição quando atinge a temperatura de 100º C. Todos nós ficamos como bêbados dentro daquela sala, não tínhamos forças para caminharmos com nossos próprios pés devido à Unção de Deus que se apoderara de nossos corpos mortais. Aleluia! Nos lembraremos desta experiência para o resto de nossas vidas!
Hoje posso dizer, por experiência própria que, todo salvo precisa ser Batizado com Espírito Santo para ter uma vida sobrenatural e um Ministério marcado pelo dedo Onipotente de Deus (Lc.11:20).
O Batismo com Espírito Santo é o cerne da experiência do Pentecostes. Um verdadeiro pentecostal não é aquele que se auto-intitula "pentecostal" ou quem simplesmente pertence a uma denominação com esse nome, mas alguém que foi revestido do PODER DO ALTO e permanece sob essa bendita e gloriosa Unção!
O batismo com Espírito Santo é o cumprimento integral e total da promessa do Pai, sobre a qual falou nosso Mestre, Jesus: "E, estando ele, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouviste".
Esse bendito Batismo, a promessa do Pai, é o fluir das fontes cristalinas da salvação, que brotam na alma do pecador perdoado, pelo imensurável amor de Deus (Jo.3:16; 7:38,39).
Todo pecador precisa passar por duas experiências no decorrer de sua vida cristã: O Calvário ? o Novo nascimento; e, o Pentecostes ? Batismo com Espírito Santo. Na primeira experiência nos tornamos cidadãos do reino de Deus. Na segunda experiência somos revestidos do PODER DO ALTO para trabalharmos em prol do reino de Deus. Sem este revestimento ou Unção do Espírito Santo, estaremos fadados ao fracasso! Faço minha as Palavras que Oswald Smith escreveu no seu livro ?Fogo Consumidor? :

"Há pessoas hoje que temem conversar sobre o Espírito Santo. Tem havido, é verdade, muito conservadorismo frio e muito fanatismo a respeito do Espírito Santo, e por isso, quase não se menciona a terceira pessoa da trindade Santíssima. Pois o Espírito santo é o Executivo da Divindade, a pessoa que ocupa o lugar principal no livro de atos. Atos do Espírito Santo, não dos apóstolos! É o Espírito Santo quem realiza a obra. Foi quem guiou os apóstolos. Quem orientou, e comandou. O Espírito Santo convenceu as pessoas do pecado e ateou o fogo dos reavivamentos. Ele ? Deus, o Espírito Santo ? foi quem fundou a Igreja Primitiva".
Hoje em muitos setores cristãos o Espírito Santo é ignorado. Temos idéia de que podemos passar sem ele, e viver sem ele. Achamos que a educação e o treinamento podem tomar lugar dele. De certo modo a educação e o treinamento substituem o poder do Espírito Santo. E temos nos esforçado por desempenhar nosso ministério com a energia da carne, sem a ajuda do Espírito Santo. Já é tempo, afirmo, de darmos ao Espírito Santo o lugar que de direito lhe pertence, pois é ele quem deve fazer a obra. Se você e eu não conhecermos algo a respeito da unção do Espírito de Deus, não iremos longe no serviço de Deus.
Ao longo dos anos do meu ministério tenho estudado a vida daqueles homens a quem Deus usou, e descobri que cada um deles foi uma pessoa ungida. Cada um deles, evangelista ou avivalista, teve uma experiência crítica em sua vida, quando o Espírito Santo os tomou e começou a usá-los. Cada um deles recebeu a unção do Espírito Santo".

Querido irmão, já recebestes o batismo com Espírito Santo? Se ainda não experimentastes o PODER DO ALTO sobre a tua vida, então, busque em obediência, humildade e crendo que a PROMESSA DO PAI é para você e todos aqueles que crêem nas palavras de Jesus: "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." (Lc. 24:49).

Shalom Uvrachot!
Paz e benções!
Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]






Autor: Ronaldo Carvalho


Artigos Relacionados


Clamor Ao Espírito De Deus

Doutrina Do EspÍrito Santo No Novo Testamento.

Quem é O Espírito Santo?

O Batismo

Sopro De Vida.

A Presença Do Espirito Santo.

Ii Campanha Os 7 Mergulhos De NaamÃ