Conhecimento disciplinar e conhecimento transdisciplinar



Resumo

Este trabalho como parte da disciplina de Prática de Ensino III, ministrada pela Professora Daniella Capella, tem como objetivo apresentar as respostas para as seguintes questões: O que é transdisciplinaridade; Caracterizar através de um texto conhecimento disciplinar e conhecimento transdisciplinar.

Introdução

A reforma do Ensino Básico, que vem sendo conduzida de acordo com a Lei nº 9.394/96, propõe que a escola exerça um novo papel, passando de centro de transmissão de conhecimentos ? que podem ser úteis para a continuação dos estudos ? para um local que prepara cidadãos capazes de utilizar o conhecimento científico para resolver problemas do cotidiano. Nesse sentido, a transdisciplinaridade foi adotada como um dos fundamentos dessa reforma, com o objetivo de efetuar uma abordagem científica que visa a unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade.
Embora o sistema de disciplinas científicas tenha surgido no século XVIII, a disciplinaridade teve sua origem no século XVI, com Galileu Galilei. Este, ao criar a ciência ocidental, propôs substituir o estudo da realidade em toda a sua complexidade pela adoção de perspectivas definidas que permitissem a construção de modelos, com base na percepção racional dos aspectos materiais observados nos fenômenos. Desse modo, em vez de levar em conta uma quantidade enorme de variáveis de diversas naturezas, esse recorte da realidade permitiria concentrar a atenção em aspectos mais específicos.

O que é transdisciplinaridade?

Termo originalmente criado por Piaget, que no I seminário Internacional sobre pluri e interdisciplinaridade, realizado na Universidade de Nice, também conhecido como Seminário de Nice, em 1970, divulgou pela primeira vez o termo, dando então início ao estudo sobre o mesmo, pedindo para que os participantes pensassem no assunto.
A transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa a unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade. Além disso, do ponto de vista humano a transdisciplinaridade é uma atitude empática de abertura ao outro e seu conhecimento (Rocha Filho, 2007).
E é na Carta da transdisciplinaridade, produzida pela UNESCO no I Congresso Mundial de Transdisciplinaridade 1994, realizado em Arrábida, Portugal, com fundamental colaboração do CIRET, em que temos uma definição do conceito transdisciplinar:
? Artigo 3: "(...) a transdisciplinaridade não procura o domínio sobre várias outras disciplinas, mas a abertura de todas elas àquilo que as atravessa e as ultrapassa (...)"
? Artigo 7: A transdisciplinaridade não constitui nem uma nova religião, nem uma nova filosofia, nem uma nova metafísica, nem uma ciência das ciências."

Caracterizar através de um texto, conhecimento disciplinar e conhecimento transdisciplinar.

Quando trabalhamos disciplinarmente, utilizamos situações padrão que correspondem a modelos preestabelecidos e identificamos aspectos da situação estudada que permitem enquadrá-la num padrão, ao qual são aplicados os saberes conhecidos previamente. Para tanto, é preciso conhecer os conceitos que estruturam a disciplina, as relações entre esses conceitos (leis e teorias) e a maneira particular de utilizar essas teorias para chegar a compreender as situações estudadas.
Entretanto, quando colocamos como objetivo da escola a utilização do conhecimento científico em situações do cotidiano, que não se enquadram nas situações-padrão estudadas anteriormente, a questão da modelização passa para o primeiro plano. Isso ocorre porque, nesse caso, não é mais possível aplicar diretamente o conhecimento disciplinar a essas novas situações. Para que elas sejam estudadas, precisamos, inicialmente, construir um modelo que as represente. Tal modelo, para ser construído, irá requerer o aporte de várias disciplinas, gerando um conhecimento novo. Além disso, esse modelo não pode ser generalizado, a de quando se apenas à situação escolhida (Bastos ET al. 2003).
Autores como Morin (1996) apontam a transdisciplinaridade como a saída para lidar com as situações complexas. Uma abordagem transdisciplinar ocorre quando utilizamos noções, métodos, competências e abordagens próprios de uma disciplina dentro da estrutura de uma outra e num contexto novo. Nesse caso, essas abordagens ou esses conceitos são chamados de transversais e podem ser considerados segundo duas perspectivas: numa visão platônica, esses conceitos e essas abordagens existem independentemente de contextos, devendo ser ensinados de forma geral ou abstrata; numa visão construtivista, ocorre a transferência de uma disciplina para outra, através da modelização de um núcleo, que será transposto, e de uma adaptação posterior ao plano do contexto.
É importante ressaltar que os conhecimentos disciplinares são fundamentais para as práticas multidisciplinares, interdisciplinares e até transdisciplinares. Assim, não faz sentido desprezar esses conhecimentos, mas avançar na direção de ações que permitam articulá-los, gerando compreensões em patamares mais elevados.

Referências Bibliográficas

BASTOS, Heloisa F. B. N.; ALMEIDA, Maria Angela V. de; ALBUQUERQUE, Eneri S. C. de; MAYER, Margareth e LIMA, José Maurício de F. Modelização de situações-problema como forma de exercer ações interdisciplinares em sala de aula. Trabalho apresentado no XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 10 a 13/06/2003, UFSE.

MORIN, EDGAR. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
ROCHA FILHO, J. B. Transdisciplinaridade: A Natureza Íntima da Educação Científica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.


Autor: Everaldo Rufino Da Silva


Artigos Relacionados


Transdisciplinaridade Em Pesquisas

Transdisciplinaridade, Interdisciplinaridade E Multidisciplinaridade

Resenha ExtraÍda Do Livro:o Manifesto Da Transdisciplinaridade

Um Modelo Ideal De Atividades Didáticas Transdisciplinares No Instituto De Ciências Sociais Aplicadas (icsa) - Ufop: O Conhecimento Para Além Da Universidade

Drogas E Transdisciplinaridade - Ainda Universos Paralelos

Semana Holística Aprovada Por Lei Em Osasco

Resumo Artigo Nereide Saviani: Saber Escolar, Currículo E Didática: Problemas Da Unidade Conteúdo/método No Processo Pedagógico.