Mucosite oral



Mucosite oral

A mucosite é uma infecção da mucosa oral que se manifesta em forma de feridas na boca causando desconforto oral severo e muita dor e queimação ao paciente. Devido a dor gerada por ela, é responsável pela diminuição da qualidade de vida do paciente, distúrbios funcionais (como o comprometimento da mastigação, fonação e deglutição), distúrbios do sono e a dificuldade de higienização.
O aparecimento dela está intimamente relacionado com pacientes portadores de tumores que são submetidos à tratamento de quimioterapia principalmente da região de cabeça e pescoço e agrava-se quando esse tratamento está associado a radioterapia.
A mucosite aumenta o risco de infecções locais e sistêmicas devido as feridas formadas na cavidade oral que servem de porta de entrada para bactérias, podendo agravar o estado geral do paciente.
Além da mucosite oral, os pacientes oncológicos submetidos a quimioterapia e radioterapia podem apresentar outras complicações bucais, tais como: diminuição de saliva, infecções oportunistas, aumento do índice de cárie, alteração do paladar, trismo e osteorradionecrose, com isso, visando melhorar a qualidade de vida do paciente que já encontra-se debilitado devido a um tumor, é muito importante o acompanhamento de um Cirurgião-Dentista pré-tratamento médico e durante para diagnosticar e prevenir esses sintomas e tratar os já existentes.
O tratamento pode ser feita de duas maneiras, o preventivo e o curativo.
No tratamento preventivo o paciente é orientado pelo Cirurgião-Dentista a realizar uma boa higiene oral, bochechos com flúor, chá de malva e de camomila e fazendo aplicações de Laser terapêutico. É importante saber que não é recomendado bochechos com anti-sépticos, pois a mucosa que já encontra-se irritada e com ardor irá ficar ainda mais dolorida com a presença de tais substancias.
O tratamento curativo é realizado em casos em que já existe lesões estabelecidas. Nesses casos, a combinação de Laser de Alta potência com o Laser de Baixa potência promove redução microbiana significativa, alivio da dor e aceleração do processo de reparação tecidual, devido a alta capacidade de formação de colágeno do Laser.
Além de todos esses procedimentos realizados pelo Cirurgião-Dentista, o paciente deve ser acompanhado pelo mesmo para evitar novas lesões ou outras complicações bucais.

Dr. Luis Gustavo Camillo Machado


Autor: Gustavo Machado


Artigos Relacionados


Uso Do Laser Em Varizes E Varicoses

CÂncer De Boca

Odontologia E Fonoaudiologia Juntas Contra O Ronco.

Como A Fonoaudiologia Pode Ser Benéfica Para Quem Sofre Com Disfagia

CÂncer De Boca, CabeÇa E PescoÇo / Fonte Inca

A Importância Da Gestante Ir Ao Dentista

(artigo Jornal Do Brasil). Ronco, Apneia Do Sono E Aparelhos Bucais.