A educação pela música



A educação pela música
*Juliana Dorneles

A música é uma linguagem universal, que tem quatro elementos base, sendo eles, o timbre, o ritmo, a melodia e a harmonia, e esses dados são essencialmente importantes serem trabalhados quando se fala em música, pois juntos formam um conjunto.
E sendo A música uma linguagem, devemos seguir em relação á música, o mesmo processo de desenvolvimento que adotamos quanto á linguagem falada, ou seja, devemos expor á criança á linguagem musical e dialogar com ela sobre e por meio da música, e isso não acontece devido esta não fazer parte dos currículos escolares, e por conseqüência o educador não trabalha adequadamente com ela, pois não é uma disciplina obrigatória, o que é errôneo, pois como diz, JEANDOT(1993)

"Cabe ao educador enriquecer seu repertório musical com discos e materiais para serem explorados, observar o trabalho da criança e planejar atividades que envolvam músicas de diferentes povos, épocas, e de diferentes compositores. Seu trabalho deve ser criativo, despertando a motivação da criança, imaginando novas possibilidades de aprendizagem e facilitando as atividades dos alunos, quando solicitado.(Jeandot, 1993.p,21).

Ou seja, o professor precisa propor aos alunos novas formas de aprendizado, e a música tem essa função , pois trabalha diversas áreas de conhecimento da criança, e além de fazer essa mais sensível ao que a rodeia. A música não substitui o restante da educação, ela tem como função é atingir o ser humano em sua totalidade.
Não devemos obrigar as crianças a ouvir música, e às vezes até se tornarem grandes músicos, pois como diz JEANDOT (1993)

"Quando a música é ensinada nas escolas, oferece-se á criança um método, um instrumento, e muitos já esperam maravilhas, ao final do primeiro mês de estudo, sem que haja antes um trabalho, através do qual a criança possa escutar perceber, descobrir, imitar, repetir sons, isto é descobrir seu conhecimento sobre a música. (JEANDOT 1993, p.21)
Portanto o educador precisa sim, mostrar, incentivar e trabalhar com a música, mas nunca obrigar os alunos a fazer o que não lhes agrada, mas se o professor tiver a sensibilidade que é fundamental ter para passar as informações sobre a música, o aluno irá se apaixonar por essa, pois ela tem o poder de acalmar, relaxar e até divertir as pessoas.
Diante disso este trabalho visa mostrar uma entrevista sobre música realizada com uma professora que dá aulas em escola pública e privada.
Na entrevista acima citada a professora foi questionada se achava importante trabalhar com música e ela respondeu que "sim, com certeza, a música é capaz de trans formar uma sala de aula, pois proporciona a criança momentos de paz, alegria e ajuda muito no processo de desenvolvimento psicomotor, e social da criança, além de favorecer a aprendizagem da mesma. E sendo assim, FARIA (2001, p.17), define que:

"a música é um importante fator na aprendizagem, pois a criança desde pequena já ouve música, a qual muitas vezes é cantada pela mãe ao dormir, conhecida como ?cantiga de ninar. Na aprendizagem a música é muito importante, pois o aluno convive com ela desde muito pequeno.A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões, por isso, deve-se aproveitar esta tão rica atividade educacional dentro das salas de aula" (FARIA2001, p. 17).

Ou seja, a professora está no caminho certo, pois tem consciência da importância da música no processo ensino-aprendizado, e, além disso, A expressão musical também desempenha importante papel na vida recreativa de toda criança, ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, promove a autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética. A música também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as capacidades criadoras de cada um. A educação pela música proporciona uma educação profunda e total.
Também foi perguntado para a mesma professora sobre como ela trabalhava a música na sala de aula e ela respondeu o seguinte: no momento em que as crianças estavam dançando uma coreografia para a festa junina que ocorrerá no colégio "Trabalho a música através de cantigas de roda, também utilizo de vários DVD musicais, mas procuro sempre selecionar as músicas que tragam alguma mensagem para as crianças, também gosto de trabalhar com as músicas folclóricas, onde as crianças possam expressar-se através de gestos, como estou fazendo com essa música para a festa junina que eles estão ensaiando" também salienta que trabalhar com a música favorece muito o trabalho dos professores, pois a criança não fica tão ansiosa quando está ouvindo música . Com isso (ESTEVÃO, 2002, p. 33),diz

"As crianças sabem que se dança música, isto é, que a dança está associada á música,e
Geralmente sentem grande prazer em dançar. Se os professores levarem isso em conta
e considerarem como ponto de partida o repertorio atual de sua classe (os da criança e o próprio), e puderem expandir esse repertório do seu grupo cultural e de outros grupos, criando situações em que as crianças possam dançar, certamente estarão contribuindo significativamente para a formação das crianças" (ESTEVÃO, 2002, p. 33),


Portanto, com essa pesquisa ficou evidente a importância dos professores se reconhecerem como sujeitos mediadores de cultura dentro do processo educativo e que levem em conta a importância do aprendizado da música no desenvolvimento e formação das crianças, pois, quanto maior for a sensibilidade da criança para o música, mais ela descobrirá as suas qualidades e sendo assim é muito importante exercitá-la desde muito pequena, pois esse treino irá desenvolver sua memória e atenção.
Enfim, a música é um instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem, portanto deve ser incorporado e incentivado o seu uso em sala de aula.









REFERÊNCIAS

JEAMNDOT,Nicole. Explorando o universo da música,São Paulo: Scipione, 1993
FARIA, Márcia Nunes. A música, fator importante na aprendizagem. Assis
chateaubriand ? Pr, 2001

ESTEVÃO, Vânia Andréia Bagatoli. A importância da música e da dança no
desenvolvimento infantil. Assis Chateaubriand ? Pr, 2002.


*Graduanda do V nível de Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Campus Uruguaiana

Autor: Juliana Oliveira Dorneles


Artigos Relacionados


A Importância De Se Trabalhar Música Na Sala De Aula

Quem Criou A Música?

Musica Que Não Se Ouve...

Música Como Facilitadora Do Processo De Aprendizagem

A Importância Da Música Na Vida Humana

A Música Na Educação Infantil

Musicalização Lúdica