Futuro x Presente



É lastimável que um dos maiores eventos que o Brasil irá sediar na década esteja causando tantos transtornos, impactos sobre a sociedade, desavenças entre "poderes" maiores e inúmeros interesses superficiais de que nada são para a melhor condição de vida nacional. O que era para ser uma grande oportunidade de buscar o progresso de nosso país, na realidade está sendo apenas um evento no qual todos querem provar para o mundo que nós somos capazes de realizá-lo. Porém, será mesmo que somos capazes de fazê-lo; e se somos capazes, será que este não seria apenas um refúgio para que os verdadeiros problemas do país ficassem ocultos enquanto o tão esperado momento chegue?
Logicamente que é um privilégio para qualquer nação poder organizar uma festa na qual comemoramos e torcemos de forma esportiva, deixando de lado a cultura e a política de cada governo, unindo o mundo inteiro para um simples ato de se competir (de forma civilizada) em um dos maiores torneios esportivos que é a Copa do Mundo. Entretanto, essa honra toda está fazendo com que nosso governo esteja dando prioridades a um acontecimento futuro, e se distanciando dos problemas que á anos deveriam ter sido solucionados; tudo está sendo feito para que possamos, de alguma forma, impressionar povos estrangeiros, mas se até hoje (em anos de democracia) nada foi feito para impressionar nós brasileiros, será que é justo que isto seja feito para pessoas que não residam aqui e que não vivenciam dos nossos sofrimentos e angustias por injustiças que acontecem com o nosso povo. Pois bem, a verdade é que estão se importando mais com as estadias dos nossos visitantes que, no máximo, passarão um mês e meio no país, do que com pessoas que nasceram aqui e até hoje lutam pelo simples direito de se ter uma educação de qualidade, um bom atendimento a saúde e segurança.
Enquanto o nosso poder supremo se preocupa com o conforto dos nossos futuros "inquilinos", a cada dia que se passa, mais jovens entram no mundo da violência, mais crianças entram no mundo da prostituição, mais vidas são perdidas para o tráfico ou por uma simples espera na fila de um hospital; menores são as chances de estudos e de empregos e maiores são as chances de sermos assaltados e nos tirarem tão rápido um salário mínimo que muito trabalhamos para conseguir. É inevitavelmente triste ver que, hoje, uma partida de futebol ganhe mais importância e tenha mais direitos do que a vida de um brasileiro.

Autor: Isabel Bulhões Bezerra


Artigos Relacionados


A Constituição Lei Expoente De Um Pais

"copa Do Mundo - Na Marca Do Pênalti"

Brasil Independente

A Vitória De Renan é A Derrota Do Povo!

Ex Brasil, Ex Brasileiros

A Exploração Do Trabalho Infantil No Brasil

Yes, Nós Podemos!