Bibliologia




Antes de qualquer estudo que eu venha trazer para vocês, a Bíblia deve ser o primeiro assunto a ser estudado. Alem disso, para serviço e eficaz no Reino de Deus. Ler a Bíblia como livro normal entenderemos a sua historia, os grandes acontecimentos mas não entenderemos o lado espiritual que esta por de traz de cada frase da Escritura de Deus. Devemos sim, entender as historias intrigantes e os acontecimentos maravilhosos contidos na Escritura e entender e ouvir a voz de Deus. Mas para entendermos o lado espiritual, entender e ouvir a voz Deus, devemos preparar em primeiro lugar o nosso coração (Salmo c119v11).


Bem, então vamos começar o nosso estudo.




O que é a Bíblia?


A Bíblia é a revelação de Deus a humanidade. Onde Ele (Deus) expressa a sua vontade. Quando lemos a Bíblia, encontramos o verdadeiro autor espiritual que é Deus, e o Espírito Santo é o que interpreta as suas magnificas revelações para a nossa vida, nós trazendo o assunto central que é o Senhor Jesus Cristo. Há Bíblia é uma pequena biblioteca, onde contém 66 livros. Divididos esses 66 livros em 39 no AT é 27 no NT. E tão importante nos lermos e estudarmos a palavra de Deus, porque ela ilumina a nossa vida, nosso caminho para á presença de Deus (Salmo c119v105 é 130). Assim como nós precisamos nos alimentar diariamente, fortalecendo o nosso corpo físico, temos que fazer da palavra de Deus o nosso alimento diário, para fortalecimento do nosso espírito (Jeremias c15v16 é 1Pedro c2v1,2).
Sabemos que a Bíblia expressa a vontade de Deus. E vimos que Jeremias e Pedro destacam que a Bíblia é alimento espiritual. Se nós não estudarmos a Bíblia, não lermos, estamos ignorando a vontade de Deus. E sendo alimento espiritual temos que constantemente nos alimentar da sua palavra para termos boa saúde. Temos que ter apatite há leitura da palavra de Deus diariamente (Salmo c1v2), mas com proveito! Sem não aproveitarmos os benefícios da palavra de Deus, teremos fastio (tédio) pela Bíblia, o que é um mal sinal. Cuida disso...
A palavra de Deus em nossa vida se transforma, como uma blindagem, nos guardando de todo mal. Vestimos a armadura de Deus (Efésio c6v17) para os combates permanentes do inimigo da nossa alma, que é satanás. As Escrituras é o instrumento que o Espírito Santo usa para operá em nós, inclusive no ministério de oração (Judas c1v20), a partir do momento que nós estudamos a palavra de Deus. E é através da Escritura que podemos apoiar a nossa fé nas promessas de Deus, e essas promessas estão na Bíblia.
As Escrituras ela nós vivifica (Salmo c119v107) em momentos de aflições, a palavra de Deus nos dá vida, alegria, animo e coragem nos grandes momentos de tribulação.


Como devemos estudar a Bíblia?


Com todos os livros que eu tenho lido, primeiramente procuro saber quem o escreveu, para eu saber um pouco da sua historia de vida (há inúmeras obras que profanam a palavra de Deus). Com a Bíblia, a segurança e total a quem a escreveu e editou as suas leis. Estamos falando do autor, amado por todos aqueles que o adoram em espírito em verdade...Deus. Em Isaías c34v16 ele nós declara quem é o autor e Jeremias c1v12 também. Sendo Deus o autor, Ele mesmo nos revelará e nos dará entendimento (Lucas c24v45). Mas este entendimento que não é natural, só se tem através do poder do Espírito Santo (1Co c2v10á14). Só assim conhecendo o Autor e tendo uma vida em Espírito, teremos uma compreensão mais fácil dos seus propósitos.
Pegar a Bíblia, e simplesmente ler como qualquer livro, não entenderemos a sua mensagem. Temos que em meio a santidade de cada palavra, em meio a presença do Senhor temos que nós dirigir em oração. Quando lemos a Bíblia, Deus fala conosco, e quando oramos falamos com Deus (é o único caminho para falarmos com Ele), e desvenda os nossos olhos (Salmo c119v18). Leia como todo amor, prazer e fome de aprender as coisas de Deus (Provérbios c2v3á5). Ao lermos a Bíblia com toda devoção, amor e prazer, o entendimento da palavra de Deus e trazido ou levado ate você pelo Espírito Santo, e você entenderá a boa obra do Senhor. Em Marcos c12v37 Jesus ensinava no templo e o povo se agradava do seu ensinamento proveitoso. O povo tinha fome como criança (1Pedro c2v2) recém-nascidos. Como esta o seu apetite pela palavra de Deus hoje?
Com uma mente renovada memorizamos a Bíblia mais fácil (Hebreus c10v16), contudo, é melhor um versículo no coração, sendo amado e obedecido, do que 10 apenas na cabeça e sem aproveitamento (Deuteronômio c6v6). Precisamos nos esvaziar, jogar fora todos sentimentos que impessão de Deus agir na nossa vida, e ser preenchido, ser cheio do Espírito Santo, para obtermos os mais profundos desejos de Deus (1Co c2v10). Temos que ser humildes. Tendo nós rejeitados todas as imundicias, a palavra de Deus se faz morada na nossa vida, salvando-nos (Tg c1v21). A palavra de Deus só pode ser entendida aos humildes de coração (Mt c11v25), isto é , ser submisso, ser servo do Senhor. É quanto maior for a nossa fé, mais comunhão com Deus, mas humildes seremos.

NOTA: Numa árvore frutífera os galhos mais carregados, são os que abaixam mais

Isso ocorre simplesmente porque o favor de Deus esta para os humildes, não para os soberbos (1Pe c5v5). Observe quando chove, os terrenos mais baixos são os primeiros á receberem água com abundância. O cristão tem que ter disposição de agradar a Deus. Como? Participando das reuniões estabelecidas no seu ministério, e muito mais, das reuniões de estudo da Bíblia. Porque? Por que estando disposto a obedecer a verdade revelada, não perderemos a luta, sairemos vitoriosos (Sl c119v33). E não seremos enganados por falsos mestres.


1 Parte - Livros da lei: tratam da criação e a lei.
Génesis: fala como começou tudo, o pecado, e o sofrimento.
Êxodo: fala da saída do povo hebreu do Egito; o Sinai, etc.
Leviticos: fala das leis e os mandamentos de Deus à Israel.
Números: fala da contagem dos Israelitas.
Deuteronômio: segundo a lei: narra os discursos de Moisés.

2 Parte - Livros Históricos: fala da caminhada do povo israelita
Josué. II Reis.
Juízes. I Crônicas.
Rute. II Crônicas.

I Samuel. Esdras.

II Samuel. Neemias.

I Reis. Ester.


3 Parte - Livros Poéticos: são chamados poéticos devido ao seu gênero

Jó Salmos Provérbios Eclesiastes Cantares

4 Parte - Profetas Maiores: por serem os livros mais longos que os outros que são chamados de profetas menores.

Isaías Jeremias Lamentações de Jeremias Ezequiel Daniel.


5 Parte - Profetas Menores: por serem os livros mais curtos

Oséias. Naum.

Joel Habacuque.

Amós. Sofonias.

Obadias. Ageu.

Jonas. Zacarias.

Miqueias Malaquias


O Novo Testamento são 27 livros divididos em quatro partes

1 Parte - Biografia: são os quatro evangelhos, sendo que os três primeiros são chamados Sinóticos devido ao paralelismo que se apresentam.

Mateus: para atender aos judeus (genealogia)

Marcos: para atender os romanos (Jesus como servo)

Lucas: para os gregos (Jesus como Filho de Deus, ou do Homem)

João: para o mundo (Jesus para o mundo) 2Parte - História: registra a história de Igreja Primitiva e a atuação do Espírito Santo, nos seus primeiros primórdios.

Atos dos Apóstolos: são os Atos do Espírito Santo na igreja emergente. 3 Parte - Epístolas Paulinas: são cartas dirigidas as igrejas ou a indivíduos. Atribuídas geralmente a Paulo

Romanos. I Tessalonicenses.

I Coríntios. II Tessalonicenses.

II Coríntios. I Timóteo.

Gálatas. II Timóteo.

Efésios. Tito.

Filipenses. Filemon.

Colossenses 4 Parte - Epístolas Gerais: são cartas universais atribuídas a vários apóstolos sendo que a de Hebreus, o autor é desconhecido.



Hebreus. Tiago.

I Pedro. II Pedro.

I João. II João.

III João. Judas

5 Proféticos: também chamado de revelação das coisas dos últimos dias que deverão acontecer. É um livro apocalíptico.


Apocalipse

Autor: Luciano Santos


Artigos Relacionados


As Leis De Deus

Bíblia

Crente Ou NÃo

Pregar A Palavra



A Bi Blia

A Trindade De Deus