ANÁLISE ESTRUTURAL DA DINAMICA PRODUTIVA DO MUNICÍPIO DE BREVES ? ESTADO DO PARÁ



ANÁLISE CONSOLIDADA
A análise consolidada avalia de forma agregada o que as mudanças na composição das estruturas produtivas das atividades econômicas têm a dizer em relação à combinação do numero de estabelecimento, emprego e remuneração. Em termos gerais, esta seção apresenta a classificação da matriz agregada do município em análise.
De acordo com a Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE), existem 614 classes identificadas para análise do Registro Anual de Informações Sociais (RAIS), para o município de Breves em todo o período estudado, o maior número identificado foi 61 classes atestado em 2005, menos de 10% do total de classes, levando-se em consideração que para catalogação, mesmo que um estabelecimento tenha mais de uma atividade em funcionamento, a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) identifica apenas a mais representativa.
A baixa representatividade em número de classes no CNAE, já é um indicativo do conjunto das atividades que estruturam o município, quanto menos diversificado, menor o nível de atividade econômica e a possibilidade de geração de emprego e renda. A figura-1, a seguir revela não somente a reduzida diversificação da economia municipal de Breves, mas a grande variação percentual das atividades ao longo do período estudado.
De um lado isto representa uma reduzida possibilidade de identificação de atividades dinâmicas no município em análise. De outro, o conjunto das atividades no período não apresentaram sustentabilidade econômica, com exceção das atividades de desdobramento de madeira e comércio varejista de mercadorias em geral, que no período analisado, cresceram significativamente em número de estabelecimento.
Quanto à matriz da dinâmica produtiva do município de Breves, os dados foram estimados com a intenção de apresentar uma modelagem representativa da estrutura econômica do município de Breves, a partir do número de estabelecimentos formais registrados pela RAIS.
Os possíveis resultados levam a um ajuste quantitativo e este por sua vez obedece a uma lógica teórica de correlação entre as variáveis que definem a dinâmica das estruturas produtivas do Estado. Na combinação entre os prováveis resultados, estabeleceram-se quatro setores ou quadrantes matriciais, que teoricamente justificam as variações nas dinâmicas econômicas dos municípios.
Os indicadores propostos pela metodologia de análise do projeto irão compor, de acordo com suas variantes, instancias de classificação combinando a composição de quatro quadrantes de acordo com as variáveis: especialização local, atratividade econômica e significativa participação relativa.
Dinâmica dos Estabelecimentos Formais
O resumo dos resultados para o período analisado está apresentado no Quadro-1, o comportamento estimado exige alguns esclarecimentos sobre a participação relativa das atividades, o grau de especialização e o nível de atratividade exercido em todo período. Em termos gerais, os resultados justificam as variações observadas no número de estabelecimento da figura-1, onde ocorre grande variabilidade dos índices de especialização do município e de sua capacidade atrativa para novos investimentos.
A análise matricial do município de Breves permite discutir de forma mais específica e mais apurada a configuração de novos cenários originados a partir das mudanças na estrutura produtiva, além de inferir se houve autonomia econômica de alguma atividade no período estudado.
As variações observadas são constantes para três dos quatro setores da matriz, para o ano de 1995 pode-se destacar, dois extremos importantes, apesar da elevada presença de setores estagnados que atestam que mais de um terço das atividades no município não apresentam especialização produtiva combinada com ausência de concentração e baixa participação relativa, concomitantemente este ano apresenta o melhor desempenho do município quanto ao grau de especialização local, oportunizando novos investimentos e elevada participação relativa das atividades em comparação ao Estado do Pará (quadro-1).
A representatividade das atividades dinâmicas no município chegou a compreender 5,26% da estrutura produtiva por número de estabelecimentos em seu melhor desempenho, o que sugere que este período representou maior capacidade de geração de empregos, elevação do grau de especialização nas atividades e maior participação de mercado em relação ao crescimento do número de estabelecimento em todo o Estado do Pará (quadro-1).
Para o mesmo período o numero de estabelecimentos formais para diversas atividades continuaram em expansão, caracterizando um ano de forte especialização e atratividade econômica e com tendências para elevação da participação relativa em relação ao Estado do Pará, foi o caso de 26 atividades com essa característica no município, dentre as quais temos: bancos múltiplos com carteira comercial (65226); Atividades auxiliares dos transportes aéreos (63231);Transporte por navegação interior de passageiros(61212);comércio varejista de gas liquefeito de petróleo (52477);representantes comerciais e agentes do comércio de madeira (51136), para citar algumas delas.
Em 2000, o cenário da estrutura produtiva revela uma significativa queda de setores com forte poder de atratividade, reduzindo o nível de especialização do município que apresentou apenas 2,5% de suas atividades em setores dinâmicos. No entanto, este resultado foi revertido por uma queda significativa quando comparada a 1995 para os setores estagnados que diminuíram presença no município, registrando apenas 17,5% dos estabelecimentos em 2000. As demais atividades apresentaram forte expansão chegando a 80% dos estabelecimentos no mesmo ano (quadro-1).
Entre os períodos de 2005 e 2007, acelera o processo de des-especialização do município seguido de uma maior atratividade em 2007, os setores estagnados neste ano apresentam a menor participação relativa do período e as atividades consideradas em expansão consolidam sua atratividade e elevam sua especialização no município (quadro-1).
Em 2007, o aumento para 85,93% dos estabelecimentos formais indica uma forte tendência de especialização no município, o que justifica o aparecimento de atividades explorando as próprias diversidades e especificidades do município, tendo em vista que todos os setores em expansão apresentaram coeficientes superiores a 1 (unidade), isto por si só, já indica que as atividades assumidas pelo município em estudo diferem parcialmente ou totalmente daquelas presente na economia do Estado do Pará.
Em relação ao caráter de estabelecimentos que exploram como atividades essa diversidades, temos alguns exemplos que contemplam a análise para 2007, entre os quais: as atividades de transporte por navegação interior de passageiros em linhas regulares; a fabricação de conservas de legumes e outros vegetais; a fabricação de artefatos de madeira, palha, cortiça, vime e material trançado não especificados anteriormente, exceto móveis; o comércio atacadista de madeira e produtos derivados, entre outros.
Para o ano de 2007, os índices não apresentam regularidades para o número de estabelecimentos, o que indica que as atividades no município não se apresentam de forma homogênea, e que ao contrário algumas se destacam no predomínio do número de estabelecimentos.
Entre as atividades que apresentam os menores índices de especialização produtiva no município temos: o comércio varejista de combustíveis para veículos automotores; comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática; comércio varejista de calçados e artigos de viagem; atividades de serviços prestados principalmente às empresas e atividades de organizações religiosas.
Com relação aos estabelecimentos que apresentaram os maiores índices de especialização no município temos: o comercio atacadista de madeiras; seguridade social obrigatória; representantes comerciais e agentes do comércio de madeira, material de construção e ferragens; Transporte por navegação interior de passageiros em linhas regulares e atividades de organizações associativas patronais e empresariais
Estes resultados exigem posteriormente que se acrescentem um analise desagregada desses estabelecimentos, a fim de relacionar os índices estimados para o número de estabelecimentos, com a distribuição formal do emprego por classe de atividade econômica, determinando a massa salarial média em cada setor e captando a dinâmica da estrutura produtivo do município em análise.
Evolução dos Estabelecimentos Formais
O setor dinâmico se caracteriza pelo elevado grau de especialização local, com alguma concentração estabelecida no setor que impulsiona atratividade por novos investimentos e com a presença de atividades importantes ou participação relativa maior que 0,1 em relação a todo Estado do Pará. É um setor importante porque revela certa consolidação e sustentabilidade da estrutura econômica do município e possui grande capacidade de irradiação para outras atividades correlatas ou de apoio.
Os Resultados da aplicação metodológica identificaram para o período analisado 6 diferentes atividades econômicas classificadas como dinâmicas. Na média do período, os dados registram a presença de 136 estabelecimentos e apenas 4,78% deles apresentaram algum dinamismo econômico no município.
O saldo das estatísticas não revela apenas a reduzida presença de atividades especializadas no município, mas também que entre períodos a participação relativa das atividades atrativas a novos investimentos em número de estabelecimentos foi diminuindo, acompanhado de fortes variações na formalidade da estrutura econômica de Breves. Estes dados podem ser visualizados na figura-2 a seguir.
Os setores dinâmicos do município de Breves em termos consolidados apresentam um comportamento declinante ao longo do período analisado (redução anual de 3,6 em média tendencial), com modesta recuperação observada em 2007 quando o número de estabelecimentos com atividades dinâmicas eleva-se para 5.
Por seguinte, isto significa que ocorreu considerável diminuição do grau de especialização das atividades ligadas a estes estabelecimentos e que apesar da sustentabilidade de alguns setores como os de processamento, preservação e produção de conservas (15229), o que sucedeu é que outras atividades se destacaram quanto ao grau de dinamismo econômico. O efeito substituição ocorreu para setores ligados à fabricação de artefatos de madeira, palha, cortiça, vime e materiais trançados não especificados anteriormente, para o ano de 2007.
Outra característica marcante da produção do município se sustenta numa grande variabilidade no registro formal dos estabelecimentos, caracterizada por forte redução de 1995 a 2005 na quantidade de estabelecimentos produtivos, até o penúltimo período a redução já havia alcançado 77% do registrado em 1995, ou seja, a queda foi 4,33 vezes na comparação com 1995.
A tendência declinante do número de estabelecimentos também coincide com a redução de especialização das atividades do município, as estimativas revelam uma moderada correlação entre as variáveis, o que permite associar, que para o município de Breves quando ocorreu maior formalização de estabelecimentos, aumentou o numero de estabelecimentos dinâmicos e vice-versa.
Dinâmica do Emprego Formal
Para análise da dinâmica estrutural da economia municipal de Breves, considera-se o emprego como variável-base, principalmente quando se tem informação de sua distribuição por atividade econômica. O emprego desta variável se torna importante neste relatório, pois, permite relacionar a distribuição percentual do emprego numa mesma atividade econômica entre períodos.

Autor: Heriberto Pena


Artigos Relacionados


AnÁlise Setorial Dos Cinco Maiores Pibs Dos Municpios Do Pará

RegiÃo Metropolitana De Campinas Fecha 2007 Com DÉficit Comercial

População E Economia Do Vale Do Aço

Percepção Da População Do Municipio De Bananeiras-pb Sobre Gestão Participativa E Sustentabilidade Turística

Elementos MetodolÓgicos Para A CaracterizaÇÃo Da DinÂmica Produtiva Do Estado Do ParÁ.

ManarÍ

Elementos Da Dinâmica Da Agricultura Brasileira E Nordestina No Período De 1970 A 2006