O Guru Dos Negócios



Em torno da palavra sucesso foi criada uma multimilionária indústria.
Palestrantes cobram por hora para discorrer sobre o tema sucesso, dezenas de centenas de livros são escritos, alguns se tornaram Best seller .
Foram criados seminários, concorridos que promete revelar todos os segredos e as dicas para se atingir o sucesso nos negócios.
Todavia, quero falar de meu ponto de vista particular sobre os verdadeiros gurus dos negócios.
Sim, eu que sou um andarilho, caminho em certos dias até 8 quadras batendo de porta em porta do comércio para vender meu peixe e às vezes tenho estas portas batidas na minha cara.
Pois, em minha opinião o verdadeiro guru dos negócios são os vendedores.
Quando pensamos em progresso, logo vêm em nossa mente grandes estradas, maquinas gigantescas de automação e fabricas. Porém, nada disso seria possível sem a caneta mágica do guru dos negócios, esta figura muitas vezes, humilhada e desprezada no mundo dos negócios.

É verdade, caro leitor, nem um parafuso, saco de arroz, sapato ou roupa sairiam da linha de produção e se transformariam em dinheiro sem este guru.
O vendedor é quem lubrifica as engrenagens dos negócios e não deixa que elas emperrem, mantendo seu movimento rumo ao sucesso.

Neste exato momento alguém esta plantando, mas para que isto ocorresse teve um vendedor que vendeu a maquina de plantação, e amanhã quando as pessoas vierem ceifar, debulhar e ensacar os grãos o que vai acontecer.

O guru dos negócios vai ser chamado para vender esta farinha, que será transformada em pão, que assados serão vendidos.

E lá esteve o guru com sua caneta mágica movimentando as engrenagens dos negócios, pois um vendeu o balcão expositor, outro vendeu as embalagens e juntos eles promovem o progresso desse país e de outros.
Motores mais potentes são produzidos, ferramentas de alta precisão são inventadas e os vendedores cruzam o país, o estado para transformá-las em sucesso.

Prédios e casas são construídos nas grandes cidades e lá estará o guru dos negócios, vendendo cimento, tijolo, ferro, e outros artigos sempre cuidando da lubrificação da engrenagem dos negócios.
Estes homens e mulheres que todos os dias enfrentam a horrenda palavra "NÃO"

E muitas vezes enfrentam mais do que isto, enfrenta a deselegância e a falta de educação de algumas pessoas.
Portanto digo a todos que estão lendo este texto, e que não trabalham diretamente com vendas respeite aquele que promove o progresso, pois tudo que você esta usando neste momento passou por ele.
E quero dizer que acredito, que vender, é uma ocupação honrada e que é a melhor maneira de gerar e disseminar a riqueza.
E para aqueles que iniciam em vendas agora lembre se.
Não é preciso ponderar com que perna você deve dar o primeiro passo.
O importante é você dar o primeiro passo e seguir rumo a onde está o seu cliente potencial.


Francisco Amado (O Andarilho).


Autor: Francisco Amado


Artigos Relacionados


A DÍvida BancÁria E A Teoria Da ImprevisÃo

Vou Inaugurar Uma Empresa! Mas Onde Estão Os Clientes?

Plano De NegÓcios (uma Boa Idéia) Para Executivos - Uma OrientaÇÃo

O Chão

MÉtodos E AplicaÇÕes Do Planejamento EstratÉgico De Marketing

Pacientes Ou Clientes?

Como Obter Várias Fontes De Rendimentos