RADIOGRAFIA DA BONDADE



Eu sou bom. Aliás, sou melhor que você, mas não quero que você perceba que a todo instante estou tentando te provar isso, porque indiretamente desejo também fazer você acreditar na sua inferioridade, sem interferir na minha reputação. Assim caminha a humanidade...
A arrogância é a forma deselegante de se mostrar que é bom. A forma elegante é através da falsa modéstia. A ignorância do fato demonstra sabedoria. Desejar ser bom é demonstração de grandeza.

O Salmo 33:5 diz: "Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do SENHOR."

Bondade não é somente manter um comportamento correto, mas evitar o seu oposto ? a maldade.
A bondade é ativa, e em certo sentido, até agressiva; é uma excelência de caráter; deve ser expressa em atos.

Mas veja:
Um bom coração ou um bom sujeito, por si só, não significa nada aos olhos de Deus. Você confere essa assustadora afirmação em 1 Cor. 13.

Não podemos confundir bondade com atos de compensação. Coisa desagradável e ouvir algo assim: eu te ajudo hoje porque posso precisar de você amanhã. Isso não é bondade ? é apenas um interesse calculado que funciona, mas é medíocre.

Sentir dó não é o mesmo que ter compaixão ? a compaixão é duradoura e leva a ação; enquanto a dó é passiva e condicional.
A dó dificilmente leva a ação, e quando o faz, se não for correspondida, explode em ira.
A compaixão precede o ato da bondade e não se magoa caso não seja correspondida.

Voce não precisa ser bom para fazer o bem; mas somente será bom se fizer o bem.
Para ser bom, é necessário antes de tudo reconhecer que é mau. Se isso não acontecer, não há o que Deus possa fazer para torná-lo bom.

Se tenho plena consciência de que sou bom, então sou mau aos olhos de Deus, porque uma pessoa boa de verdade, não concentra a atenção nos atos que pratica e sim num ato desinteressado. Uma pessoa legitimamente boa, jamais contabiliza os atos de bondade que pratica. Logo uma pessoa boa de verdade é incapaz de auto avaliar-se como tal.

A verdade crua é que o homem por si só não é bom. A palavra de Deus diz no Salmo 14:3: "não há quem faça o bem, nenhum sequer". Uau! Isso é forte! Se vê tanta gente boa por aí não é? mas essa afirmação está nas Escrituras Sagradas e ponto final. Logo o que torna o homem bom é a bondade de Deus refletida na vida através dos raios de ação na prática do dia-dia.

Como isso pode acontecer? A resposta é simples, porém de profundo significado; também está na Palavra de Deus em 2 Cor. 5:14: "O amor de Cristo nos constrange".
Agora, note algo de suma importância; a recompensa do céu não deve ser a maior motivação para se fazer o bem. Alguém pode praticar atos de bondade com o exclusivo objetivo de alcançar o céu ou apenas para manter uma boa reputação. Outros tem um constante e compulsivo desejo de causar boa impressão ou mesmo manter uma boa reputação. Não se pode negar que os meios para tal sejam louváveis, porém os fins denunciam o egoísmo da alma.

A cruz de Cristo deve ser o único fator a nos impulsionar a fazer o bem. Do contrário, todo bem que praticamos visa algum tipo de interesse velado.
O apóstolo Paulo confirma essa verdade ao dizer: "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo." Gálatas 6:14

Portanto, BOM DE VERDADE, somente Deus. O próprio Jesus Cristo afirmou essa verdade em Mc 10:18. "Ninguém há bom senão um que é Deus". Ele mesmo afirmou em S. João 10:30 "Eu e o Pai somos Um". Deus é a essência da bondade plena. Ele é bom em todo tempo.

Então vamos a prática - o que significa ser bom aos olhos de Deus?
- Você é o melhor motorista do mundo e tem um carrão importado na garagem? Dê uma carona inteligente, sem dar desculpas. O mesmo vale para quem tem um fusca, charrete ou bicicleta.
- Tem uma mansão de 6 milhões de dólares? Financie a viagem de uma família pobre da Somália para passar alguns dias na sua casa, depois ajude a construir a casa dela. Isso vale para todos os níveis e classes.
- É o melhor médico da cidade? Atenda a alguém no meio da noite, que não tenha plano de saúde e leve-o de volta para casa, ainda que suje o seu carro de sangue. Não use a ética profissional como desculpas. O mesmo vale para outras profissões.
- Sua empresa prosperou? Financie discretamente a faculdade de um desconhecido ou mantenha um fundo de ajuda humanitária.
- Ajude alguém mesmo que sua ação não qualifique para dedução do seu imposto de renda.
- Tem um restaurante ou é uma excelente cozinheira? cozinhe a mais e carregue com você quando for ao centro da cidade; muitos esperam por você pelos semáforos e viadutos da vida; Ahhh, vão continuar te incomodando não é? Então, em vez de apenas fazer caridade, faça um inteligente e educativo serviço social. Não seja obcecado pela sua zona de conforto... ou esse poderá ser o seu único céu.

A fé que professamos é muito mais eloquente e eficaz quando posta na prática. Não adianta ter uma religião ou ser um participante ativo na sua igreja, se for insensível às necessidades humanas. O crente hipócrita é pior do que o ateu carismático.

Jamais seremos salvos somente pelas boas obras que praticamos, porém não devemos negligenciar o fato de que também seremos julgados pelo que deixamos de fazer, podendo fazer. É o pecado da omissão.

Na epístola a Timóteo, o autor denuncia os que fazem profissão de cristianismo, mas não revelam em sua vida os frutos de um vida transformada pelo poder do evangelho. Diz ele: "Tendo aparência de piedade, mostram-se destituídos de poder" 2 Tim. 3:5.

Meu caro, não há nada digno de louvor no mero cumprimento das obrigações que uma religião ou a sociedade nos impõe. Somente quando, motivados por um amor incondicional, andamos espontaneamente a segunda milha, quando habitualmente vamos além do dever, é que podemos esperar um dia ouvir dos lábios do Mestre: "Muito bem, servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei. Entra no gozo do teu Senhor." Mat. 25:21

Pois bem, a bondade do Senhor refletida na sua vida, faz de você uma pessoa de muita utilidade àqueles que o cercam; a consequência será a delícia da vida eterna com Deus, amigos, familiares e aqueles que estarão lá pelo seu testemunho.

Pense nisso.

Projeto USA-me
Autor: Projeto Usa-Me


Artigos Relacionados


Simplesmente Graça

Jesus Nunca Te AbandonarÁ, Mesmo Na ProvaÇÃo Das Dificuldades.

Obras Manifestas Em Deus.

O Jesus Milagreiro - Capítulo Nove

Sete Verdades Fundamentais Sobre A Salvação

Qual é A Condenação Para Quem Não Crê Em Jesus ?

Quatro Leis Espirituais