EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS.



SANTOS, Danielly Gama dos. A teoria das inteligências múltiplas, educação e educação física.Dezembro de 2010.



A TEORIA DAS INTELIGENCIAS MULTIPLAS, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA


A existência do estudo de Gardner foi um foi um fator desencadeador de uma teoria muita famosa, "a teoria das inteligências múltiplas". A reflexão X Ativo,entenda-se aqui que reflexivo está associado diz respeito aos estudo intelectuais enquanto as humanas se ocupa do comportamento humano, em sua forma de expressão, em seqüência, a cena é destas diferentes visões vividas durantes muitos debates na questão no que concerne as inteligências. No mundo inteiro a importância do escore QI (quociente de inteligência), é o método mais usado, ___ por exemplo: suas habilidades de lembrar a seqüência numérica (5, 7, 6, 3, 5, 6, 1),... Ou sua capacidade de captar a similaridade entre dois elementos (cotovelo e joelho, montanha e lago). Logo depois o examinador pontua as respostas e chega a numero único __ o quociente de inteligência (QI) das crianças. Mas este número tende a influenciar significamente e também influenciado a forma de como os professores olharam para estas estabelecendo outros conceitos a respeito desses testes.
No artigo entitulado Inteligência: teste de (Q.I), a Dr. Sara Escorti Rosseti fala sobre a escala inteligência de Binet Simon, que foi criada com o objetivo de criar um instrumento que fosse capaz de possibilitar a identificação do perfil cognitivo dos alunos que necessitam de ajuda especial, caso este tivesse um resultado prejudicado na escala de inteligência e por isso merecia maior atenção por parte do professor. [1]. São muitos testes existentes, alguns medem desempenhos lingüísticos, outros a aritmética, uns a cultura, por exemplo; um exemplo pode ser o Raven´s Progressives Matrices: em português, é conhecida no Brasil como Escala Geral. Ela foi "planejada para abranger todas as faixas de desenvolvimento intelectual, desde o momento em que a criança é capaz de compreender a idéia de encontrar o pedaço que falta para completar um desenho". [2]
A importância vinculada ao numero não é inteiramente inadequada, mais é preciso muito cuidado na interpretação dos dados, saber a fidegnidade e o profissional habilitado para isto. . Dessa forma estes professores não estariam de uma forma limitando as outras inteligências, como a lógica matemática, a cinestesia corporal, emocional,interpessoal, etc. Muitos indivíduos envolvidos na educação, no mundo inteiro, estão chegando a interesses em busca de como desenvolver a inteligência humana para uma cultura inteira, dessa maneira não precisaríamos somente deter-se a uma inteligência, mais um conjunto, na busca de um melhor entendimento nas avaliações seja psicológica e educacional.


FUNDAMENTAÇÃO TEORICA



A idéia das inteligências múltiplas juntamente com suas idéias surge com o Professor Howard Gardner, professor e co- diretor de vários projetos na universidade de Havard Graduate School of the Education, professor adjunto de neurologia na Boston University School of Medicine. Howard Gardner parte de um pressuposto de que existem pelo menos sete (hoje já são nove), das quais foram acrescidas a naturalista e a existencialista.

As sete inteligências marcadas foram: a lógica matemática, lingüística, musical, Corporal Cinestésica, a inter e a intrapessoal, e a espacial, posteriormente com a importância e ressonância do estudo e recebimento de apoio de ações e fomento norte americano, se intensificaram incorporando outras formas como a inteligência naturalista e a existencialista.
(Gardner, 1997)

Uma concepção rica da inteligência e seu potencial humano em diferentes domínios, em seus estudos juntam elementos da neurologia, psicologia cognitiva, estuda as varias inteligências desde as mais variadas e faz um exame de como seria as implicações e aplicações em atividades educacionais.

VISÃO DA INTELIGENCIA

Para muitos estudiosos da área psicológica cognitiva, da neurologia, metafísica, e humanas, tem-se um conceito diferente, e o propósito do trabalho não é colocar um conceito único, mesmo por que não se definirá exatamente a questão da inteligência. Segundo H. Gardner ? nem mesmo a ciência jamais produz uma resposta completamente correta. Há progressos e regressos, encaixe e desencaixe, mais jamais a descoberta de uma só resposta, uma única chave para um conjunto de questões interligadas. Isto tem sido verdade nos mais sofisticados níveis da física e química. Isto é ainda mais verdadeiro¬¬¬¬?poderia se dizer verdadeiro demais ? nas ciências sociais e comportamentais.
Os Pré ? requisitos são um meio de assegurar que uma inteligência humana deve ser útil e importante, pelo menos em determinado cenários culturais. Quer dizer que apenas um critério de seleção pode acabar por desqualificar determinadas capacidades que, em outros campos, satisfariam pelos critérios que será estabelecido á diante. Por exemplo.: a competência para reconhecer rostos é uma capacidade que parece ser relativamente autônoma e representada numa área específica do sistema nervoso humano.

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AS INTELIGÊNCIAS NA VISÃO DE GARDNER:

Inteligência Lingüística ? capacidade de usar a linguagem para convencer outro individuo a despeito de um curso ou uma ação. É representada por intelectuais, como poetas, escritores, detentores de leitura.
Inteligência Lógico - Matemática -. É a inteligência de matemáticos e cientista.a capacidade de compreensão, analisar, e interpretar situações de lógica. A criança com especial aptidão nesta inteligência demonstra facilidade para contar e fazer cálculos matemáticos e para criar notações práticas de seu raciocínio.
Inteligência Espacial - A capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É a inteligência dos artistas plásticos, dos engenheiros e dos arquitetos. Em crianças, o potencial especial nessa inteligência é percebido através da habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais e a atenção a detalhes visuais.
Inteligência Musical - Esta inteligência se manifesta através de uma habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. A criança com habilidade musical especial percebe desde cedo diferentes sons no seu ambiente e, freqüentemente, canta para si.
Inteligência corporal - Cinestésica -. É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas, no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza. A criança nesta inteligência se move com graça e expressão a partir de estímulos, habilidade atlética ou uma coordenação fina apurada.
Inteligência Interpessoal - Esta inteligência pode ser descrita como uma habilidade para entender e responder adequadamente a humores, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas, são eles, psicoterapeutas, professores, políticos e vendedores.
Inteligência Intrapessoal - Esta inteligência é o correlativo interno da inteligência interpessoal, isto é, é a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias. E é observada através dos sistemas simbólicos das outras inteligências, ou seja, através de manifestações lingüísticas, musicais ou Cinestésica.
O tipo de inteligência a ser comentada que é a Corporal Cinestésica. Se exemplificarmos esta inteligência verá que um mímico por ex.: pode criar tal "aparência" de um objeto requer a tarefa de através de gestos e expressões faciais, ações corporais. A característica desta é a capacidade de usar o próprio corpo de maneiras diferentes e altamente diferenciadas e hábeis para propósitos, e expressões assim como voltado para objetos. Igualmente característica é a capacidade de trabalhar com o objetivo os que envolvem movimentos motores finos dos dedos e mãos quanto os que exploram movimentos grosseiros do corpo. O uso hábil do corpo foi muito importante na historia durante milhões de anos e seu apogeu no ocidente. Durante a era clássica, os gregos reverenciavam a beleza ou a forma humana, através de suas atividades artísticas, buscaram desenvolver um corpo gracioso, com equilíbrio e tonicidade, de forma abrangente eles buscaram uma harmonia entre mente e corpo, com a mente treinada para usar o corpo adequadamente treinado para atender aos poderes da mente. O que as aulas de educação física teriam em consonância com esta inteligência?
Maior coordenação de gestos, de autonomia de resolver questões ? problemas, qual a relação do corpo e seus movimentos através de observações, relatórios de acompanhamento do aluno em sua evolução, a organização de como expressar-se com o corpo, a inteira vivencia com o desenvolvimento humano.

APLICAÇÃO DAS INTELIGENCIAS NA EDUCAÇÃO.



No ambiente escolar, a educação das inteligências, deveria ser um espaço onde a transmissão de conhecimentos/habilidades signifique sua função essencial, mas não mecanicamente. Os alunos não vão à escola só para responder às questões formuladas nas provas, alcançar os índices arbitrários propostos para a realização de testes, ou ainda passar no vestibular. À escola cabe garantir a compreensão das noções, dos conhecimentos/habilidades; o domínio e a possibilidade crítica - reflexiva do que fundamenta e justifica o conhecimento/habilidade, bem como o que faz relacionar o conhecimento transmitido/assimilado com a prática social. A expectativa é que o indivíduo possa operar com os conhecimentos no sentido do seu bem estar, da sua auto-realização e da qualidade coletiva de vida.)
É possível que esteja pensando que estamos indicando a formação em educação física para toda a população. Mas, se reconhecemos a importância das pessoas terem autonomia para a prática de atividades físicas, então precisa de um mínimo de informações e vivências que lhe permitam optar pelo melhor tipo de atividade, regular sua intensidade em função das condições pessoais, terem conhecimento das suas possibilidades e limitações, e ao menos ter noções básicas que permitam perceber a pertinência ou não de um trabalho físico a que esteja sendo submetida. Estes conhecimentos/habilidades fazem parte do que se está convencionando chamar de cultura corporal.
Como inteligências múltiplas podem ajudar com educacional? Através dessa análise torna-se evidente que as competências intelectuais humanas podem ser mobilizadas através de diversas maneiras. Conforme foi observado à competência lingüística humana pode torna-se o método pelo qual alguma outra não tenha a habilidade não ? lingüista é adquirida: a linguagem é como uma freqüência explorada como um auxilio para ensinar a um individuo algum processo corporal (como uma dança), ou algum processo matemático ( como um teorema).


A EDUCAÇÃO FISICA NA ESCOLA

Na visão de Piaget sobre desenvolvimento cognitivo, em sua concepção, o pensamento humano deve começar postulando um individuo que esta tentando entender o mundo, a natureza dos materiais, como interage e suas motivações, e seu comportamento.

As inteligências por Gardner foi desenvolvida como uma explicação do pensamento humano além de reconhecer as diversas e independentes fontes que compõem, ainda fala sobre a interdependência entre uma ou mais delas.








A Educação Física na escola...

"Acreditamos que a escola , quando significativa, passe a formar parte dos pertencimentos que nos fazem singulares, que nos permite falar do "eu" ou do "nós". Sendo cada uma dessas categorias um particular entremeados de pertencimentos."
(LOVISOLO, H.1990)


A seleção de conhecimentos perpassa da analise de origem de conteúdos, dos determinantes para a necessidade de seu ensino e a realidade material na escola, assim a importância da educação física na escola.
Lovisolo, também fala sobre o projeto da educação física na escola e sua importância de ser e estar, fala também sobre as suas dimensões de intelecto, emoção, e corpo e como um conjunto de competências a serem melhores revistas, uma vez que o ser humano precisa de sua formação , por que a emoção também é sentida e expressada através do corpo.

Segundo (Ramachandran & Blakelee, 2002) A formação corporal pretende criar disposições positivas para o corpo, de fato a resistência, força, elasticidade são disposições do corpo. Aqui também contamos com padrões formalizados de avaliação ( testes de força, elasticidade, e resistência, por exemplo). A disposição para se antecipar jogadas aparece como uma operação complexa que envolve específicas disposições intelectuais, emocionais e corporais. A neurofisiologia se pergunta sobre como funcionamos na antecipação.


As inteligências embora sejam importantes nas atividades da escola, pode-se de maneira organizar as relações as aulas de como que esse aluno seja levado a pensar sobre como se dá o movimento diante se diferentes situações, seja elas na vida escolar ou na vida social.
Os problemas e potencialidades encontradas nas aulas de educação física ainda merecem atenção para melhor interpretação da ação cognitiva e motora destes alunos. Há a necessidade de o educador conhecer as inteligências e saber como lidar e que as aulas tenham o conteúdo necessário para que eles entendam e procurem raciocinar, e entenderem para que exista a execução dos movimentos. A forma como esse professor conhece seus alunos e os avalia-os sabendo que cada um possui em sua natureza a sua individualidade. Portanto, ainda existe um grande desafio a educação física frente a estes problemas, dando condições de disciplina e grandes características.


REFERENCIAS:



GARDNER, H. (1997, setembro). Sobre as várias inteligências: nova escola. N. 105 ( PP 42-45). São Paulo.

GARDNER, H. Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Tradução Sandra Costa - Porto Alegre: Artmed, 340 p. ; 25cm, 1994.

GÁPARI, Josset Campagna de, SCHWARTS, Gisele Maria: Inteligências múltiplas e representações/psicologia: teoria e pesquisa, Set/Dez, 2002, vol. 18 n. 3 pp. 261-266.

LOVISOLO, HUGO: da educação física escolar: intelecto, emoção e corpo, universidade gama filho. Set/Dez 2002, vol. 8 n. 3 pp. 99-103.

RAMACHADRAN, V. S BALKELEE, S.; 2002. Fantasmas no cérebro, Rio de Janeiro. Ed. Recorde.





















Autor: Danielly Santos


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