JESUS ESTÁ A CAMINHO...



O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2Pedro 3:9

Após o batismo, o pastor fazia o tradicional apelo: Preparem-se porque Jesus virá em breve... - Não vem não! dizia repetidamente um bêbado, sentado no último banco. Então irritado, o pastor o ameaçou de chamar a polícia. - Ahh, esse eu sei que vem, disse o bêbado em voz baixa.
Pode parecer cômico, porém uma terrível verdade, nada engraçada se esconde por trás dessa pitoresca história, mostrando que nem sempre estamos em situação melhor do que a daquele cidadão.

Você sabia que a volta de Cristo é o evento mais esperado no mundo cristão? Eu também; o problema é que na maioria das vezes esse conhecimento não passa do plano intelectual apenas. Quem sabe porque o nosso coração está ocupado demais com outros assuntos mais "relevantes".

Alguns anos atrás, eu ouvia um sermão, onde o pregador falava, sem muito entusiasmo sobre esse tema. Então me virei para a pessoa do lado e perguntei: você acredita nisso? A resposta dela foi pior do que a minha pergunta: sabe que nunca parei para pensar nisso, disse ela pensativamente.

Se a volta de Cristo é a nossa mais ansiosa esperança, por que esse assunto já não nos causa mais tanto impacto? A gente sempre ouve lindos sermões pelo rádio ou televisão mas raramente ouvimos sobre esse tema. Quem sabe pela Sua demora, nos acomodamos no plano do materialismo e da vida secularizada; isso acaba gerando um tipo de ceticismo velado.

Após anos de cursinho caro, finalmente você passa no vestibular da Universidade Federal ou num difícil e concorrido concurso público; qual é a sua reação ao ver o seu nome na lista de aprovados? Fica magoado? Tenta o suicídio? É claro que não? você pula de alegria e até conta isso na net, não é?
E quando alguém diz que um Decreto Dominical está por assinar no congresso americano, como você reage? A volta de Jesus não será melhor do que passar num vestibular da USP ou concurso federal?

Sabe, eu tenho percebido que o assunto da volta de Jesus tem causado mais pavor do que alegria. Em alguns casos o tema é tratado com sensacionalismo e alarmismo, causando medo e pavor nas pessoas, deixando a realidade da bendita esperança cada vez mais distante e veladamente até indesejável.

A esperança pela volta de Cristo não deveria causar alegria, sabendo que todos os nossos problemas finalmente serão resolvidos e estaremos para sempre com o nosso Criador?
Seja sincero, você está aguardando de verdade a volta de Cristo? Acredita nisso?

Surge a inevitável questão: estamos preparados para esse evento?
Talvez seja esse o motivo pela qual a volta de Cristo já não causa mais tanto entusiasmo na vida de muitos.
A palavra de Deus diz em Oséias 4:6: "Meu povo perece por falta de conhecimento".
Conhecimento de que afinal?
Apocalipse 1:3 diz: "Feliz quem lê este livro, e felizes aqueles que ouvem as palavras desta mensagem profética e obedecem ao que está escrito neste livro! Pois está perto o tempo em que todas essas coisas acontecerão."
São três os verbos: ler, ouvir e obedecer. Se não ler, se não ouvir, como irá obedecer? Se não obedecer, como estará aguardando a vinda do Senhor?

Antes de ascender ao céu, Jesus nos revelou os sinais que antecederiam Seu retorno. Você pode conferir muitos desses sinais no evangelho de Mateus capítulo 24.
Acontece que o objetivo de Jesus ao revelar esses sinais foi o de causar alegria pela informação de que Ele estaria chegando. Tanto que Ele diz: "Levantai a vossa cabeça porque a vossa redenção esta próxima." Lc. 21:28

Os sinais da volta de Cristo não devem ser vistos apenas como um aviso para começarmos a nos preparar.
Sabe por quê? Porque será impossível para alguém, de fato, desejar ir para o céu de última hora; por um simples motivo - observe bem esse texto:
II Tim. 4:8 "E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o Justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor a Sua vinda."
Percebe o detalhe aqui? A palavra amor faz toda a diferença no sentido desse texto. Você já viu uma noiva amar o noivo de última hora, só lá no altar? Mas já aconteceu de algumas dizerem "não" no altar.
O amor genuíno somente é possível através da convivência. Então, como alguém pode amar a vinda de Jesus se não está cultivando no dia de hoje um amor por essa esperança? Ver a Jesus Cristo face a face.
A triste realidade é que muitos, ainda que cristãos por décadas, na prática, conhecem a Jesus somente de vista. E conhecendo-O somente de vista, facilmente O perderão de vista.

Se lembra de 1844, onde muitos aguardavam a volta de Jesus para o dia 22 de Outubro daquele ano?
Eles se prepararam para o evento, porém Jesus não veio. A grande maioria, decepcionada abandonou até fé. Da mesma forma, se você usa os sinais da volta de Cristo apenas como alerta de preparo, você pode desanimar porque pode ser que Ele não venha na sua geração.

Em Apoc. 3:11 Jesus afirmou: "eis que venho sem demora" porque sabia da brevidade da existência do homem.
Sabiamente, Ele não nos deixou a data marcada da Sua volta, para nossa própria segurança - evitar o desânimo, vida fútil e preparo artificial.
Portanto, o nosso preparo deve ser independente dos sinais ou da iminência da volta de Cristo, mesmo porque nossa vida pode ser interrompida a qualquer momento.

Não deveríamos pular de alegria só em saber que Ele vai voltar? Já pensou se Ele não voltasse? Sem esperança, a nossa curta existência não faria o menor sentido.

Os sinais que deixou e a exatidão do seu cumprimento, provam que Ele já está a caminho. Dizia o saudoso Pr. Enoque de Oliveira: "Posso ouvir os passos de um Deus que se aproxima".
Sim, já podemos viver hoje uma intuição de vida eterna.

Amigo, eu vivo em função dessa esperança, e espero ver o rosto de Jesus ainda na minha geração.

"Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima." Tiago 5:8

Projeto USA-me

Autor: Projeto Usa-Me


Artigos Relacionados


Jesus é A Nossa Esperança

Jesus Cristo.

Por Que Desejo Que Jesus Volte Logo?

Jesus Cristo Vem Em Meu Auxílio

A Volta De Jesus Cristo

Meu Deus O Mundo Vai Acabar?

Vinda Do Filho Do Homem: Jesus Cristo.