Planejamento em avaliação na EAD



Planejamento de avaliação em EAD
Lilliane Araujo Lima

O advento da Internet permitiu que o processo de ensino/aprendizagem não ficasse limitado apenas à sala de aula no contexto da relação aluno/professor tradicional, mas ultrapassasse esses limites físicos dando oportunidade a que o discente construa o conhecimento no seu ambiente doméstico, de trabalho ou onde mais desejar, como se aplica a dimensão administrativa dos cursos em EAD.
Por outro lado o distanciamento físico professor/aluno, impõe limitações na construção de valores agregados ao processo educativo presencial no que toca a aplicação dos métodos de avaliação disponíveis.
De acordo com Vasconcelos (1995), ao planejar temos de definir nosso marco referencial, o que implica ter um ideal, isto é, definir aonde se pretende chegar, estabelecer nossas diretrizes, princípios e concepções

Um planejamento pedagógico engloba, no mínimo, a definição dos seguintes itens: as metas ou objetivos, a justificativa, as estratégias de ação, os responsáveis por cada etapa do processo, o período de duração, os recursos materiais, financeiros e humanos necessários para a execução das ações. Em educação, esses aspectos são considerados básicos, porque são eles que determinam as particularidades de cada planejamento pedagógico.

No caso da EAD, temos de detalhar ainda mais o planejamento, levando em conta varias dimensões como, por exemplo, administrativa, jurídica, pedagógica entre outras. Para que não ocorra que várias etapas da implementação de um curso não coincidem necessariamente com o momento em que se desenvolve o processo ensino-aprendizagem.
A avaliação no EAD tem pontos muito fortes baseados na autonomia, autodidaxia, pesquisa e autoria, competências importantes na formação de um indivíduo crítico e consciente. Porém, como o contato pessoal com os alunos é muito menor ou nulo no Ensino à Distância, é muito difícil, por exemplo, o professor identificar individualmente os seus alunos ou observar essas mudanças comportamentais, critérios importantes para uma avaliação qualitativa.
Um outro ponto forte da EAD é a relação professor-aluno ser, claramente, menos hierarquizada devido ao fato desta interação ser feita via mensagens eletrônicas, fórum ou Chat, onde os símbolos socioculturais subjetivos não são tão claros para demarcar a diferença entre professor e alunos como existe em uma sala de aula tradicional. Isso inibe o constrangimento do aluno em expressar opiniões diante do professor. Todavia, pode-se notar que o distanciamento geográfico impele também um distanciamento afetivo e uma falta de comunicação mais ampla. Essas são variáveis muito importantes no processo de ensino-aprendizagem visando a mudança comportamental própria do processo educativo.
Isso nos remete ao fato de que o planejamento em cursos EAD devem ser acima de tudo bem estruturado, isto é:

O planejamento é fundamental na educação e, na educação a distância (EAD) deve transcender a um "mero plano desenho de um plano seqüenciado, coerente, que inclui uma série de fases ordenadas e interdependentes" (ARNOLD, 2003, p. 178). Por isso o planejamento deve constituir em um instrumento, uma oportunidade de reflexão sobre a prática educativa e os processos que a constituem como: a definição dos conteúdos, procedimentos, atividades e avaliação.

De acordo com Mary Sales, na educação a distância (EAD) precisa-se tratar planejamento de forma sistêmica, onde os processos de concepção, produção e implementação da ação num curso, numa disciplina a distância sejam vistos e tratados de forma interligada e numa concepção multidisciplinar.

Então para iniciar o planejamento precisamos conhecer a proposta pedagógica do curso, da disciplina e definir:
? o modelo conceitual de ensino e de aprendizagem;
? os conteúdos de trabalho;
? os textos de referência disponíveis e publicáveis (lembrando das questões relacionadas a lei de direitos autoriais);
? os modelos, propostas de gerenciamento, acompanhamento e mediação;
? as ferramentas tecnologias que serão utilizadas para desenvolvimento e suporte do curso, da disciplina;

Referencia

SANTOS, J. F. S, Avaliação no Ensino a Distância, Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus,e Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
ARNOLD, 2003, p. 178
CORRÊA, J., Planejar e avaliar em programas de educação a distância (2007)

Autor: Lilliane Araujo Lima


Artigos Relacionados


O Que O Desenho Instrucional Representa Para A Educação A Distância?

Vantagens Da Educação A Distância

Algumas Palavras Sobre Educação à Distância

AvaliaÇÃo No Processo Ensino - Aprendizagem

O Processo Avaliativo Do Ensino E Aprendiz EducaÇÃo Infantil

Avaliação Diagnóstica, Formativa E Somativa.

Ensino A Distância: Aliado Ou Inimigo?