Posicionamento de mercado



Posicionamento é a maneira como você quer que seu consumidor veja seu produto/marca, é o despertar da percepção para que eu seu consumidor sinta a necessidade de consumir seu produto/marca. Se o trabalho de posicionamento é bem sucedido, fica fácil traçar o restante do planejamento e da diferenciação de marketing com base na estratégia de posicionamento.
Dessa maneira, definimos posicionamento como ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público-alvo. O objetivo é posicionar a marca na mente dos consumidores a fim de maximizar a vantagem potencial da empresa. Um bom posicionamento de marca ajuda a orientar a estratégia de marketing, esclarecendo a essência da marca, que objetivos ela ajuda o consumidor a alcançar e como o faz de maneira inconfundível. O resultado do posicionamento é a criação bem-sucedida de uma proposta de valor focada no cliente, ou seja, um motivo convincente pelo qual o mercado-alvo deve comprar determinado produto.
Diversos autores renomados na área do marketing têm a sua visão sobre o assunto. Para Churchill, segmentação de mercado é o processo de dividir um mercado em grupos de compradores potenciais que tenham semelhantes necessidades e desejos, percepções de valores ou comportamento de compra. Kotler em uma de suas obras comenta que toda estratégia de marketing é construída de acordo com o trinômio chamado SMP- segmentação, mercado-alvo e posicionamento. A empresa descobre necessidades e grupos diferentes no mercado, estabelece como alvo as necessidades e os grupos que é capaz de atender de forma superior e, então, posiciona seu produto e sua imagem de modo que o mercado-alvo os diferencie. Havendo a falha na busca pelo posicionamento, o mercado ficará confuso. Kotler afirma também que segmentação de mercado é um esforço para aumentar a precisão do marketing da empresa.
O ponto de partida de qualquer discussão sobre segmentação é o marketing de massa. No marketing de massa, o vendedor se dedica à produção, distribuição e promoção em massa de um produto para todos os compradores. O argumento do marketing de massa é que ele cria um maior mercado potencial, o que gera custos mais baixos, que por sua vez levam a preços mais baixos ou a margens mais altas.

Autor: Rafael Velasque


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