ÉTICA NOS CENTROS DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES



ÉTICA NOS CENTROS DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES

Nesses tempos de globalização e reestruturação competitiva, as instituições que se preocupam com a ética e conseguem converter suas preocupações em práticas efetivas, mostram-se mais capazes de atingir seus objetivos e conseguem obter não apenas a satisfação e a motivação dos seus profissionais, mas também resultados junto à sociedade.
Ética, enquanto filosofia e consciência moral, é essencial à vida em todos os seus aspectos, seja pessoal, familiar, social ou profissional. Assim, enquanto profissionais e pessoas, o instrutor de CFC dependendo de como se comporta, por exemplo, em suas relações de trabalho, pode estar colocando seriamente em risco sua reputação, a de sua Auto Escola e o sucesso da missão de vida da qual esta imbuído. A sobrevivência e evolução dos CFCs e de suas atividades, portanto, está associada cada vez mais a sua capacidade de adotar e aperfeiçoar condutas marcadas pela seriedade, humildade, justiça e pela preservação da integridade e dos direitos dos profissionais. Mais do que nunca no Brasil os valores éticos tem sido discutidos na mídia e sociedade. São escândalos constantes envolvendo personalidades públicas onde se tem colocado à prova os valores do brasileiro. Isto reflete diretamente nos CFCse nos cidadãos, que estão mais atentos à ética do que nunca. Empresas s que não possuem uma adequada política de Recursos Humanos, qualidade de produtos e serviços, meio ambiente e de responsabilidade social começam a ser encaradas pelo povo como antiéticas e passarão a sofrer as conseqüências da crescente conscientização e participação popular. Portanto, possuir uma política e práticas de ética profissional, visando formar não só um motorista , mais sim um cidadão consciente de seus direitos e deveres como tal, tornou-se fundamentais para a sobrevivência dos CFCs. Assim comoos CFCs, seus funcionários também podem passar por uma profunda crise de identidade ética. A criatividade, característica do brasileiro perde espaço ao "jeitinho" ou à famosa "lei de Gerson", onde levar vantagem é fundamental. Porém com o progresso da cidadania, os meios de ensino e a
sociedade vêm formando nas pessoas um comportamento de nova postura frente às questões éticas. Algumas instituições perceberam que atuar com ética é a saída para o crescimento pessoal, profissional e institucional, bem como de nossa sociedade, portanto, cada vez mais reaprender as "boas maneiras" do comportamento profissional é fundamental e investir em seus profissionais significa vender não só serviços mais sim oferecer conhecimento visando contribuir para um transito mais humano.

Modernamente a ética torna-se um diferencial para os CFCs , ao ponto de haver um ranking internacional mensurando exatamente em quais países os valores éticos no trânsito são mais ou menos adotados. Infelizmente o Brasil não desponta em boa colocação, mas isso apenas demonstra que há muito trabalho a ser feito. Segundo a ONG Transparência Internacional em 2005 o Brasil ficou em 62º lugar na lista dos países menos corruptos do mundo. Em primeiro lugar, ficou uma ilha gelada, próximo do Pólo Norte: a Islândia. Certamente o resultado influencia investidores e, o mais importante, a própria auto-estima do cidadão.Não há dúvidas que a ética pode ser um diferencial no mercado empresarial e profissional, bem como na hora de optar por uma profissão o jovem não demonstrará interesse em instituições desmoralizadas. Se por um lado as empresas querem se livrar da desonestidade, omissão, má conduta e mentira de seus instrutores , por outro a atitude dos profissionais em relação às questões éticas podem ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. A imagem do profissional( Instrutor ) diante da sociedade ou mesmo do mercado de trabalho dependerá da suas atitudes e hábitos, mas a questão ética é muito mais profunda. Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranqüilo com a consciência pessoal. A imagem da organização está diretamente ligada a do seu profissional e vice ? versa, assim como a ética pode maximizar os resultados o comportamento antiético pode comprometer em muito o seu desempenho, reputação e
credibilidade. Agir com responsabilidade profissional e social passa a ser um bom investimento. Velho adágio ensina que se o malandro soubesse das vantagens de ser honesto, seria honesto por malandragem. O profissional deve se orientar para uma liberdade responsável, na qual tome consciência das influências que, em última análise, não dependem dele, pois embora não possa e não consiga modificar esses elementos, pelo menos pode incorporá-los ao presente pelo qual deve assumir a responsabilidade, ou seja, é o "fazer a minha parte". Auferir riqueza nem sempre é sinônimo de felicidade ou de se ter alcançado as
metas a que se propôs; a escolha pelo caminho a seguir é de critério de cada um; isso esta bem colocado desde a versão judaico-cristã do livre arbítrio até o existencialismo humanista de Sartre, o compromisso com a dignidade e com a sociedade deve ser o ponto de partida das nossas vidas. O profissionalismo é a maneira íntegra e honesta de exercer uma profissão. Ele está fundamentalmente ligado à ética, e de modo algum é algo abstrato ou intangível; muito pelo contrário, nos confronta diariamente desafiando a acompanhar sua dinâmica sem perder a coerência. Este humilde trabalho não pretende (nem poderia) ser exaustivo, mas antes uma instigação para outros com mais fôlegos. Trata-se apenas de um roteiro de viagem, ponto de partida que viabiliza um exercício de reflexão entre todos os atores envolvidos na questão do Trânsito, que por fim significa vidas no contínuo fluxo de nossa sociedade. Os CFCs nãopodem pensar somente em lucros mais sim em qualificar seus profissionais para dar continuidade a VIDA , que é um direito de todos.


Autor: Leandro De Souza


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