Qual O Melhor Caminho Para Levar Uma Empresa Ao Sucesso?



Qual o melhor caminho para levar uma empresa ao sucesso? Que tipos de habilidades as pessoas que nela trabalham precisam desenvolver para elevá-la a um patamar superior de forma a torná-la melhor do que as suas concorrentes? Tenho observado que muitas organizações têm se preocupado fortemente em adquirir novas tecnologias e investido no seu desenvolvimento tecnológico, o que na maioria das vezes traz um retorno compensador. Por outro lado, alguns empresários comentam que apesar de todo esse investimento suas empresas vêm deixando de fechar negócios importantes, os quais poderiam colocá-la numa situação muito mais confortável em termos de faturamento e posição no mercado. Ao visitar várias dessas empresas pude observar que o sintoma é praticamente o mesmo para a grande maioria delas e há uma necessidade premente de maior investimento no desenvolvimento das habilidades interpessoais e de negociação dos componentes das suas equipes, principalmente nas funções de gerente e supervisor.

O mercado exige a cada dia maior desenvoltura dos profissionais no que refere à sua capacidade de se relacionar e de negociar. O ouro do momento não é mais formado pelas máquinas ou equipamentos disponíveis. Isto se tornou apenas pré-requisito para se continuar no negócio. O que está a cada momento sendo mais valorizado é a competência e a capacidade de aprendizagem das pessoas e por conseqüência das empresas. Sempre lembro que o sucesso se aproxima mais dos profissionais e organizações que conseguem promover o casamento entre estilo e conteúdo.

No marketing e particularmente em vendas, o empowerment, que é a energia capaz de fazer uma pessoa mudar o modo como as coisas são feitas tornando-as ainda melhores, tem sido considerado fator primordial no perfil, e um dos principais requisitos para se promover ou admitir profissionais.

Para se obter resultado torna-se questão sine qua non que as pessoas aprendam a desenvolver habilidades interpessoais tais como: Conhecer e administrar as suas fraquezas interessar-se pelo outro buscando sempre conhecer as suas necessidades, manter posturas e atitudes que possam gerar confiança, saber ouvir, comunicar e criar um clima de cooperação mútua. É fundamental também que se busque desenvolver habilidades de negociação, buscando-se levantar e analisar as informações de forma prévia, planejar o conteúdo e a forma da negociação executando o que foi planejado e ainda, ter boas idéias, preparando argumentos bem estruturados e verdadeiros. Fazer concessões, ter flexibilidade, estar preparado para superar os impasses que naturalmente ocorrem são também habilidades que devem ser sempre aprendidas e desenvolvidas.

As empresas para continuarem crescendo e atingirem uma posição estratégica em relação aos seus concorrentes precisam agora, mais do que em qualquer outro momento, primar pela seleção criteriosa de seus colaboradores, buscando incansavelmente profissionais talentosos e abertos a aprender constantemente. É ainda, questão basal, investir profundamente na preparação e formação das pessoas que compõem as equipes. Vale ressaltar que o treinamento e a capacitação constante devem ser vistos não como custo, mas como investimento, capaz de garantir a diferenciação e a definição de uma imagem positiva na mente dos clientes.

Vale fazer uma reflexão: até que ponto a sua empresa está preparada para o aprendizado constante? Como está a sua abertura para o novo, para o inusitado, para as oportunidades que muitas vezes estão habilmente disfarçadas em ameaças? Adotar uma nova postura pode ser um pouco complexo, pois normalmente exige mudanças e quebra de paradigmas. O melhor é começar agora, criando novos caminhos. Afinal é como diz Milton Nascimento e Ronaldo Bastos: Para quem quer se soltar: invento o cais. 

Autor: Rogério Tobias


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