Ciranda de Roda ou Ensino-Aprendizagem???



"CIRANDA DE RODA OU ENSINO-APRENDIZAGEM?"
A fase pré-escolar e de alfabetização entram no mundo da criança, assim como a criança entra no mundo das brincadeiras e fantasias...
Os jogos e brincadeiras se forem explorados pelos educadores da Educação Infantil como manifestação corporal, terão muito mais significados e serão mais apreendidos, contribuindo dessa forma para sua formação integral. Caso contrário, o Joãozinho, que mora num prédio no Centro da Capital, cercado por concretos e elevadores, dará maiores preocupações na escola da primeira infância. Não aprendeu a correr, saltar, rodopiar... E será uma criança com dificuldades para ler ou escrever... ??
Aí é que a Psicomotricidade entra para ajudar o Joãozinho nas atividades lúdicas, realizadas, através das atividades psicomotoras, no sentido de desenvolver a criança integralmente em sua vida escolar. ??
Mão a obra educadora da primeira infância: Vamos levar não só o Joãozinho, mas, também as outras crianças a descobrir suas habilidades de saltar, correr, trepar", etc...". Desenvolvendo suas formas de expressão corporal que vão auxiliar na formação de um ser humano por inteiro.
O ensino-aprendizagem terá um melhor resultado para as caminhadas das aprendizagens triviais, se antes nos preocuparmos em alfabetizar a linguagem do corpo.
Vamos educadores, orientar e transformar nossa sala de aula num espaço onde o que se busca é o compromisso com o pequeno aluno cidadão, através da contribuição da psicomotricidade no ensino-aprendizagem na alfabetização escolar.
O êxito da alfabetização não depende de um método e nem do livro didático, mas da postura, da segurança e do comprometimento do educador, no conhecimento que as práticas psicomotoras podem transformar sua sala de aula num ambiente alfabetizador harmonioso.
A crônica apresentada para alfabetização escolar, permeia um "olhar" profundo para novas formas de tornar eficaz e prazeroso o processo de alfabetização.


Autor: Solange Gomes Da Fonseca


Artigos Relacionados


AlfabetizaÇÃo Infantil:a ImportÂncia Da FamÍlia Para O Socioconstrutivismo

O Educador E A Valorização Do Conhecimento De Mundo Da Criança

Musicalização Infantil: A Importância Da Música Em Sala De Aula

Alfabetização De Crianças De Baixa Renda No Ensino Fundamental

O Lúdico Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Aprender Brincando: O Lúdico Na Aprendizagem Infantil

Estilos De Aprendizagem: Uma IntervenÇÃo PedagÓgica Na Conquista Da AlfabetizaÇÃo E Letramento